O que fazer no Douro

Dotado de uma exuberante beleza natural e abençoado pelas suas vinhas sob o rio, o Douro é o local onde se produz o mundialmente famoso Vinho do Porto. As pequenas aldeias entre a paisagem, as vinhas e as fantásticas colinas são um convite para conhecer esta que é uma das províncias mais deslumbrantes de Portugal.

Há inúmeros programas românticos, perfeitos para guardar para sempre na memória: um cruzeiro pelo rio ou uma viagem de veleiro, um passeio de comboio entre a Régua e o Tua, uma visita ao miradouro de Casal de Loivosou então um passeio de burro, promovido pela Douro Valley.

O que fazer em Piódão

Na Serra do Açor, no Centro de Portugal, descobrimos uma aldeia histórica que teima em permanecer um tesouro escondido. E é por isso que é o destino ideal para uma escapadela a dois.

Conhecida pelas suas casas em xisto com janelas e portas pintadas de azul, Piódão é um daqueles destinos para conhecer sem guia ou mapa. É um sítio para se perder e apaixonar.

O que fazer em Monsaraz

Situada no topo de uma colina, com vista sobre o Guadiana e a fronteira com Espanha, Monsaraz é o Alentejo perto do céu. Vila medieval airosa, feita de cal e xisto, Monsaraz mantem o ambiente e magia de outros tempos, como poucos lugares no mundo.

As muralhas que cercam a vila desvendam uma povoação acolhedora e os ecos das magníficas histórias aqui vividas. A Porta da Vila, o Castelo e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa são alguns dos pontos obrigatórios. Mas quando a noite cai há um programa que certamente não vai querer perder: o céu de Monsaraz, que brilha como mais nenhum e oferece um espetáculo de estrelas e constelações único.

O que fazer em Évora

Considerada património mundial pela Unesco, Évora é uma cidade cheia de beleza encanto. Conhecida por ser uma autentica cidade-museu, cujas raízes datam dos tempos dos romanos, Évora é uma viagem onde se sente a carga da história, mas onde se destacam também os pormenores da arquitetura, as casas brancas, os azulejos e as varandas.

Depois de conhecerem e se maravilharem com os vestígios do passado, não se esqueçam de se render ao presente e perderem-se nas delícias dagastronomia alentejana tradicional.

O que fazer em Guimarães

A pitoresca cidade de Guimarães é um dos mais importantes destinos históricos do país. Conhecida como o “Berço da Nação”, Guimarães é um destino fascinante para visitar a dois: particularmente pelo seu castelo, muralhas e bairros medievais, muito bem preservados e, por isso, encantadores. Classificada como Património Mundial pela UNESCO, Guimarães é composta por vielas sinuosas ladeadas por casas antigas que nos conduzem até à praça principal, o Largo da Oliveira, e ao antigo Palácio Ducal.

Conhecida como o Berço da Nação e classificada como Património Mundial, pela UNESCO, em 2001, Guimarães é das cidades históricas mais importantes de Portugal – e não precisamos de explicar o porquê, certo? Casas antigas, vielas estreitas e sinuosas… E um dos melhores preservados centros medievais… Todas as razões e mais algumas, nos guiam até ela! E poderão guiar-vos também, até ela!

O que fazer em Braga

Conhecida como a “Roma Portuguesa”, Braga é uma cidade com um encanto especial. Com um grande legado e longa história (e mais de 30 igrejas!), Braga é a cidade mais antiga de Portugal, com mais de 2000 anos.

Bom Jesus, no alto de uma colina, de onde se vislumbra toda a cidade, é um dos locais obrigatórios. Para lá chegar pode subir a sua escadaria (com mais de 600 degraus) ou optar pelo fascinante elevador do Bom Jesus – o primeiro funicular construído na Península Ibérica e atualmente o mais antigo em serviço no mundo, com o sistema de contrapeso de água. Para além da incrível vista e do seu parque natural

Uma cidade eterna, sem vergonha da sua beleza intemporal, quente e colorida, como quentes e coloridas são as suas ruas, praças, jardins e fontes: é assim Braga… Ou melhor, é tudo isso e o tanto mais, que faz dela tão especial!.. No verde Minho, conhecida como a cidade dos Arcebispos e ladeada por montes e florestas, que a guardam a si e às suas gentes, qualquer um dos seus recantos pode ser o recanto do “sim, aceito”!

O que fazer na Guarda

Implantada na paisagem montanhosa da Serra da Estrela, a Guarda é a cidade mais alta de Portugal, onde o ar é limpo, leve e sadio. Herdeira de um património cultural único, a Guarda encerra nas suas muralhas mais de 800 anos de História. No ponto mais alto da cidade ergue-se a Torre de Menagem, símbolo máximo de toda a estrutura defensiva. No centro da cidade, e digna de visita, encontramos a Catedral da Guarda.

O que fazer no Funchal

Perfeitamente localizada na costa sul da Madeira, o Funchal é uma cidade pitoresca, detentora de uma beleza natural mundialmente reconhecida.

Passear pelos incríveis parques e jardins, fazer mergulho, nadar com golfinhos, comer bolo do caco, beber vinho da Madeira e perder-se pelas estreitas e sinuosas ruelas são apenas algumas das muitas experiências inesquecíveisque fazem deste destino um dos mais românticos do país.

O que fazer em Lisboa 

Simplesmente deslocar-se a Lisboa pode ser uma actividade divertida para a família: os distintivos eléctricos vermelhos passam pelas principais atracções históricas e um bilhete diário permite-lhe entrar e sair em qualquer sítio durante 24 horas. Mas ainda mais divertido é um passeio em um dos veículos anfíbios operados pelo Hippotrip. O autocarro aquático percorre os marcos da cidade antes de mergulhar de forma dramática nas águas do rio Tejo. A pérola de Portugal Continental, capital do país, cosmopolita, urbana e… Apaixonante!.. O fado ecoa em todas as ruas, os eléctricos vão e vêm num corrupio sem fim… Lisboa das sete colinas, Lisboa menina e moça… É um dos destinos turísticos mais procurados e a sua luz não deixa ninguém indiferente – já todos nos deslumbrámos com o deslumbrante tudo que nos rodeia, no Terreiro do Paço… O bulício da cidade pode sim, apadrinhar-vos!




Bragança

A capital de Trás-os-Montes, montanhosa e única, pela sua paisagem natural e pela sua gastronomia de fazer crescer água na boca, é também uma das cidades que não quisemos deixar de fora, na nossa selecção. As amendoeiras em flor, em plena Primavera, poderão ser as vossas melhores amigas e as vossas maiores confidentes… Os vales brancos a perder de vista, a sua beleza rústica tão própria… Precisam ainda de mais motivos?

Barcelos

A cidade-ícone nacional – quem não tem em sua casa um galo de Barcelos? -, medieval e encantadora, do Norte do país, jardinada, solarenga e empedrada, guarda em si tesouros que só poderão descobrir visitando-a. E o que melhor que recordá-la para sempre, senão com um momento memorável, como o pedido de casamento perfeito?.. A ponte sobre o rio Cávado, os banquinhos de jardim… Fazem suspirar!..

 Vila Real

Em Vila Real, histórica e austera, rodeada ainda pelos encantadores Peso da Régua e Mesão Frio, por exemplo, amadurecem alguns dos melhores vinhos… E, claro, alguns dos maiores amores!.. Misteriosa e fascinante, muito mais que o lugar ideal para se apaixonarem, é, verdadeiramente, o lugar ideal para selarem o vosso amor ou, melhor ainda, para escreverem mais um capítulo da vossa história! 

Porto

Classificada como Património Nacional pela UNESCO, o Porto é a segunda maior cidade do país e uma das mais belas, na nossa opinião, temos de o confessar… Dinâmica e moderna mas, ainda assim, eterna e imponente, argumentos não lhe faltam para, de facto, fazer parte das 11 que elegemos. Com pares como Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Maia ou Vila do Conde… Bem… Está tudo dito!

Coimbra

Coimbra é sinónimo de emoção… A cidade dos estudantes, que já viu por certo nascerem e crescerem inúmeros contos de fadas, renovada agora, mas sempre e desde sempre, envolta em história, contam-se muitas das suas aventuras e desventuras, em serenatas, há meia noite, ao luar… E porque não deixarem-se embalar por uma romântica serenata, pela eternidade do tempo dentro?..

Aveiro

A Veneza portuguesa dispensa qualquer tipo de apresentação… O seu canal, que a atravessa, os seus alegres moliceiros… Tudo em Aveiro, parece ter saído de um postal… Ou de um dos mais caros livros de viagens!.. Num pedido de casamento que tenha lugar em Aveiro, não podem faltar ovos-moles – uma especialidade da região – e, assim… Até o vosso coração ficará mais doce, desse dia, para toda a vida!..