Imagine-se a pedalar sobre a linha de comboio e mergulhar na beleza das paisagens do Parque Natural da Serra de São Mamede. 

Uma forma segura, original e divertida de viajar entre sobreiros, carvalhos, vida selvagem e belíssimas vistas sobre as vilas históricas de Marvão e Castelo de Vide.


 

A bicicleta adaptada foi uma invenção do casal, inspirada em outros rail bikes pelo mundo. As rodas feitas de plástico e leves vieram dos Estados Unidos. Em outubro de 2018, com seis viaturas prontas, a Rail Bike Marvão passou a levar turistas pelo troço que atravessa o Parque Nacional da Serra de São Mamede — uma área de proteção ambiental com grande interesse paisagístico.

 

O ponto alto do percurso de 15 quilómetros (com duas horas de duração) é uma ponte de 1930, a 30 metros do solo, que oferece uma vista panorâmica antes de regressar à estação.

A excursão maior tem 32 quilómetros (e quatro horas de duração) e vai até à vila histórica de Castelo de Vide. Antes de voltar para o antigo cais da estação de comboios de Marvão-Beirã, o grupo faz uma paragem para um piquenique organizado pelo guia.

 

O passeio mais curto custa 20€ e o mais completo 45€ por pessoa. O ideal é que os interessados façam a reserva com antecedência. Apenas 11 pessoas podem participar no passeio de cada vez. Um guia acompanha o grupo durante todo o percurso.