Para o ajudar a planear os seus 2 dias no Porto, criei um itinerário em torno das atracções acima mencionadas e de alguns outros locais interessantes para visitar e fazer uma refeição.

Dia 1 no Porto

Para o primeiro dia, pode visitar a parte norte da cidade que tem a maioria das principais atracções do Porto. pode ver o mapa com o itinerário do primeiro dia no Porto abaixo:

Pode visitar estes locais em qualquer ordem, depende mais da localização do seu hotel, mas sugiro começar pela catedral e pelo miradouro do Porto.

Aqui, gastar cerca de 20 minutos é o suficiente para desfrutar plenamente do local.

Depois disso, sugiro passar pelo palácio chamado Antiga Casa dos Constantinos localizado na Rua das Flores, depois visitar a Estação de São Bento e passar cerca de 15 minutos. Sem pressa, pode chegar à Praça da Liberdade em uma hora a partir do início de sua excursão.

Se já está com fome, ou apenas quer tomar um café, pode aparecer na Confeteria dos Clérigos que mencionei no começo do artigo. Depois de algum descanso, recomendo que suba a Igreja dos Clérigos (e torre) para apreciar a vista da cidade velha do Porto.

Depois de passar cerca de uma hora aqui,  pode se mudar para a Livraria Lello , onde deve ficar na fila por pelo menos meia hora. A livraria em si merece mais 30 minutos do seu tempo.

Em seguida, venha para a praça Praca do Gomes Teixeira com a famosa Fonte dos Leões, o prédio da Universidade do Porto e a Igreja Dupla que eu mencionei entre as 10 melhores atrações do Porto.

Pode ser que já seja tarde, então  pode ir a um dos bares próximos. Eu recomendo o Piolho , mas  pode escolher qualquer outro.

Dia 2 no Porto

Aqui está um itinerário para o dia 2 no Porto:

Eu sugiro começar o segundo dia com o castelo medieval Muralha Fernandina que tem mais algumas excelentes vistas do rio Douro. Em seguida, atravesse a Ponte Dom Luis I na parte superior (tenha cuidado com o vento forte) para obter uma visão ainda melhor do Porto.

Depois disso, pode descer até o cais e caminhar por ele, visitar alguma vinícola para degustar o vinho do Porto e alguma taverna para experimentar o peixe local recém-trazido para o porto próximo. Se não tiver vistas agradáveis, pode apanhar um teleférico no aterro ou fazer um passeio de barco no rio Douro.

Então recomendo voltar e apenas me perder nas ruas estreitas subindo e descendo perto da Casa do Infante marcada no mapa como o último ponto do itinerário de 2 dias no Porto.

Sugestão: se tiver apenas um dia no Porto, também pode tentar visitar todos estes locais, mas utilize o mapa para o primeiro dia na ordem inversa e, em seguida, continue com o itinerário do dia 2.

Se tiver tempo suficiente, há mais três lugares que recomendo visitar no Porto:

ardins do Palácio de Cristal - belo parque com muitas espécies de aves e uma excelente vista do local, onde o rio Douro encontra o Oceano Atlântico;


Casa da Música - Mencionei-o entre os 10 melhores lugares para visitar no Porto, mas por estar longe das outras atracções, não o incluí no meu itinerário de 2 dias. Se chegar ao Porto de ônibus, pode parar não muito longe, então pode visitar a Casa da Música antes do resto das atrações.


Estadio do Dragão - estádio do famoso time de futebol FC Porto. Também fica longe do centro, mas pode chegar facilmente de metrô. Para as linhas de metrô A, B, E e F, o Estádio do Dragão é a estação terminal.