A segunda montanha mais alta de Portugal é um dos melhores destinos para a passagem de ano na neve. A Serra da Estrela providencia o cenário perfeito para alguns dias relaxantes em contato com a natureza e para uma profunda experiência no silêncio das alturas.

Perca-se entre vales e montanhas verdejantes ou descubra as propriedades terapêuticas de termas relaxantes. Aqui, a agitação da cidade fica para trás e, pela frente, encontramos apenas o silêncio intenso das montanhas e das cidades serranas.

 

É praticamente o único lugar em Portugal onde pode esquiar, ou andar de trenó, fazer snowboard ou andar de moto de neve. Mas nem só de desportos de inverno vive a região. Aqui também pode seguir o curso de alguns grandes rios portugueses, como o Mondego, o Zêzere e o Alva, entre muitas outras atividades:

 



 

No inverno, a Serra da Estrela é o único lugar em Portugal onde pode divertir-se na neve com os seus esquis, trenó ou snowboard. Já no verão, as praias fluviais da região são o destino mais óbvio, mas o Parque Natural da Serra da Estrela oferece-lhe também 25 lagoas para um refúgio refrescante.

Se nos vier visitar em junho, o nosso convite para o Festival da Cereja do Fundão é simplesmente irrecusável. (Sabemos que também se prepara um excelente cabrito nesta região!)

 



@cercadesignhouse

 
 
No Parque Ecológico de Gouveia, tem uma oportunidade única de interagir com os seus amigos de quatro patas. O parque não é apenas uma “montra”, mas sim um espaço interativo onde pode participar em atividades que combinam o lazer com a educação ambiental de uma forma divertida para todos!

 



 

Mas também podemos seguir o curso dos grandes rios portugueses desde as suas nascentes – o Mondego no Mondeguinho, o Zêzere no Covão de Ametade e o Alva no Vale do Rossim são locais deslumbrantes. Ou apreciar os vales glaciares de Loriga, Manteigas, ou o Covão do Urso e o Covão Grande. Nos meses mais quentes, a melhor sugestão será decerto a Rota das 25 lagoas que nos guia por espaços refrescantes. 

Já com o tempo frio, a Serra da Estrela é o único sítio em Portugal onde podemos praticar esqui na neve, bem como andar de trenó, de snowboard ou de motoski. Existem diversas pistas com infraestruturas de apoio, e ainda encontramos pistas de neve sintética para esquiar em qualquer época do ano. 

Este parque natural é excelente para passeios pedestres, a cavalo ou em bicicleta. Existem cerca de 375 quilómetros de trilhos marcados no terreno, com vários níveis de dificuldade, pelo que decerto haverá algum adequado às nossas condições físicas. E quem já não sonhou voar como um pássaro? Podemos experimentar essa sensação num parapente em Linhares da Beira sobrevoando esta aldeia histórica, que também é obrigatório explorar pelo próprio pé.