O
Museu Municipal Abel Manta é um museu inaugurado em 1985 localizado em Gouveia, no distrito da Guarda, em Portugal. Constituindo-se como um dos mais importantes núcleos artísticos da região, este espaço reúne uma colecção de 108 obras, de 72 pintores contemporâneos sendo por vezes denominado de
Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta.
O
Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta abre as suas portas a 17 de fevereiro de 1985.
Ocupa o primeiro andar do solar dos Condes de Vinhó, edifício que partilha com a Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, no piso inferior, até esta se mudar, em setembro de 1995.
A partir desta altura, o pôde Museu estender-se a todo o edifício: um átrio de entrada e receção, 7 salas de exposição permanente, uma sala de exposições temporárias, uma biblioteca de artes, uma sala experimental, dois gabinetes, uma oficina, arrecadação, zonas de circulação e instalações sanitárias. Abre sobre um jardim público e situa-se perto de zonas de estacionamento, lojas e restaurantes.
A coleção do Museu foi constituída a partir de uma doação efetuada, em 1985, pelo filho de Abel Manta, arquiteto, pintor e artista gráfico João Abel Manta. Em 2001, viria a fazer uma segunda doação, com testemunhos da sua obra gráfica.