Os 7 melhores locais para visitar em Cascais


Praia da Poça Cascais





A praia da Poça é uma água balnear, de tipologia urbana e uso intensivo, localizada em São João do Estoril, no concelho de Cascais. Está situada perto da Estrada Marginal, delimitada por duas encostas onde se situam o Forte Velho e o Forte de São Teodósio da Cadaveira. A sua frente de praia é arenosa, de declive suave. O acesso à praia pode ser feito a pé, através da Estrada Marginal, do Paredão de Cascais ou do túnel que a liga ao Vale de Santa Rita. Existem parques de estacionamento no Vale de Santa Rita e nas encostas que a limitam. Está dotada de restaurantes e bares, um posto médico e de primeiros socorros, sendo vigiada na época balnear.

Para além dos fortes, possui como pontos de interesse os imponentes casarões na sua envolvente e o edifí­cio que alojava os Banhos Termais da Poça.

À semelhança de outras praias do concelho, encontra-se encaixada entre duas elevações da costa, podendo observar-se o Forte Velho, o Forte da Cadaveira e os antigos banhos da Poça. Possui bons acessos, parque de estacionamento e uma zona pedonal que permite a comunicação com as outras praias.

Localização: S. João do EstorilExtensão da linha da praia: 0,16kmSegurança: Praia vigiada/sinalizadaEquipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros

Acesso à Praia:De automóvel - Pela EN6 - Estrada Marginal - ou pelo interior do Estoril ou Poça. Acesso pedonal pelo túnel desde o Vale de Stª Rita onde há estacionamentoDe comboio - Sair na estação do Estoril e fazer o percurso a pé pelo Paredão

Acesso ao areal por escada e rampa.



Praia do Tamariz Estoril Cascais





A praia do Tamariz é uma água balnear, de tipologia urbana e uso intensivo, localizada no Estoril, em Cascais. Considerada a praia por excelência da Costa do Estoril, possui um areal de declive suave e 190 metros de extensão, bem como uma piscina oceânica no seu extremo nascente. De afluência média a muito alta, conta com um posto médico e de primeiros socorros e está classificada como acessí­vel a pessoas de mobilidade reduzida, sendo vigiada e sinalizada durante a época balnear. Para além disto, possui também apoios de praia, bares e restaurantes.

O acesso à praia é feito exclusivamente a pé, através do paredão ou dos acessos à Estrada Marginal e à estação ferroviária do Estoril.

Situada ao fundo da Alameda do Casino do Estoril, a Praia do Tamariz foi em tempos conhecida como a Praia Elegante, frequentada pela alta sociedade que passava os verões na linha do Estoril. Atualmente, é uma das praias mais concorridas desta zona por ser muito central e estar situada junto à linha de comboio. 



Praia da Ribeira (Cascais)





A Praia da Ribeira está localizada no centro da Vila de Cascais e deve o seu nome ao facto de ali desaguar a Ribeira das Vinhas.

Esta praia é tradicionalmente uma praia de pescadores que dispõe de um cais para embarcações onde é descarregado o pescado que depois é comercializado na Lota.

É por este motivo que esta praia é também conhecida por Praia dos Pescadores ou Praia do Peixe. A Praia da Ribeira encontra-se envolvida pela Baixa de Cascais – zona de grande interesse urbano.

Na sua envolvente podemos encontrar a Câmara Municipal de Cascais, o edifício da Capitania de Cascais – Palácio de Seixas, a Lota de Cascais, entre outros.

Embora apresente uma boa qualidade da água que é monitorizada durante a época balnear, esta praia não está classificada como de uso balnear.

Estacionamento limitado e pago. Acesso à Praia: De automóvel - Centro de Cascais, estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia ou deslocar-se no BUSCAS De comboio - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé ou deslocar-se no BUSCAS De autocarro - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé ou deslocar-se no BUSCAS Acesso ao areal por escadas e rampa.

 

Localizada no centro da Vila de Cascais, com uma utilização essencialmente piscatória. Possui bons acessos (escadas e rampas).

Estacionamento limitado e pago.

Praia com um cais para embarcações e com excelente enquadramento arquitetónico na Vila de Cascais.

Localização: Cascais

Acesso à Praia:De automóvel - Centro de Cascais, estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia ou deslocar-se no BUSCASDe comboio - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé ou deslocar-se no BUSCASDe autocarro - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé ou deslocar-se no BUSCAS

Acesso ao areal por escadas e rampa.



Praia de Carcavelos





A Praia de Carcavelos é primeira praia oceânica após a foz do rio Tejo, formando com outras a Costa do Estoril.

A Praia de Carcavelos está situada na União das Freguesias de Carcavelos e Parede, entre a Parede e Santo Amaro de Oeiras. No inverno tem ondas de classe nacional onde já vários surfistas despontaram para o desporto. Apenas

É a primeira praia do Concelho que encontramos quando nos deslocamos na direção de Lisboa-Cascais, estando encaixada entre o Forte de São Julião da Barra e a ponta de Rana.

Possui uma grande extensão de areal, sendo muito procurada pelos praticantes de Surf, Windsurf e Bodyboard, devido à forte ondulação das suas águas, razão pela qual disputam-se aqui várias competições. Existe uma zona pedonal que circunda o areal, onde se podem encontrar diversos restaurantes, bares e esplanadas. Dispõe de bons acessos e parques de estacionamento. De referir ainda a existência a Norte da marginal de uma extensa zona verde.



Praia da Rainha (Cascais)





A Praia da Rainha é uma praia de águas calmas e com um areal de pequena dimensão, encaixada entre falésias, em pleno centro da Vila de Cascais.

Esta praia deve o seu nome à Rainha D. Amélia, que ali ia a banhos durante as estadas da família real em Cascais. Localizada na lateral de uma das ruas mais antigas do centro histórico de Cascais – a Rua Frederico de Arouca, mais conhecida por rua Direita – esta praia tem uma envolvente única onde permanece o comércio de rua e se pode desfrutar de um leque variado e diversificado de serviços, desde restaurantes a hotéis, lojas, entre outros.

O acesso é exclusivamente pedonal, fazendo desta praia um local privilegiado para os turistas que estão alojados na zona envolvente. Na zona envolvente encontramos um snack-bar com esplanada, bem como locais de estadia e contemplação. Acesso à Praia: De automóvel - Centro de Cascais, estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia De comboio - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé De autocarro - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé Acesso ao areal por escadas.

Praia com areal de dimensões reduzidas, encaixada entre falésias no cimo das quais existem habitações.

Localizada no Centro de Cascais é uma praia escondida de águas calmas. Na zona envolvente encontramos um snack-bar com esplanada, bem como locais de estadia e contemplação.





Praia da Torre





Praia da Torre é uma praia situada em São Julião da Barra, na freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, em Oeiras, Grande Lisboa.

A Instituto da água realiza análises periódicas no local, uma vez que a praia é utilizada por banhistas.

Situada do lado nascente da Fortaleza de São Julião da barra encontra-se a praia da Torre, que oferece um ambiente requintado e bastante familiar.

Com escadas e rampas de acesso funcionais, protegida do vento devido à sua posição geográfica, é dotada de agradáveis equipamentos no nível das esplanadas e restauração de superior qualidade.Servida por um parque de estacionamento pago junto à praia e um gratuito do outro lado da marginal, este espaço termina no Porto de Recreio de Oeiras, onde se encontra também situada a piscina oceânica de água salgada. É também nesta praia que se inicia o Passeio Marítimo, com extensão até à Praia de Paço de Arcos.

Nesta praia é efetuada vigilância dos banhistas, através dos nadadores-salvadores, existe uma estrutura de apoio ao banhista, é garantida a limpeza mecânica e manual diariamente, existem sanitários, chuveiros com passadiços, estruturas de deposição seletiva de resíduos e eco-cinzeiros de praia.



Praia de Santo Amaro de Oeiras





A praia de Santo Amaro de Oeiras situa-se na freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, na Grande Lisboa. A praia, de tipologia urbana e afluência alta, é a maior do concelho de Oeiras, e localiza-se entre a foz da ribeira da Laje e o Forte de São Julião das Maias. O seu areal, de 700 m e declive suave, é atravessado pelo Passeio Marí­timo de Oeiras e possui iluminação noturna, para além de apoios de praia e espaços de restauração. Dispõe também de sanitários, chuveiros com passadiços, estruturas de deposição seletiva de resí­duos e eco-cinzeiros de praia.

A praia é indicada para a prática de atividades desportivas como o surf, bodyboard e kitesurf, e também se disputam durante o verão torneios de voleibol de praia e de futebol de praia.

 

Encaixada entre o paredão oeste do Porto de Recreio e o Forte de São Julião das Maias, esta praia sofreu um conjunto de intervenções permitindo apresentar-se hoje como uma ótima opção para o usufruto de momentos de lazer e veraneio.É envolvida pelo Passeio Marítimo de Oeiras, onde se pode caminhar, correr, andar de patins e de bicicleta (em horário definidos), e à noite, graças à sua potente iluminação artificial, revela-se também um espaço propício à diversão e animação.

Dispõe ainda de apoios de praia e espaços de restauração, num convite aos sabores locais e à contemplação da costa e orla ribeirinha.Nesta praia é efetuada vigilância dos banhistas, através dos nadadores-salvadores, existe uma estrutura de apoio ao banhista, é garantida a limpeza mecânica e manual diariamente, existem sanitários, chuveiros com passadiços, estruturas de deposição seletiva de resíduos e eco-cinzeiros de praia.Nos meses de julho e agosto dispõe ainda de um espaço e apoio especializado para pessoas com mobilidade reduzida através do projeto Praia Acessível.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal