12 praias paradisiacas em Portugal algumas quase secretas
Não têm os melhores acessos, não há homens a vender bolas de Berlim e, em alguns casos, não se vê mais nada a não ser areal ao longo de vários quilómetros. Estas são as desvantagens. As vantagens é que há sempre lugar para estender a toalha e é muito pouco provável que haja miúdos a atirarem-lhe com bolas ou areia quando passam a correr.
Envolvida pela deslumbrante paisagem da Serra da Arrábida, a Praia de Galapos é uma das mais bonitas da região, está abrigada pelas arribas que a protegem de ventos, mantendo a tranquilidade das suas águas.
Praia muito sossegada e abrigada e de águas claras que favorece a observação de espécies marinhas. O mar é calmo, tranquilidade que o torna ideal para nadar. Mas nestas águas cristalinas pode também observar facilmente o fundo do mar. As duas características combinadas fazem desta praia vigiada um local ideal para mergulho.
Praia do Camilo
Aconchegada entre falésias recortadas, a Praia do Camilo possui um pequeno areal ao qual se acede por uma escadaria com cerca de 200 degraus. Antes de iniciar a descida aprecie a paisagem que é deslumbrante.Muito próximo e com acesso a partir da mesma estrada, situa-se a Ponta da Piedade, uma formação rochosa impressionante, com formas recortadas e grutas escavadas pelo mar. Este é um dos ex-libris da região, que poderá ser admirado na sua plenitude num passeio de barco, percorrendo o interior das grutas e as pequenas praias desertas encaixadas entre as rochas.
Praia do Salto
Praia do Monte Clérigo
A Praia do Monte Clérigo conta com um grande areal e uma plataforma rochosa muito interessante onde poderás ver vários organismos marinhos quando há maré baixa, com destaque para espécies como a estrela do mar, caranguejos, polvos e cardumes de pequenos sargos.Nesta praia algarvia também poderá desfrutar de um mergulho nas várias piscinas naturais que aparecem quando há maré baixa. Poderá ver ainda impressionantes campos de dunas que formam um belo vale, junto à linha de água. Ao longo da praia há um pequeno conjunto de casas de veraneio e um pinhal com espaços para piquenique. Na descida para a praia poderá desfrutar de uma maravilhosa vista panorâmica.
Praia da Amália
Situada em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a bonita praia da Amália é um encanto natural, em estado quase puro. A Praia deve o seu nome à artista Amália Rodrigues que muito a frequentou.O acesso à praia faz-se por umas escadinhas junto da casa da Amália. Pela sua pacatez e natureza quase em estado puro, esta é uma praia muito frequentada por naturistas, reunindo também condições para a prática de surf e pesca desportiva.
Praia do Almograve
Pertencente ao Concelho de Odemira, o Almograve caracteriza-se sobretudo pelo seu sossego ímpar, numa aldeia do litoral alentejano. A aldeia de Almograve fica a cerca de 500 metros do mar, convidando a um passeio a pé ou de bicicleta até à praia. Com duas partes muito distintas entre si, Almograve oferece uma das praias mais bonitas da Costa Alentejana.Praia de Galapinhos
Praia tranquila, apresenta um mar sereno e de águas claras, favorecendo a observação de espécies marinhas. É ideal para o mergulho e para a caça submarina.
A praia de Galapinhos é ideal para apreciadores de praias de pequenos e calmos recantos, abrigados por entre as rochas. Praia com vigilância, sendo que o acesso é efectuado por trilhos térreos com inclinação considerável. Difícil estacionamento automóvel.
Praia Dona Ana
Abrigado entre falésias, o areal da Praia de Dona Ana banhado por um mar de águas límpidas e tranquilas é uma das imagens mais divulgadas das praias do Algarve. As rochas muito recortadas que emergem do mar ou que se espalham pelo areal proporcionam algumas sombras aos veraneantes e dão um toque pitoresco à paisagem.Além de óptimas infraestruturas de apoio, a Praia de Dona Ana beneficia da proximidade de Lagos, uma das mais importantes cidades do Algarve que se pode atingir num passeio de cerca de 25 minutos a pé. Um nadador-salvador supervisiona a praia, e as águas situam-se afastadas o suficiente da entrada do porto de Lagos para se manterem completamente limpas. Existem pequenas formações rochosas, que contêm vida marinha comum e são divertidas para mergulhar em seu redor, mas prepare-se para as águas surpreendentemente frias, mesmo durante o pico do Verão.
Praia de João de Arens
O acesso à praia não é fácil e devemos deixar o carro bastante longe e nos dar uma boa caminhada para chegar ao mar. A vantagem disso é que vamos encontrar uma praia muito tranquila, quase sem ninguém para nos incomodar.
Um elemento que nos vai encantar desta praia, são as falésias naturais que rodeiam a praia e que dão uma grande sensação de privacidade. Nestas falésias nos tempos frios do ano, várias aves marinhas se refugiam.
O Algarve em geral tem praias em espaços naturais muito virgens que devido ao seu afastamento para destinos convencionais ou devido ao seu difícil acesso há pouca ação humana e são locais muito íntimos e tranquilos e geralmente se existe um pequeno bar, mas não há duches ou Outros serviços, a Praia de João de Arens é uma daquelas praias virgens que irão encantá-lo.
Pequeno areal entre falésias, que deve o seu nome a um pastor que aqui viveu. Para aceder a este local pode optar pelo barco, pela descida do penhasco ou, se a maré estiver vazia, poderá ter acesso através da praia do Barranco das Canas.