5 praias com água quente em Portugal


Praias com aguas mais quentes em Portugal, não é coisa facil encontrar, no entanto temos uma praia que as aguas podem chegar aos 30 graus um convide a banhos, no norte de Portugal as aguas são bem mais frias que a sul, na costa Algarvia com sorte apanhamos dias muito bons. 









1. Praia de São Torpes, em Sines a temperatura das águas desta praia na Costa Alentejana. A uma distância de 160 quilómetros da capital, as temperaturas podem chegar a atingir os 30 graus, a principal responsável por este fenómeno é a central termoelétrica que está instalada no fundo da praia.

Porquê? Porque a praia de São Torpes, em Sines, tem a água do mar mais quente de Portugal. A pouco mais de 160 quilómetros de Lisboa, aqui a água atinge os 30 graus.

Enquanto o resto do país trinca de frio com águas congelantes do mar mesmo em pleno verão, aqui, na praia de São Torpes, em Sines  a justificação está na proximidade da central termoelétrica de Sines, a responsável por este fenómeno.

Continua: O elefante branco usa as águas do Atlântico para arrefecer a usina e, quando elas voltam à praia, estão morninhas. É assim há décadas, dia e noite. pode não ser tentador, mas que as águas são limpas e transparentes. Podem ter ondas ou estarem flat como uma lagoa

 

 

2. Praia da Manta Rota, no Algarve Localizada no concelho de Vila Real de Santo António, é reconhecida pelos quilómetros de areal, mas não só, quem lá passa não fica indiferente à temperatura das águas, o que a torna uma das praias mais concorridas da região.

praia da Manta Rota é uma praia integrada na Baía de Monte Gordo e situa-se na extremidade oriental do Parque Natural da Ria Formosa, na freguesia de Vila Nova de Cacela, concelho de Vila Real de Santo AntónioAlgarvePortugal. É ladeada a nascentepela Praia da Lota e a poente pela Praia de Cacela Velha. Muito frequentada, dispõe de vigilância e equipamentos de apoio durante todo o período balnear.

Esta é uma extensa praia associada à povoação da Manta Rota, que ainda mantém algum do seu carácter original de terra piscatória, embora seja actualmente um importante centro turístico. O areal delimita o sistema lagunar da Ria Formosa a nascente. O cordão dunar é largo, especialmente a nascente e a poente da povoação, já que no centro dominam os equipamentos turísticos. Passadiços sobrelevados levam o visitante até ao areal, Uma linha refrescante de choupos marca o parque de estacionamento nascente desta praia. Menos frequentada que a vizinha zona balnear de Monte Gordo, oferece ainda recantos tranquilos sobretudo nos extremos do areal.

 

3. Praia da Rocha, no Algarve Uma das praias mais frequentadas pelos turistas é também uma das que tem as águas mais quentes do nosso país. Um quilómetro de areal, onde deve aproveitar para desfrutar de um clima bastante agradável.






Esta praia tem uma grande extensão de areal, numa área total de cerca de 146 000 m2, ao longo de 1,5 Km de costa. Junto à praia ergue-se a Fortaleza de Sta. Catarina, construída no séc. XVII para assegurar a defesa da barra do Rio Arade. Durante o verão,




4. Praia da Ilha do Pessegueiro, em Sines Celebrizada quando Rui Veloso e Carlos Tê se juntaram para a eternizar numa canção, esta praia cativa pela sua beleza. Faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e as suas àguas tropicais encantam os visitantes.









Praia no canal que liga o continente à Ilha do Pessegueiro. Local privilegiado em termos paisagísticos e históricos. Este local foi utilizado ao longo da história como refúgio para os barcos que subiam a difícil costa alentejana. A avifauna do litoral alentejano continua a utilizá-la para dormitório e nidificação. A ilha, acessível por barco, contém interessantes vestígios arqueológicos, nomeadamente, da época romana. Na falésia junto da praia está erigido o Forte do Pessegueiro, construção do século XVII.

5. Praia da Marinha, no algarve A sua notoriedade não é recente, em 1998 recebia o Prémio de Praia Dourada, pelo Ministério do Ambiente e já fez parte de listas que apresentavam as 100 praias mais bonitas do mundo. Localiza em Lagoa,as águas quentes e pitorescas falésias atraiam os visitantes. 






A praia da Marinha é de uma grande beleza natural, quer pelas suas rochas, quer pelos túneis naturais. É uma praia pouco frequentada e tranquila. O acesso à praia é feito através de uma longa escadaria. Como Chegar: Saia da EN 125 perto da Escola Internacional do Algarve, para Sul. Siga as indicações.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal