As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Tavira


Praia do Barril





A praia do Barril tem dimensão suficiente para englobar toda aquela atmosfera mais cosmopolita e ao mesmo tempo guardar no seu oposto a quase completa ausência de actividade humana, uma vez que esta praia se encontra no meio da ilha de Tavira.

Praia da Manta Rota





Localizasse junto da pequena aldeia de pescadores com o mesmo nome, mantém um ambiente bastante sereno e esta relativamente perto da aldeia para ter como suporte varias funcionalidades adequadas ao turismo e restaurantes de apoio.

Praia da Ilha de Cabanas





Separado por um braço de agua da Ria Formosa, Cabanas é calma e bastante isolada. Tem acesso por barco desde Tavira, O Quinta Velha Resort encontra-se nas imediações..

Praia do Barril Tavira





A praia do Barril (esporadicamente conhecida como praia da Armação ou praia dos Três Irmãos) é uma das praias da Ilha de Tavira, localizada a oeste de Santa Luzia, próxima do pequeno aldeamento turí­stico Pedras d´El-Rei, a poucos quilómetros a sudeste de Tavira e a oeste da praia da Ilha de Tavira. A paisagem é formada pela Serra do Caldeirão a norte e o Cerro de São Miguel a noroeste, além dos sapais, canais e salinas da Ria Formosa, bem como as formações dunares da ilha de Tavira e o Oceano Atlântico, a sul.

O acesso é feito por uma ponte que atravessa a Ria Formosa seguindo-se um trilho e caminho pedonal que atravessam a ilha, num total de cerca de 1,5km. Não é permitida a circulação de bicicletas nem de veí­culos motorizados neste percurso. Na época balnear o atravessamento da ilha é igualmente feito por um pequeno comboio, que assegura um serviço regular. A linha ferroviária, do tipo Decauville, tem cerca de 1km de extensão, em via estreita de 60cm de bitola paralelo ao caminho pedonal. A linha foi construí­da com o objetivo inicial de servir a antiga armação de pesca do atum localizada na praia do Barril.

A praia do Barril é uma das praias mais calmas da costa sul do Algarve, escapando mesmo no pico da época balnear í s enchentes que caracterizam outras praias da região.

As suas águas são calmas e tépidas durante a Primavera e o Verão. nos dias amenos de sol, ao longo dos meses de Inverno, é um local para a prática de desportos ao ar livre ou para a observação de aves aquáticas.

Ostenta regularmente a bandeira azul, prova da sua qualidade ambiental.

Praia vigiada, galardoada, há vários anos com o prémio Bandeira Azul e considerada uma das melhores praias portuguesas.

A praia do Barril situa-se sensivelmente a meio da Ilha de Tavira, uma estreita língua de areia fina e branca. Para lá chegar basta atravessar uma pequena ponte pedonal que se eleva sobre um canal da ria e seguir depois a pé, ou nos comboios turísticos, durante cerca de 1 km até ao areal.

Pelo caminho vale a pena observar a fauna dos bancos de vasa, especialmente as bocas (caranguejo típico destes sapais) e, mais perto da praia, a vegetação dos campos dunares de onde se liberta um aroma intenso a caril, oriundo duma pequena planta, a perpétua-das-areias. É ainda possível realizar um percurso de natureza que disponibilizada informação sobre a riqueza ambiental da Ria Formosa.

O equipamento turístico da praia foi adaptado a partir de uma antiga armação de pesca do atum e no local ainda se pode ver o casario original e alguns objetos da faina, bem como um conjunto de grandes âncoras dispostas no espaço envolvente da praia. 



Praia da Ilha de Tavira





Há carreiras regulares de Ferries e pontes a ligar esta ilha, que fica no lado oposto da cidade Tavira, a mesma tem praias de grande dimensão e aguas que espelham o céu de tão calmas que são.

Praia das Quatro águas ou Praia do Barril Tavira





A Praia das Quatro águas é uma praia marí­tima do concelho de Tavira. Localiza-se na Ilha de Tavira, entre a Praia da Ilha de Tavira e a Praia da Terra Estreita. Pouco frequentada, não dispõe de apoios de praia durante o perí­odo balnear. A prática naturista é tolerada. Faz parte do Parque Natural da Ria Formosa.

 

A Praia do Barril situa-se sensivelmente a meio da Ilha de Tavira, uma estreita língua de areia fina e branca. No acesso à praia é possível realizar um percurso pedonal sinalizado com seis estações de observação, permitindo contemplar a riqueza ambiental da Ria Formosa. Pelo caminho, que é muito aprazível, vale a pena observar a diversa fauna dos bancos de vaza, especialmente as bocas cava-terra (caranguejo típico destas zonas) que correm a esconder-se nos buracos de lodo à passagem dos veraneantes, e, mais perto da praia, a vegetação dos extensos campos dunares de onde se liberta um cheiro muito característico a caril, oriundo duma pequena planta chamada perpétua-das-areias.

O equipamento turístico da praia foi adaptado a partir de uma antiga armação de pesca do atum e no local ainda se pode ver o casario original e alguns objetos da faina, bem como um conjunto de grandes âncoras que se encontram dispostas no espaço envolvente da praia, ajardinado com plantas das dunas. Esta praia possui equipamentos de apoio aos utentes (restaurantes, bares, wc), bem como vigilância durante a época balnear.

Acesso: é necessário atravessar uma estreita ponte pedonal que se eleva sobre um canal da ria e seguir depois a pé ou através de um pequeno comboio que assegura um serviço regular (cerca de 1 km) até ao areal.



Praia da Terra Estreita





Esta é uma linha de praia com cerca de 50 metros de largura. Também é conhecida como a praia de Santa Luzia é quase sempre despovoada e tem uma vista panorâmica de cortar a respiração.

Praia da Terra Estreita





A Praia da Terra Estreita é uma praia marí­tima situada na freguesia de Santa Luzia, concelho de Tavira, em pleno Parque Natural da Ria Formosa. Localiza-se na Ilha de Tavira, a oeste da Praia das Quatro águas e a leste da Praia do Barril, num ponto em que ocorre um estreitamento do cordão arenoso da ilha barreira. Dispõe de apoios de praia durante o perí­odo balnear.



Praia de Cabanas de Tavira





A Praia de Cabanas de Tavira ou simplesmente Praia de Cabanas é uma praia marí­tima situada na freguesia de Cabanas de Tavira, concelho de Tavira; é uma das praias do Parque Natural da Ria Formosa. Encontra-se integrada na Ilha de Cabanas, e como tal o acesso é feito de barco a partir de Cabanas de Tavira.

Em 2013 o jornal The Guardian considerou-a a melhor praia de Portugal e Espanha..

Para nascente da Ilha de Tavira, surge a Ilha de Cabanas, uma estreita mas extensa língua de areia, antes da última barra da ria para nascente. A praia situa-se em frente à vila de Cabanas. Da comprida marginal de Cabanas espreitam-se os barcos de pesca artesanal ancorados na ria e as casas de aprestos.

A praia possui equipamentos de apoio aos utentes (bares e wc) e vigilância durante a época balnear. Esta é também uma praia indicada para a prática de windsurf e vela.

Acesso: é feito em pequenas embarcações de pescadores a partir da marginal de Cabanas, num passeio de cerca de quatro minutos.



Praia do Monte Gordo





Esta é outra praia da zona que era usada praticamente para a entrada e saída dos barcos de pesca , hoje em dia e dada a funcionalidade mais artesanal dos barcos a sua principal função agora e turistica e os mesmo são meramente decorativos.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal