Vila Cova de Alva Aldeia do Xisto com passado histórico

Vila Cova de Alva Aldeia do Xisto com passado histórico

Aldeia do Xisto com passado histórico Uma rua onde parte significativa das portas e janelas apresentam nas suas molduras elementos manuelinos, transporta-nos ao até à arquitectura do séc. XVI.

 

Nobre aldeia, de dignidade exemplar, marcada pela dimensão dos seus edifícios e espaços públicos. O rio Alva, que corre ao fundo, resplandece de limpidez e frescura. Em redor habitam os montes que envolvem e resguardam Vila Cova de Alva, convidando a um passeio nas brandas sombras da sua luxuriante vegetação.

 

É a Aldeia do Xisto que possui o maior conjunto monumental, nomeadamente por nela uma ordem religiosa ter estabelecido um convento. Caminhe ou descanse pelos espaços públicos da aldeia, casos do Largo da Igreja Matriz e do Pelourinho, onde coabitam dois solares do sec. XVII. Descubra os muitos monumentos religiosos e civis, como o Solar dos Condes da Guarda, o Solar Abreu Mesquita, o edifício dos Osórios Cabrais ou ainda a Rua Quinhentista.

 

Mas há ainda o rio Alva que, com a sua praia fluvial, é uma refrescante tentação nos dias quentes.

IMPLANTAÇÃO

Vila Cova de Alva é uma aldeia de apreciável dimensão, com muitas novas construções na envolvente ao núcleo central. A via que passava pela muito antiga Igreja de S. João de Alqueidão e que se dirigia ao ponto de atravessamento do Alva, estruturou a malha urbana da aldeia. A passagem da EN342 alterou essa estruturação, que se passou a estabelecer nas bermas desta via, aliviando o núcleo antigo de modernas intervenções.

O material de construção predominante é o xisto, recorrendo-se ao granito para os elementos nobres das construções, nomeadamente os vãos - ombreiras, padieiras, soleiras das portas e peitoris das janelas. A quase totalidade das fachadas encontra-se rebocada e pintada de branco. Nos seus meandros uma rua quase exclusivamente composta por portas e janelas manuelinas transporta-nos ao séc. XVI.

 

 

Vila Cova de Alva tem um património religioso assinalável. A construção do Convento de Santo António, no início do século XVIII, exerceu benéfica influência religiosa em toda a freguesia.

Ainda merecem destaque:

  • Igreja Matriz
  • Igreja do antigo Convento de Santo António
  • Igreja da Misericórdia
  • Solar Abreu Mesquita
  • Solar dos Condes da Guarda
  • Rua Quinhentista
  • Ermida de São João de Alqueidão
  • Pelourinho
  • Pedra de armas quinhentista
    Pedra de armas (Castelo Branco, Britos, Costas e Castros) e pedra gravada com a data 1536, implantada na frontaria de um edifício actualmente descaracterizado.
     
  • Casa da Praça (ou Edifício dos Osório Cabral)
    Construído no início do séc. XVII, foi a antiga Casa da Câmara, Tribunal e Cadeia. Janelas de sacada com verga cornijada e guardas em ferros da época.
     
  • Capela de Nossa Senhora da Assunção
    Portal com arco de volta perfeita, sobre o qual se sobrepõem um corpo com a pedra de armas (em calcário   - Figueiredo, Fernandes e Melos - sobre a inscrição da data 1629, tendo como timbre um leão com uma folha de figueira na boca)  e um frontão com duas volutas que ladeiam uma cruz. Acima do beirado, sineirita com sino. Um óculo quadrado no lado da Epístola e outro redondo no lado direito.
  • Fonte de Santa Teresa
    Fonte de mergulho, em granito, com nicho no frontão. Exibe a inscrição “E.1878”.
  • Fonte da Praça
    Fontanário, com água canalizada.
  • Fonte de São Sebastião
    Fonte profusamente decorada com azulejos.
  • Alminha
    Instalada sobre a guarda da ponte, datada de 1790, com painel de azulejos de 1952.
  • Alminha
    Junto à Ermida de S. João de Alqueidão
 







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 9 melhores sitios para ver e visitar em Monumentos Portalegre

Os 9 melhores sitios para ver e visitar em Monumentos Portalegre

Castelo de ElvasO Castelo de Elvas, no Alentejo, localiza-se na freguesia da Alcáçova, na cidade e concelho de Elvas, distrito de Portalegre, em Portugal. Insere-se num conjunto de fortificações e obras anexas, consideradas Património da Humanidade desde 2012. Erguido na zona lindeira, no alto de um monte em pos...
As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Leiria

As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Leiria

Castelo de LeiriaO Castelo de Leiria localiza-se na cidade, freguesia, concelho e distrito de Leiria, em Portugal. Edificado em posição dominante a norte sobre a primitiva povoação e o rio Lis, este belo e imponente castelo medieval, onde se contrastam as belezas do património edificado e as da paisagem natural,&...
Os 15 melhores lugares para visitar em Albufeira

Os 15 melhores lugares para visitar em Albufeira

Praia da FalésiaQuilmetros de praias douradas at perder de vista, apenas lascadas por pinheiros que do o tom esverdeado aliados as rochas de cor avermelhada, poderiam ser na verdade a definio literal das cores da bandeira portuguesa. Nas suas encostas, h infra estruturas tursticas e desportivas disponveis como tambm tem um acesso f...
O que fazer em Lisboa os 15 melhores sitios para visitar na cidade

O que fazer em Lisboa os 15 melhores sitios para visitar na cidade

Palcio Nacional de MafraO Convento/Palácio Nacional de Mafra localiza-se no concelho de Mafra, no distrito de Lisboa, em Portugal, a cerca de 25 quilómetros de Lisboa. É composto por um palácio e mosteiro monumental em estilo barroco joanino, na vertente alemã. Os trabalhos da sua construção iniciar...