O castelo do reino maravilhoso é único em Portugal
Castelo roqueiro construído no século XII, foi, de início, centro da autoridade real em Terras de Miranda. Por volta de 1224, D. Sancho II doou o castelo aos Hospitalários, que aqui fizeram significativas obras, nomeadamente a torre de menagem e a cisterna abobadada que ainda hoje subsistem. A partir do final do séc. XIII torna-se um castelo de 2ª linha, sendo abandonado no séc. XVII.
O castelo de Algoso é uma das mais importantes fortalezas medievais do Leste transmontano, evocadora das guerras com Leão, das tentativas do monarca português em afirmar a sua autoridade na região e, finalmente, da comenda hospitalária que aqui se estabeleceu em 1224
foto telmo098
Ver esta publicação no Instagram
A história do castelo de Algoso tem início no século XII, em altura ainda incerta, mas que se poderá situar “durante a fase final do reinado de Afonso Henriques, quando Sancho I se encontrava já associado ao exercício do poder régio” (TEIXEIRA, 2004, p.179). Por essa altura, e de acordo com informações das Inquirições de 1258, o castelo foi construído por Mendo Bofino (ao que tudo indica um dos apoiantes da causa de Afonso Henriques contra D. Teresa, e que, nas décadas centrais do século XII, teve grande protagonismo no Leste transmontano), em troca da vila de Vimioso.
Ver esta publicação no Instagram
O Castelo de Algoso localiza-se a sul da povoação de Algoso, na freguesia de Algoso, Campo de Víboras e Uva, no município de Vimioso, distrito de Bragança, em Portugal. Encontra-se a 690 metros de altitude, ao lado da ribeira da Angueira.
Os castelos de Bragança, Outeiro (Bragança), Algoso e Castelo de Miranda do Douro, apoiados pelas pequenas fortalezas da Atalaia de Candaira, Castelo de Rebordãos, Vimioso e Penas Roias, formavam a linha defensiva do noroeste do Reino de Portugal com o Reino de Leão, que em 1493 o rei João II de Portugal chamou o “corregimento das fortalezas de Trallos Montes”. A linha defensiva continuaria a sul com o Castelo de Freixo de Espada à Cinta (1152) e terminaria com o Castelo de Alva.
Ver esta publicação no Instagram
Em posição dominante sobre o cabeço da Penenciada, domina a planície envolvente e a confluência da ribeira de Angueira com o rio Maçãs. Na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, do alto dos seus muros avistam-se a Serra da Sanábria, a de Serra de Bornes e a de Serra da Nogueira. Tem uma vista de 360 graus do planalto mirandês.
O Castelo de Algoso contribuiria ao repovoamento que promoveu o rei Sancho I de Portugal, das zonas remotas do reino com imigrantes da Flandres e da Borgonha, ao qual se junta o repovoamento com galegos dos reis anteriores.