Praia do Barril Tavira





A praia do Barril (esporadicamente conhecida como praia da Armação ou praia dos Três Irmãos) é uma das praias da Ilha de Tavira, localizada a oeste de Santa Luzia, próxima do pequeno aldeamento turí­stico Pedras d´El-Rei, a poucos quilómetros a sudeste de Tavira e a oeste da praia da Ilha de Tavira. A paisagem é formada pela Serra do Caldeirão a norte e o Cerro de São Miguel a noroeste, além dos sapais, canais e salinas da Ria Formosa, bem como as formações dunares da ilha de Tavira e o Oceano Atlântico, a sul.

O acesso é feito por uma ponte que atravessa a Ria Formosa seguindo-se um trilho e caminho pedonal que atravessam a ilha, num total de cerca de 1,5km. Não é permitida a circulação de bicicletas nem de veí­culos motorizados neste percurso. Na época balnear o atravessamento da ilha é igualmente feito por um pequeno comboio, que assegura um serviço regular. A linha ferroviária, do tipo Decauville, tem cerca de 1km de extensão, em via estreita de 60cm de bitola paralelo ao caminho pedonal. A linha foi construí­da com o objetivo inicial de servir a antiga armação de pesca do atum localizada na praia do Barril.

A praia do Barril é uma das praias mais calmas da costa sul do Algarve, escapando mesmo no pico da época balnear í s enchentes que caracterizam outras praias da região.

As suas águas são calmas e tépidas durante a Primavera e o Verão. nos dias amenos de sol, ao longo dos meses de Inverno, é um local para a prática de desportos ao ar livre ou para a observação de aves aquáticas.

Ostenta regularmente a bandeira azul, prova da sua qualidade ambiental.

Praia vigiada, galardoada, há vários anos com o prémio Bandeira Azul e considerada uma das melhores praias portuguesas.

A praia do Barril situa-se sensivelmente a meio da Ilha de Tavira, uma estreita língua de areia fina e branca. Para lá chegar basta atravessar uma pequena ponte pedonal que se eleva sobre um canal da ria e seguir depois a pé, ou nos comboios turísticos, durante cerca de 1 km até ao areal.

Pelo caminho vale a pena observar a fauna dos bancos de vasa, especialmente as bocas (caranguejo típico destes sapais) e, mais perto da praia, a vegetação dos campos dunares de onde se liberta um aroma intenso a caril, oriundo duma pequena planta, a perpétua-das-areias. É ainda possível realizar um percurso de natureza que disponibilizada informação sobre a riqueza ambiental da Ria Formosa.

O equipamento turístico da praia foi adaptado a partir de uma antiga armação de pesca do atum e no local ainda se pode ver o casario original e alguns objetos da faina, bem como um conjunto de grandes âncoras dispostas no espaço envolvente da praia. 



Praia da Ribeira do Natal Madeira





A Praia da Ribeira de Natal, com boas instalações, proporciona uma encantadora caminhada ao longo da promenade que a liga ao Caniçal. A Praia da Ribeira de Natal, situada na promenade com o mesmo nome, é uma praia de acesso livre ao público que fica ao longo da Ribeira de Natal em Machico, perto do Caniçal.  Esta praia é pouco conhecida, mas no entanto tem boas instalações, muito espaço para banhos de sol com espreguiçadeiras e guarda-sóis fixos, vigilância durante a época balnear, um bar de apoio e parque de estacionamento. Aqui encontra uma longa promenade que liga esta praia ao Caniçal, onde pode desfrutar de uma agradável caminhada à beira-mar.   A Praia da Ribeira do Natal fica localizada no Caniçal. Esta praia de calhaus com boas instalações, espreguiçadeiras e guarda-sóis fixos, vigilância durante a época balnear, um bar de apoio e parque de estacionamento. Proporciona uma encantadora caminhada ao longo da promenade que liga ao Caniçal.

Praia Fluvial da Ribeira Grande em Sert





A Praia Fluvial da Ribeira Grande está localizada em pleno centro da Sertã, permitindo, por isso, belos passeios urbanos e culturais.

Aproveite os seus dias de férias para se refrescar nas águas desta praia, descansando à sombra das inúmeras árvores existentes e delicie-se com os diversos monumentos históricos existentes na vila

Não deixe de apreciar a riqueza gastronómica da região, com destaque para o cabrito estonado, o bucho ou o maranho.



Praia do Portinho da Arrbida fica na Serra da Arrbida





A praia do Portinho da Arrábida é uma pequena praia localizada junto à pequena aldeia do Portinho da Arrábida, no concelho de Setúbal, em Portugal. Está inserida no Parque Natural da Arrábida e situada no sopé da Serra da Arrábida entre as praias de Alpertuche (a oeste) e de Coelhos e Galapos (a leste).

É uma praia rochosa, sendo mais arenosa à medida que se caminha para leste (em direção a Setúbal). Consiste numa baí­a de águas calmas e transparentes, ótimas para mergulho. A leste o areal alarga, sempre acompanhado pelas encostas verdejantes da serra da Arrábida. No lado poente ficam situados os restaurantes.

A pacatez do lugar é interrompida no verão por multidões de visitantes e pelas infelizes motos de água, que atormentam os banhistas.

Na extremidade nascente, durante a maré baixa, é possí­vel aceder, a nado ou pela falésia, à vizinha praia dos Coelhos. Os fundos marinhos são reserva natural, sendo proibida a pesca submarina pois o fundo do mar é também considerado reserva natural.

Vindo do Portinho, os turistas/veraneantes escolhem a parte mais rochosa ou caminham, numa via de terra batida, bastante acidentada, até à parte maior e mais arenosa.

Em 2010 a praia do Portinho da Arrábida foi considerada uma das melhores de Portugal ~

Situada no Parque Natural da Serra da Arrábida, a Praia do Portinho é uma das mais bonitas de Portugal. As suas areias brancas e finas e os variados tons de azul das águas límpidas contrastam com a verdejante vegetação da Serra, formando um belíssimo cenário que convida ao repouso.Nesta baía tranquila é possível praticar mergulho para observar a diversidade marinha, estando no entanto interdita a caça submarina pois o fundo do mar é também considerado reserva natural.



Praia de Quarteira





A praia de Quarteira é uma longa praia situada em Quarteira, Algarve, Portugal.

Quarteira é uma antiga aldeia de pescadores, hoje um centro turí­stico cosmopolita mas de nulo interesse urbaní­stico. Tornou-se destino de férias populares para os portugueses a partir da década de 1960, principalmente devido ao seu extenso areal e clima único. A praia é extensa, com mais de 2 km de comprimento, e cortada por vários molhes separados cerca de 300 metros entre si.

Tem uma frequência sempre muito grande, especialmente de turistas portugueses. Na época balnear dispõe de um Centro Azul que dinamiza atividades na praia e presta apoio aos banhistas.

Sendo uma praia situada em plena zona urbana, dispõe de todos os equipamentos e serviços de apoio.

 

Junto à Quarteira, uma das localidades mais concorridas do Algarve durante o verão, a Praia do mesmo nome possui um areal muito extenso dividido por pontões de cimento. Separada da localidade pela Avenida Marginal, um passeio marítimo muito agradável, a Praia da Quarteira é banhada por um mar tranquilo e possui excelentes infraestruturas de apoio que proporcionam agradáveis momentos de lazer aos veraneantes.

 

Antiga povoação de homens do mar, desenvolveu-se de modo a dar apoio à crescente procura das suas praias, constituindo atualmente um importante centro turístico.

O núcleo piscatório, com as suas embarcações e casas de aprestos, subsiste, limitado porém ao extremo poente da praia. O peixe fresco grelhado é uma presença incontornável à mesa em Quarteira e o mar recheia receitas tradicionais como a sopa de pão com conquilhas ou as lulas com ferrado. O areal com quase 2 km de extensão encontra-se compartimentado por vários molhes, junto dos quais se vai acumulando areia, e que proporcionam banhos tranquilos aos veraneantes.



Praia dos Moinhos Situada na Ribeira Grande, Ilha de So Miguel, Aores





A Praia dos Moinhos está localizada na freguesia de Porto Formoso, concelho da Ribeira Grande, Ilha de São Miguel, Açores. Situada na costa norte da Ilha de São Miguel, onde o mar é mais agitado a Praia dos Moinhos está enquadrada por um bonito cenário verdejante. Esta praia possui um bom areal de cor escura e origem vulcânica e está dotada de completas infraestruturas de apoio.

Esta zona balnear cujas areias são finas e de tonalidade acizentada foi durante o ano de 2009 sujeita a trabalhos de manutenção e melhoramento, custeados pela Câmara Municipal da Ribeira Grande, tendo-lhe sido acrescentado balneários cuja arquitectura é considerada vanguardista.

Estas instalações de apoio aos banhinhas são compostas por instalações sanitárias, duches e áreas de apoio à manutenção e um espaço dedicado ao Instituto de Socorros a Náufragos.



Praia do Seixalinho Sesimbra





A Praia do Seixalinho situa-se numa pequena enseada.O areal é inexistente. Aqui, predominam os seixos rolados.Na zona Norte, existem rochas e um penedo que emerge da água, causando forte rebentação das ondas. A zona central contém uma aglomeração de calhaus de maior dimensão que divide a praia ao meio.



Praia da Madalena Vila nova de Gaia





Situado nas proximidades de um Parque de Campismo, o extenso areal da Praia da Madalena está dividido em duas zonas - Norte e Sul, sendo esta última a mais rochosa.Com bons acessos, é uma praia muito concorrida que oferece boas condições para a prática de surf e de voleibol de praia, sendo mesmo palco de diversas provas nacionais e internacionais.



Praia da rvore





Situada entre as Praias de Azurara e do Mindelo e a meio de um areal muito longo, a Praia da Árvore localiza-se junto do acesso ao Parque de Campismo e possui boas infraestruturas de apoio. Na parte sul do areal encontra-se uma faixa de dunas com cerca de um quilómetro de comprimento, área protegida, selvagem e quase inacessível, classificada como Reserva Ornitológica do Mindelo e procurada por diversas espécies de aves que aqui vêm nidificar.

Com um extenso areal, esta praia está rodeada de dunas. Em certas zonas não tem acesso directo, o que permite alguma privacidade. Tem um parque de campismo junto à praia. 



Praia de Vilamoura





A atraente praia de Vilamoura complementada por um desenvolvimento turstico que est ao nvel dos mais prestigiados destinos Europeus. A fotografa acima foi tirada desde o Hotel Tivoli Marina Vilamoura. Devido sua proximidade ao centro de Vilamora, esta praia tem uma grande variedade de infra estruturas, desde bares e restaurantes a centros de actividades nuticas.

Praia da Lagoa fica situada na Povoa do Varzim em Aver-o-mar





A Praia da Lagoa ou Enseada da Lagoa ou é uma extensa praia marí­tima na área urbana da Póvoa de Varzim. A pequena baí­a está localizada nas freguesias da Póvoa e de Aver-o-Mar, entre a Praia dos Beijinhos e a Praia do Fragosinho, sendo bastante frequentada na época balnear, mas calma no resto do ano, de areia branca com poucos penedos.

Durante a maré baixa, diversos rochedos imersos tornam-se com acesso direto a partir da marginal da cidade, a Praia da Lagoa é bastante concorrida durante o verão.

O seu areal forma uma espécie de baía, com boas condições para a prática de atividades desportivas e possui completas infraestruturas de apoio com bares que garantem animação noite e dia. Ao largo avista-se o Ilhéu da Forcada

A pequena baía desta praia urbana, de areia branca, é bastante frequentada na época balnear, mas calma no resto do ano. Na maré baixa, diversos rochedos imergem e tornam-se “ilhéus” temporários, onde é possível tomar banho em piscinas rochosas, a descoberto com o recuo da maré. É também nesta praia que muitas vezes se inicia a prática de modalidades como o surf ou o bodyboard.Integra as frentes de praias Lagoa, Pontes e Fragosinho.

Por aqui estão instalados vários bares de praia em madeira, constituindo locais de animação noturna.

Possui acesso viário alcatroado e passeio pedonal em toda a extensão.

Serviços disponíveis: Equipamentos com funções de apoio de praia, também para a prática desportiva; pólo de leitura; restaurantes; cafés; parque de estacionamento.





Praia do Garro Poente e Garro Nascente Loul Algarve





No Garrão, a linha de arribas dá lugar a enormes campos de dunas que se estendem até às ilhas arenosas da Ria Formosa, não muito longe daqui. 

A praia corre ao longo de dois vales separados por uma falésia baixa: a Lagoa das Dunas Douradas situa-se no vale a poente, enquanto a menor e efémera Lagoa do Garrão encontra-se no vale a nascente. 

Ambas as zonas húmidas são água doce, uma raridade nesta costa e muito apreciada por muitas espécies de aves aquáticas. Um passeio pelas margens da Lagoa das Dunas Douradas proporcionará aos visitantes uma excelente oportunidade para observar as diversas aves que ali se alimentam, descansam ou nidificam, como o galeirão, o pato-real e o emblemático pombo-roxo. 

A linha de pinheiros e a vegetação natural que se estende desde Quarteira flanqueiam os espelhos de água, fornecendo proteção e abrigo para a flora e fauna aquáticas. Uma rede de passagens atravessa a duna, permitindo aos visitantes observar a flora rica e aromática das areias, incluindo espécies endêmicas como o tomilho português.



Praia do Trminus Costa da Caparica





Praia calma e de areal extenso, ideal para descansar. Boas condições para a prática de Surf e Bodyboard



Praia dos Oficiais Praia da Vitria, ilha Terceira, Aores





A Praia dos Oficiaisé uma praia portuguesa localizada na freguesia da Santa Cruz, concelho da Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores. Trata-se de uma praia de areia localizada junto à Praia Grande (Praia da Vitória), próxima da Base Aérea n.º 4, a unidade militar portuguesa onde estão instaladas as forças aéreas de Portugal e dos Estados Unidos. Esta praia adquiriu o nome que tem visto durante muitos anos ter estado reservada praticamente ao uso dos Militares desta base aérea, uma vez que fica junto ao edifí­cio do clube de oficiais.



Praia dos Coxos em Mafra Toda informao





Ainda na freguesia de Santo Isidoro, encontramos uma pequena mas aprazível praia em forma de ferradura, banhada por águas extremamente límpidas e abrigada do vento norte.

Não se deixem enganar é pelo nome da praia: as universalmente famosas ondas dos Coxos (que integram a Reserva Mundial de Surf da Ericeira) não ficam aqui, mas na baía vizinha a sul. Dispõe de um pequeno bar de apoio e instalações sanitárias. Praia vigiada com nadador-salvador e sistema SOS Praia.

 

A Praia dos Coxos situa-se numa baía virada a Noroeste. O areal é amplo e tem uma extensão mediana.Nesta região existe diversidade de fauna marinha.

As correntes costumam ser fortes junto à ponta da falésia, na zona Sul. No topo da mesma, existe um estacionamento de apoio com uma vista privilegiada sobre a paisagem.Esta praia integra a Ericeira World Surfing Reserve.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal