Os 9 melhores sitios para ver e visitar em Funchal


Complexo Balnear Doca do Cavacas





O Complexo Balnear Doca do Cavacas, também conhecido por Poças do Gomes, é um pequeno complexo balnear do Funchal. É constituí­do por poças naturais e existe acesso directo ao mar. O acesso é pago. Tem bandeira azul.

Anteriormente, conhecido por a “Poça do Gomes” o Complexo Balnear Doca do Cavacas está localizado a escassos metros da afamada Praia Formosa.

Com uma área de solário pequena, mas encantadora, o “Doca do Cavacas” tem acesso direto ao mar, assim como, fantásticas piscinas de origem vulcânica. Daqui podemos avistar o promontório Cabo Girão.

Mais conhecidas por Doca do Cavacas, este é um pequeno complexo balnear que conta com uma piscina natural de origem vulcânica e acesso direto ao mar. Mais conhecido por Doca do Cavacas, este pequeno complexo balnear situa-se entre o Lido e a Praia Formosa, e tem acesso à Promenade do Lido. Do lado oeste desta praia temos uma estimulante vista sobre o cabo mais alto da Europa (Cabo Girão) e a Praia Formosa.Esta praia tem uma piscina vulcânica natural e acesso direto ao mar com balneários, vigilância, restaurante e bar.

Praia da Madalena do Mar ilha da Madeira





A Praia da Madalena do Mar é uma praia situada na freguesia homónima, pertencente ao municí­pio da Ponta do Sol, na ilha da Madeira, Portugal.

Constituí­da por calhau, possui um solário em deck com 700m, dois restaurantes, bar, balneários, campo de voleibol, parque infantil, estacionamento com 130 lugares, biblioteca de Verão e dois nadadores-salvadores. Tem bandeira azul.

Este sítio esteve, em tempos, sobrepovoado com tendas de campismo, que já não se encontram lá. O espaço, outrora ocupado por essas tendas, alberga agora um campo de vólei, restaurante/bar, duches e, claro, a maravilhosa praia.

Ideal para apanhar sol, oferece águas cristalinas a temperaturas amenas e um mar com fraca ondulação.



Museu de Arte Contemporânea do Funchal





O Museu de Arte Contemporânea do Funchal (MACFunchal) foi um museu, situado na Fortaleza de São Tiago do Funchal, na cidade do Funchal, na Madeira. Em outubro de 2015, mudou de designação para MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira e a sua coleção passou para o Centro das Artes - Casa das Mudas.

Concebido pelo arquiteto Paulo David, o Mudas.Museu de Arte Contemporânea, trata-se de um edificio moderno premiado internacionalmente pela sua arquitetura e perfeita integração na paisagem, é palco de diversas exposições, espetáculos musicais, peças de teatro e conferências.

O Mudas.Museu de Arte Contemporânea está localizado numa colina sobranceira à vila da Calheta, na zona oeste da ilha da Madeira, a pouco mais de 30 minutos de distância da cidade do Funchal.O acervo museológico e artístico deste espaço foi transferido da Fortaleza de S. Tiago, no Funchal num total de 400 peças, desde a década de 1960 até a atualidade.Neste núcleo composto por obras da autoria de vários artistas plásticos nacionais de renome, encontram-se representados no seu espólio vários artistas plásticos portugueses, incluindo alguns nascidos na Ilha da Madeira: Lourdes Castro, Maria Helena Vieira da Silva, Fernando Calhau, António Palolo, Rui Sanches, João Queiroz, Michael Biberstein, Patrícia Garrido, Martha Telles, Pedro Cabrita Reis, Ana Vidigal, Gäetan, Eduardo Batarda, Daniel Blaufuks, Bárbara Assis Pacheco, Miguel Branco, Pedro Calapez, Pedro Casqueiro, Rui Chafes, Pedro Portugal, José Pedro Croft, Ilda David, Jorge Molder, José Loureiro, Álvaro Lapa, Ana Hatherly, João Vilhena, entre muitos outros. Esta infra-estrutura conta com uma área coberta de construção de 12 000 m², tendo sido edificado como ampliação da já existente "Casa da Cultura da Calheta", onde funcionava presentemente o espaço "Galeria"



Museu de Arte Sacra do Funchal





O Museu de Arte Sacra do Funchal encontra-se instalado no antigo Paço Episcopal do Funchal, na Madeira. É constituí­do por coleções de pintura, escultura, ourivesaria e paramentaria dos séculos XV a XIX. Das coleções destaca-se a de pintura flamenga dos séculos XV e XVI, a qual chegou à Madeira no século XVI na chamada época áurea da produção açucareira.

Os painéis flamengos distinguem-se não só pela sua grande qualidade como pelas grandes dimensões, pouco comuns nos museus da Europa. É de realçar, ainda, a coleção de escultura flamenga, proveniente especialmente de Malinas e de Antuérpia.

O Museu de Arte Sacra do Funchal encontra-se instalado no antigo Paço Episcopal, fundado por D. Luís Figueiredo de Lemos, em 1594. Foi desenhado por Jerónimo Jorge, mestre de obras reais, que aqui trabalhava nas defesas da cidade do Funchal. Do edifício primitivo, ainda sobrevive uma secção poente, sobre a atual praça do Município e Rua do Bispo.

A sobriedade maneirista é bem visível na arcaria norte ou na Capela de São Luís de Toulosa, que apresenta na fachada uma inscrição com o nome do seu fundador, D. Luís de Figueiredo Lemos e a data de 1600. D. António Teles da Silva, Bispo do Funchal, realizou novas obras de melhoramentos, entre 1675-1682. 

Após o Terramoto de 1748, importantes obras de reedificação são realizadas, visto ter ficado muito danificado. O novo projeto para o Paço Episcopal foi entregue a Domingos Rodrigues Martins. O conjunto fica então harmonizado por um bloco central, com a inscrição sobre o portal principal de 1750.



Praia da Foz da Ribeira do Faial Madeira





O Complexo Balnear da Foz da Ribeira do Faial, que conta com uma piscina natural, tem diversos espaços de lazer e infraestruturas de apoio. O Complexo Balnear da Foz da Ribeira do Faial, situado na costa norte da ilha da Madeira, é uma pequena praia de calhau que possui uma piscina natural. Esta praia tem diversos espaços de lazer como um campo de jogos com piso em areia apto a receber campeonatos internacionais de futebol, andebol e voleibol de praia, um pavilhão polidesportivo, uma piscina infantil de água salgada e um parque infantil.Esta praia dispõe ainda de uma área de restauração, balneários, primeiros-socorros e um vasto solário. Perto desta praia, encontra ainda uma pista de karting reservada aos amantes dos desportos motorizados O complexo balnear da Foz da Ribeira do Faial no município de Santana, inclui uma piscina natural protegida, piscina para crianças e área de lazer, bem como uma área de restauração, balneários, primeiros socorros e um vasto solário. Dispõe ainda de um campo de desportos de areia, que está apto a receber campeonatos internacionais de futebol, andebol e voleibol de praia e ainda de um campo multi-usos para a prática de outras actividades.

Perto desta praia, encontra ainda uma pista de karting reservada aos amantes dos desportos motorizados.



Madeira Optics Museum Ilha da Madeira





O Madeira Optics Museum, também conhecido por Museu da Madeira, é um museu localizado na cidade do Funchal. Este museu conta no seu espólio com peças de vários ramos da óptica, oriundas de todo o mundo, coleccionadas desde a década de 1960 até à actualidade.

O Museu da Ótica da Madeira apresenta uma coleção de dispositivos relacionados à óptica, adquiridos pelos proprietários nas suas viagens à volta do mundo, nos últimos 50 anos.

A coleção está organizada em 10 subcategorias como câmeras fotográficas, câmeras de filme e projetores, binóculos e telescópios, o objetos que datados entre os  sécs. XVIII e XX.   O museu está localizado num antigo edifício do século 19, classificado edifício de interesse histórico e arquitetônico, mantendo assim a maioria das características originais da sua fachada. Este edifício foi objecto de pequenas obras de restauração que visaram a requalificação da área circundante e do dito museu.   A coleção está disposta num espaço com uma área de 150m2 a qual engloba um pequeno jardim exterior onde os visitantes podem tomar uma xícara de chá / café.

Casa-Museu Frederico de Freitas





A Casa-Museu Frederico de Freitas situa-se na cidade do Funchal, na Região Autónoma da Madeira, em Portugal. A casa-museu reúne a coleção de arte de Frederico de Freitas, advogado e notário originário da Madeira que viveu naquela casa por várias décadas e legou o seu espólio à Região Autónoma da Madeira

Também conhecida por Casa da Calçada, esta designação identifica a antiga residência dos Condes da Calçada, cujos antepassados lhe estão associados desde os seus primórdios, no século XVII. O edifício, identificado como palácio na imprensa do século XIX, é o resultado de sucessivas remodelações e ampliações, sendo especialmente marcantes as intervenções de cunho romântico, roçando exótico, realizadas na segunda metade de oitocentos. 



Museu de História Natural do Funchal





Criado pela Câmara Municipal do Funchal em 1929, o Museu de História Natural do Funchal constitui o mais antigo museu em funcionamento no Arquipélago da Madeira e alberga mais de 41 000 exemplares de espécies animais.

O Museu de História Natural é o mais antigo museu em funcionamento no Arquipélago da Madeira, inaugurado oficialmente a 5 de Outubro de 1933. Está instalado no Palácio de São Pedro, no Funchal, uma das mais significativas obras da arquitetura civil portuguesa, dos meados do século XVIII, mandado construir pela família Carvalhal.Após a sua aquisição pela Câmara Municipal do Funchal, em 19 de setembro de 1929, ali foram instaladas a Biblioteca Municipal do Funchal, o Museu Regional da Madeira e o Arquivo Regional da Madeira.Atualmente, apenas funciona no edifício o Museu de História Natural do Funchal, a sua Biblioteca Científica e o Aquário Municipal. Museu de História Natural do Funchal é o mais antigo museu do arquipélago da Madeira. Localiza-se no Palácio de São Pedro, uma das mais significantivas obras da arquitetura civil portuguesa, de finais do século XVII, na Rua da Mouraria, no Funchal. Já existia como Museu Regional da Madeira desde 1929, mas foi inaugurado com a designação de Museu Municipal do Funchal (mais recentemente Museu Municipal do Funchal (História Natural)) oficialmente em 5 de outubro de 1933.



Praia da Calheta Madeira





A Praia da Calheta é uma praia situada na freguesia da Calheta, na ilha da Madeira, em Portugal, com 100 metros de extensão. É uma das mais belas praias da região e pode usufruir de boas instalações durante todo o ano.

A Calheta foi a primeira praia na Madeira a importar areia, de Marrocos, tendo sido inaugurada em 2004 e contando com dois quebra-mares em talude como forma de protecção.    Localiza-se próximo do Porto de Recreio, possui um solário com cerca de 7.300 m2 e é frequentemente procurada por praticantes de canoagem e windsurf.   A praia artificial de areia amarela da vila Calheta foi inaugurada em 2004. A Calheta foi, aliás, a primeira localidade na Madeira a possuir uma praia artificial que dispõe de um solário com cerca de 7.300 m2. A praia artificial de areia amarela da vila Calheta foi inaugurada em 2004. A Calheta foi, aliás, a primeira localidade na Madeira a importar areia de Marrocos.Tem 100 m de extensão e conta com dois quebra-mares em talude como forma de proteção.Localizada próximo do Porto de Recreio, possui um solário com cerca de 7.300 m2.É frequentemente procurada por praticantes de canoagem e windsurf.O acesso é gratuito. Dispõe de serviço de espreguiçadeiras e chapéus-de-sol.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal