As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Vila do Bispo
Praia do Zavial
Apesar de ser uma praia bastante popular entre os surfistas, o lado este dispõe de aguas mais calmas devido ao tipo de rochas chamadas de Furnas.
Praia de Almádena Algarve
É de pequena dimensão e estreita na maré cheia. Rodeada por arribas calcárias muito erodidas e recortadas onde há numerosas reentrâncias e cavidades resultantes do escorregamento dos estratos que compõem a rocha. Há formações rochosas peculiares em ambos os extremos da praia. As encostas junto da praia estão cobertas por matos baixos, e há uma área de pinhal jovem na encosta ocidental. A praia é pouco frequentada por banhistas, sendo o pontão a nascente muito utilizado como local para pescar. É vigiada na época balnear.
Trata-se de uma praia acolhedora, e embora o areal seja mais extenso que na Boca do Rio, torna-se estreito na maré cheia, encaixado em arribas calcárias muito esculpidas e recortadas.
O areal alonga-se para nascente, delimitado por fim por um pontão muito utilizado como pesqueiro. Também aqui o abundante calhau rolado é usado pelos banhistas na construção de pequenos abrigos semicirculares de pedra que funcionam como corta-vento.
Praia do Burgau Costa Vicentina
A Praia do Burgau é uma praia do Algarve, situada na localidade de Burgau, no município de Vila do Bispo, na sua costa sul, a leste da praia da Salema e a oeste da praia da Luz.
É também conhecida pelas suas argilas com propriedades medicinais.
O areal estende-se ao longo de uma pequena enseada abrigada das intempéries que funciona como porto piscatório e onde ainda se praticam formas artesanais de pesca, sendo utilizadas artes como o alcatruz, a rede de amalhar ou o aparelho de anzol.Também aqui, à semelhança do que acontece na Salema, é possível observar o regresso dos barcos à praia depois da faina e petiscar mais tarde o peixe fresco nos restaurantes da povoação.
Os utentes da praia dividem assim o areal com os barcos de pesca e com os equipamentos associadas à atividade piscatória. Para nascente, a arriba acinzentada eleva-se, talhada em calcários e margas e muito ravinada pela escorrência das águas, marcando a paisagem. A orientação do areal e a disposição das arribas proporciona abrigo dos ventos dominantes e permite banhos tranquilos.
Praia da Barriga Vila do Bispo Algarve
A Barriga surge após uma curva apertada da estrada, no troço final de um vale largo e muito verde. Até alcançar o areal, atravessam-se relvados naturais que se estendem pela foz duma pequena ribeira e pelas dunas baixas que a circundam.
O areal é amplo, protegido por arribas altas e escuras, fazendo parte de uma faixa contínua de areias que se alonga até ao Castelejo, numa extensão de cerca de 3 km. Assim, caminhando para sul na baixa-mar, é possível alcançar a Praia do Castelejo, passando pela Cordoama, e observar as paredes rochosas, com os seus estratos intensamente dobrados e deformados, testemunho das forças incríveis a que estas rochas foram sujeitas.
Nas arribas, a vegetação é rasteira e resistente à salsugem e aos ventos fortes, substituindo os pinhais jovens que ladeiam o acesso até à praia. Esta é uma praia muito tranquila, com interessantes formações rochosas na linha da maré e muitos recantos originados pelo recorte das arribas.
Praia do Barranco (Vila do Bispo)
As águas são calmas devido ao abrigo proporcionado pelas pontas das falésias nos extremos que formam uma baía. À entrada, existe um pequeno sistema dunar sem proteções, onde vem desaguar a Ribeira de Benaçoitão.
A Praia do Barranco é dona de uma grande beleza natural, rodeada de uma paisagem verdejante e do azul do mar, sendo conhecida por ser muito frequentada por artistas, conferindo-lhe um ambiente alternativo muito próprio.Aluguer de toldos, espreguiçadeiras, Bar, Restaurante, Instalações sanitárias, Praia vigiada, Mergulho, Prática de nudismo, Bodyboard, Surf.
Praia da Almádena Vila do Bispo no Algarve
A Praia de Almádena, ou Praia de Cabanas Velhas é uma praia na freguesia de Budens, no concelho de Vila do Bispo, no Algarve, Portugal. Fica do lado nascente do Forte de São Luís de Almádena, entre a Praia da Boca do Rio e a Praia do Burgau. É de pequena dimensão e estreita na maré cheia
Trata-se de uma praia acolhedora, e embora o areal seja mais extenso que na Boca do Rio, torna-se estreito na maré cheia, encaixado em arribas calcárias muito esculpidas e recortadas.
O areal alonga-se para nascente, delimitado por fim por um pontão muito utilizado como pesqueiro. Também aqui o abundante calhau rolado é usado pelos banhistas na construção de pequenos abrigos semicirculares de pedra que funcionam como corta-vento.
As encostas sobranceiras à praia estão cobertas por matos típicos do litoral rochoso, surgindo uma área de pinhal na encosta a poente. Vale a pena percorrer o sinuoso caminho litoral entre Cabanas Velhas e a Boca do Rio, onde se oferece uma fabulosa vista sobre o azul marinho do oceano enquadrado pelo verde denso da vegetação mediterrânica, e fazer uma paragem no Forte de Almádena, uma fortificação construída no séc. XVII para proteger a pesca de atum dos ataques de piratas do norte de África.
Praia da Barriga
A Praia da Barriga tem uma pequena e apertada linha de areia, o que signifca que não é conveniente ficar nesta praia quando a maré sobe. Além de uma zona de estacionamento, esta praia não tem qualquer outro tipo de infra estrutura, como também não é vigiada por um salva-vidas.
Praia do Tonel
A praia do Tonel é uma praia bem abrigada com uma vista priveligiada para a ponta de Sagres e a fortaleza do cabo de S. Vicente. Esta praia está equipada com casas de banho públicas, parque de estacionamento e restaurante.
Praia de Beliche Vila do Bispo
A Praia do Beliche é uma praia com vigilância balnear do concelho de Vila do Bispo, nas proximidades do Cabo de São Vicente e da praia do Tonel. É constituída por um areal, situada no fundo de uma pequena baía escavada na falésia, sendo muito procurada pelos surfistas. Trata-se de uma praia muito tranquila
Esta é uma praia abrigada dos ventos dominantes, inserida na ampla enseada definida pela ponta de Sagres e cabo de S. Vicente. A praia parece ter sido escavada nas arribas altas e de cores quentes, e para alcançar o areal desce-se uma imensa escadaria, ao longo da qual se pode apreciar o desenho abrupto dos alcantilados calcários, muito estratificados e fraturados, com as suas grutas e os vestígios de monumentais desmoronamentos. Já no areal, a diversidade de formas rochosas esculpidas pela erosão volta a surpreender.
O Beliche insere-se em plena Reserva Biogenética de Sagres, pela importância para a biodiversidade que as comunidades vegetais desta estreita faixa litoral encerram, sendo possível observar algumas destas plantas endémicas a colonizarem o lapiás calcário das arribas. É uma praia muito procurada, quer por ser abrigada da nortada, quer para a prática de surf e bodyboard.
ocalização: Freguesia de Sagres
Acesso Viário: Estrada pavimentada
Acesso Pedonal: Escada
Estacionamento: Não Regularizado; Capacidade Aproximada 134 Lugares
Tipo: Praia Marítima
Serviços: Café
Segurança: Vigiada pela capitania
Areal: Areia Branca, com uma extensão de 400m
Dimensões com Praia-mar: 400m de comprimento x 25m de largura
Arribas: Calcárias com cerca de 40m de altura, abrigadas dos ventos predominantes (Noroeste)
Temperatura média da água: 22ºC – Verão
Atividades que podem ser desenvolvidas: Pesca Desportiva; Surf; Bodyboard
Praia da Manta Rota na BaÃÂa de Monte Gordo Ria Formosa Algarve
A praia da Manta Rota é uma praia integrada na Baía de Monte Gordo e situa-se na extremidade oriental do Parque Natural da Ria Formosa, na freguesia de Vila Nova de Cacela, concelho de Vila Real de Santo António, Algarve, Portugal. É ladeada a nascente pela Praia da Lota e a poente pela Praia de Cacela Velha. Muito frequentada, dispõe de vigilância e equipamentos de apoio durante todo o período balnear.
Esta é uma praia ampla e de águas cálidas, associada à povoação da Manta Rota, surgindo na continuidade da barreira arenosa que delimita o sistema lagunar da Ria Formosa a nascente. Embora Manta Rota mantenha algum do seu caráter original de terra piscatória, atualmente assume-se como importante centro turístico.
Uma grande praça com zonas de estadia, estabelecimentos comerciais, um parque infantil, o mercado e um centro de artes, oferece muita animação, sobretudo no verão, e dá acesso a vários pontos da praia.A rede de passadeiras e passadiços sobrelevados que parte da praça leva o visitante a percorrer as dunas, permitindo a observação da vegetação dunar desde o interior, onde surgem plantas aromáticas como a perpétua-das-areias e arbustos como o piorno-branco (planta característica do sotavento arenoso), até à frente de mar, onde dominam o estorno e o cardo-marítimo. Embora muito frequentada, esta praia oferece ainda recantos tranquilos, sobretudo nas extremas do areal.