Tipicamente alentejano, paredes caiadas de branco, o Torre de Palma possui piscinas interiores e exteriores, um belo spa, um centro de bem-estar, e ainda um restaurante/bar.

Com os seus primórdios a remontarem ao ano de 1338, o Torre de Palma Wine Hotel nasce em 2014 inspirado no modo de vida da distinta família Basilii (antigos habitantes das vizinhas ruínas romanas de Torre de Palma) e nas tradições alentejanas, para ser a sua casa no Alentejo.

É na Vila de Monforte, Alto Alentejo, distrito de Portalegre, que está localizado o Torre de Palma Wine Hotel. O nome desta vila alentejana deve-se à sua localização, no alto de um forte monte, junto à margem esquerda da ribeira Grande.

Para além das suas belas paisagens, destacam-se a Villa Romana de Torre de Palma – um importante vestígio arqueológico, as ruínas do antigo castelo - que abraçou todo o período medieval, a porta romana e as igrejas de Nossa Senhora da Conceição e da Madalena (onde se encontra atualmente o Museu Municipal, de coleção arqueológica).

O artesanato é um forte denominador cultural e muito tradicional que se tem mantido de geração em geração, destacando-se típicos trabalhos em cortiça e madeira mas também pedra, chifre, vime e pele.