Praia da Amoreira

Amoreira é uma praia portuguesa, situada junto da, freguesia da Aljezur no concelho algarvio de Aljezur. Faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

O acesso a esta praia faz-se na entrada norte de Aljezur pela EN 120, e a cerca de 7km deste cruzamento fica a praia. A orientação é noroeste.

Nesta praia encontramos a foz da Ribeira de Aljezur que forma um sistema estuário-lagunar de uma beleza natural e pouco comum noutras praias. O seu extenso areal dá lugar a um também extenso campo dunar que estende para um habitat de sapal. Neste local ainda temos o prazer de poder ver a lontra, a garça-cinzenta ou o bonito guarda-rios.

Junto à praia orientação norte pode-se observar a imponente arriba, talhada de xisto e grauvaques, de cor acentuadamente cinzenta e preta. Já a sul encontra-se uma encosta verdejante sobre o vale. Brotam formações rochosas muito belas, são vestí­gios duma antiga duna, agora fossilizada, neste local existe plantas únicas no mundo. Com a baixa-mar o espectáculo é mesmo muito belo porque põe a descoberto formações rochosas fossilizadas e formam-se extensas lagunas no areal, onde a água tem uma temperatura acima dos 20ºC.

Praia também muito procurada pelos desportos radicais que proporciona, surf e bodyboard.

Fonte: Wikipedia



Praia da Carreagem

A Praia da Carreagem, por vezes escrito Praia da Carriagem, é uma praia situada no concelho de Aljezur nas proximidades do Rogil e faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Esta praia da Costa Vicentina é pouco frequentada e tem acesso por escadas (descida í­ngreme), mas não tem vigilância ou estruturas de apoio. Oferece a possibilidade de observação de uma grande variedade da flora e fauna marí­timas do Parque Natural.

Fonte: Wikipedia



Praia da Bordeira

A praia da Bordeira fica localizada na Costa Vicentina, no Algarve junto a duas aldeias, Bordeira e Carrapateira, no concelho de Aljezur.

Apesar de a praia de ficar mais perto da aldeia da Carrapateira do que da aldeia da Bordeira, dão-lhe o nome de praia da Bordeira, devido ao facto de a ribeira da Bordeira desaguar nessa praia.

É uma praia caracterizada pelo seu longo areal e pelas suas belas dunas.

Esta praia é muito frequentada por surfistas e por pessoas que procuram umas férias longe da confusão das restantes praias algarvias. O acesso pedonal é fácil.

Fonte: Wikipedia



Praia da Bordeira

A praia da Bordeira também conhecida como praia da Carrapateira, vem a desaguar uma ribeira que forma uma lagoa, a mesma é ideal para a diversão segura das crianças. existe umas ruinas antigas de um forte usado para a defesa de ataques piratas no Sec XVII. Esta praia é vigiada durante o verão.





Praia de Odeceixe

Odeceixe tem uma vasta praia cortada ao meio pela Ribeira de Odeceixe. Este é um lugar calmo e ideal para férias em família devido à existência de infra-estruturas turísticas e de restauração. Podem-se observar vistas deslumbrantes para o mar do miradouro da Ponta Branca. É uma praia vigiada durante o verão e tem bares e restaurantes ao dispôr, juntamente com casas de banho públicas e um parque de estacionamento.