Museu Municipal Hipólito Cabaço em Alenquer


O Museu Municipal Hipólito Cabaço é um museu arqueológico situado em Alenquer, Portugal. Instalado no edifí­cio da antiga Mineralogia e geologia


    Um exemplar de prisma basáltico, proveniente de Meca, Alenquer, no caso da mineralogia, ou um extenso conjunto de fósseis de origem vegetal e animal, no caso da geologia, provenientes deste e de outros concelhos vizinhos, na sua maior parte, dão um testemunho daquilo que existia no território da região, mesmo antes da existência humana.

Paleolítico
    Os mais antigos destes artefactos datam de há 600.000 anos. Os mais evoluídos, atribuíveis ao Paleolítico Superior, terão cerca de 20 000 anos. São instrumentos de pedra lascada, lascas trabalhadas, quartzites, unifaces, provenientes quer do concelho de Alenquer, quer de outros concelhos.

Mesolítico
    A cultura mesolítica ter-se-ia definido desde há 10 000 anos, aproximadamente. Havendo como que um retrocesso no trabalho da pedra, há por outro lado, objetos muito especializados: buris, pontas de seta... Dois locais do concelho de Alenquer estão aqui representados. São os concheiros do Casal do Concelho e do Casal da Prata, no Camarnal, Alenquer.

Neolítico
    Estão representadas, entre outro material disperso, estações situadas perto das atuais povoações de Refugidos, Pedra de Ouro e Ota, no concelho de Alenquer, e Vila Nova de São Pedro no de Azambuja, todas elas contemporâneas, datando de há cerca de 4000 anos. Machados, facas, pontas de seta, cerâmica decorada, raspadores, formões, furadores, alisadores, pesos de tear, ídolos, moinhos, são alguns dos testemunhos de uma cultura que desenvolveu a agricultura, a tecelagem e a as técnicas de cerâmica.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal