sábado
café da manhã
Comece o seu dia no soberbo Mercado da Ribeira, no elegante Cais do Sodré. O mercado de 1882 construiu uma nova vida em 2014, quando a editora da marca Time Out abriu um salão de comida gourmet no interior. Caminhe pelas fileiras de produtos frescos, antes de ir para o andar de cima para uma bica matinal forte (café Português) e pastelaria.
Faça um passeio de 10 minutos para apanhar o electrico 28 uma viagem no amarelo vintage 28 em direção à Catedral de Lisboa. Os esplêndidos claustros góticos da igreja valem um desvio de 20 minutos antes da subida até ao Castelo de São Jorge, do século XI . Um símbolo definidor de Lisboa, esta fortaleza imponente domina a área. Sim, é um pouco a pé até ao topo, mas quando estiver lá, terá algumas das melhores vistas da cidade sobre Alfama e o Rio Tejo.
Depois de passar algum tempo a perder-se no labirinto de ruas em redor do castelo, dirija-se à Baixa para almoçar no Pinóquio, no coração do bairro histórico. Situado na Praça dos Restauradores, este renomado restaurante e cervejaria é um verdadeiro deleite longe dos cafés e bares turísticos. Amêijoas frescas, lulas grelhadas e garoupas portuguesas atraem hordas de moradores locais para suas mesas - sempre um bom sinal - enquanto a casa especial, bife de pau-paio, é servida picada e rara, em um vinho amanteigado e molho de alho.
O bairro da Baixa é o grande centro de Lisboa, repleto de praças imponentes e amplas avenidas. Achatada após o devastador terremoto de 1755, foi totalmente reconstruída pelo então primeiro-ministro, o Marquês de Pombal, e é considerada um dos primeiros e melhores exemplos europeus de design neoclássico. Passeie pelas ruas arejadas, tirando um momento para apreciar as calçadas de mosaico e as fachadas de azulejos elaborados. Forrada com cafés ao ar livre e barracas de flores, a Rua Augusta, um lugar para pedestres, é um lugar adorável para passear, e é reservada por duas praças públicas: a Praça do Rossio, ao norte, e através de um arco triunfal ao sul, a Praça do Comércio.
Ao lado da Baixa, o bairro do Chiado tem uma atmosfera cosmopolita e ambos os bairros são essenciais para qualquer fim de semana. Cheio de teatros, museus, cafés sofisticados e galerias de arte, o Chiado também é conhecido por suas lojas de grife e antigas residências. Enquanto você explora essas partes, você verá onde a moderna Lisboa realmente decolou.
Bairro Alto vem vivo à noite. O bairro - literalmente traduzido por bairro alto - é uma rápida caminhada tanto da Baixa quanto do Chiado, mas é mais divertido pegar o frágil funicular do Elevador da Glória, que termina no Miradouro de São Pedro de Alcântara, um terraço de paralelepípedos. O início da noite é uma ótima época para visitar enquanto o sol banha a cidade em um brilho dourado. Então sente-se e contemple as vistas de cortar a respiração sobre os telhados e para o Castelo de São Jorge
Agora você bebeu nas vistas, é hora de um aperitivo. E no bar do último piso Park, você não precisa sacrificar um pelo outro. Esse local popular já foi apenas um telhado de estacionamento, mas transformado em um exuberante jardim urbano com palmeiras e cadeiras de madeira, agora é um ótimo lugar para uma sangria, batidas geladas e vistas do horizonte de Lisboa.
Jantar
A pequena e elegante Cevicheria peruana fica logo acima do Bairro Alto, no moderno Princípe Real. Não há reservas, então você pode ter que fazer fila, mas vale a pena esperar, e você pode pedir coquetéis sul-americanos enquanto estiver na fila. Uma vez dentro, pegue uma mesa sob o polvo de espuma gigante e peça uma seleção para compartilhar. Embora seja certamente um prato obrigatório, o ceviche não é o único foco aqui: tacos, empanadas e croquetes são igualmente fortes. Lave-os com um Pisco azedo ou dois.
domingo
Café da manhã
Apanhe um eléctrico para Belém e comece a sua manhã com novas tortas de ovos portuguesas na padaria Pastéis de Belém . Feito para uma receita exigente do Mosteiro de Jéronimos, a receita secreta é conhecida apenas por três pessoas, e é mantida em segredo na Oficina do Segredo, onde as tortas crocantes são assadas. Alguns deles darão o pontapé inicial de sua manhã e adicionarão aos 20.000 ou mais que são feitos e vendidos a cada dia.
Passe a manhã entre os tesouros deste bairro marítimo no sudoeste da cidade, onde o rio Tejo desemboca no Atlântico. É o lar dos monumentos e pontos de referência mais distintos de Lisboa, bem como de instituições populares como o National Coach Museum , que possui uma coleção extravagante de carruagens históricas e cerimoniais.
O ícone indiscutível de Belém é o Mosteiro dos Jerónimos, com 500 anos de idade . Património Mundial da UNESCO no estilo gótico tardio português, foi construído para comemorar a viagem de Vasco de Gama à Índia em 1498. O edifício é bastante impressionante, tanto em escala como em grandeza, especialmente o impressionante claustro de dupla altura, que combina náutico, europeu e motivos mouriscos, juntamente com elementos de estilo renascentista.
almoço
Em frente ao Jardim Vasco da Gama, o BemBelém serve almoço informal, em estilo tradicional português. Acomode-se sob um guarda-sol no terraço e peça um especial diário, como cavala assada, espetos de lula grelhados ou guisado de choco fumegante.
Depois do almoço, desça até a beira-mar para ver a fortificada Torre de Belém guardando a foz do rio. Você pode subir ao topo para uma vista deslumbrante sobre Belém e o Tejo. Um pouco mais ao longo do estuário, mas a um mundo de distância em grande estilo e igualmente impressionante, está o monumento Padrão dos Descobrimentos , construído para celebrar a Era dos Descobrimentos. Você pode então passar o resto da tarde em um passeio de barco pelo rio, ou ir ao Jardim Botânico Tropical para um pouco de tranquilidade longe das multidões.
Música e vinho
Volte para a cidade de Alfama, a parte mais antiga de Lisboa, e passe as suas últimas horas a beber cocktails no terraço do Memmo Alfama Hotel . Conhecido por sua impressionante piscina de borda infinita vermelha, o bar do primeiro andar tem uma sensação de Ibiza, com lanternas de furacão e sofás de baixo nível com vista para os telhados de terracota abaixo. by dailymail
Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal