Depois de cinco anos no topo, a Alemanha foi derrubada de seu poleiro mais poderoso de passaporte no mundo: um novo "índice ao vivo" mostra que o Japão e Cingapura estão empatados em primeiro lugar com acesso sem visto a 180 países , enquanto a nação européia foi batida em segundo lugar com apenas ( apenas ) 179 países.

 

O índice , criado pela consultoria londrina Henley & Partners, com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (que possui o maior banco de dados de informações sobre viagens do mundo), avalia os principais passaportes do mundo em termos de viagens de isenção de visto permitidas. Geralmente, as exigências de visto são indicativas da relação de um país com o outro - a reciprocidade, como ilustra a disputa contenciosa sobre o acesso sem vistos de viajantes dos EUA à Europa , é frequentemente esperada.

 

De acordo com o Passaport Index, os cidadãos portadores de passaporte português podem viajar para 157 países pelo mundo sem visto ou com visto na chegada - o que deixa Portugal no quarto lugar deste ranking, uma posição que partilha com Luxemburgo, Suíça, Noruega, Bélgica e Áustria.

 

O documento de viagem português está na 4 posição do ranking "Passport Index 2018", que contabiliza em quantos países é possível entrar recorrendo apenas ao passaporte.

 

 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal