10 locais que tens de conhecer em Portugal


Alcoutim

A influência omíada no Mediterrâneo e no Algarve correspondeu a uma época de prosperidade económica e cultural que teve influência na cultura dos portugueses.
Em Alcoutim, os testemunhos arqueológicos concretizam-se num pequeno alcácer datado do séc. IX.
Também no interior do castelo da vila, construído no séc. XIV, está exposta a maior coleção, conhecida até ao momento, de jogos de tabuleiro do período omíada.

Estói

Entre o litoral e o barrocal algarvio encontra Estói e as famosas Ruínas Romanas de Milreu. O local manteve-se ocupado durante o período omíada e ainda hoje pode reconhecer a casa senhorial, as instalações agrícolas, a zona de balneário e um templo.
Não saia da localidade sem espreitar o Palácio de Estói, uma das mais relevantes representações do Romantismo no sul de Portugal.

Monchique

Perto de Monchique, o Castelo do Alferce representa um povoado da Idade do Bronze, com uma ocupação que se estendeu até ao final da época do emirato omíada, no séc. VIII. O local terá sido abandonado no séc. XI, mas persistem até hoje vestígios arqueológicos que mostram a importância desta fortificação no sistema de defesa do território mais a sul.

Ponte de Lima

Inserida no distrito de Viana do Castelo, Ponte de Lima encanta pela sua arquitetura medieval e as águas do rio Lima. Por aqui passa o Caminho Português de Santiago e a história mantém-se viva nos 46 monumentos classificados em todo o concelho.
Na vila, o património religioso, o chafariz, asa fontes e o pelourinho marcam o passado e os jardins e parques conquistam os corações dos apaixonados.
Não é à toa que o lenço dos namorados é bem conhecido por estas bandas e é uma peça fundamental do artesanato local.
Aventure-se com a sua cara-metade até ao Miradouro do Penedo Branco, de onde terá uma magnífica vista sobre o Lima e toda a envolvência, incluindo uma das vilas mais antiga de Portugal.

 

Tavira

Tavira foi um importante entreposto comercial marítimo, impulsionado pela proteção que a localização do seu porto oferecia. Também o acesso à ponte que transpunha o Rio Gilão, uma das mais antigas no Algarve, facilitava a rota que ligava Sevilha a Silves e fazia de Tavira muçulmana uma urbe estratégica para a governação.

Douro

Há região mais romântica que o Douro? As encostas em socalcos moldados pelo homem, as vilas antigas e as águas do rio sempre a espreitar. Deixe-se enfeitiçar por este local entrando a bordo de um cruzeiro ou percorrendo de carro a nacional entre o Peso da Régua e o Pinhão, considerada uma das estradas mais belas do mundo.
Não saia daqui sem ir conhecer o famoso vinho do Douro numa das muitas quintas ali existentes e, se beber, pode sempre passar a noite num hotel e beneficiar de desconto em portagem e combustível com a Via Verde. 

 

Setubal 

 

A baía integra ainda outras preciosidades como o Portinho da Arrábida, uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, e a Pedra da Anicha, um ilhéu rochoso considerado reserva zoológica pela sua vegetação subaquática e vida marinha que ali se encontra.

Do Porto de Pesca de Setúbal ao cais de Tróia, embrenhando-se pelas encostas da serra, todos os locais oferecem um cenário diferente deste troço único de litoral.

Coimbra

Coimbra é uma cidade fascinante, centro de sabedoria, Património da Humanidade reconhecido pela UNESCO. Para além de todos os exemplares de arquitetura, que remontam a épocas diferentes, a cidade guarda também uma das maiores histórias de amor de Portugal: o romance entre Pedro e Inês.
O Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha, os Paços de Santa Clara e, principalmente a Quinta das Lágrimas são os cenários deste conto de paixão e tragédia. Uma visita a estes locais vão relembrar este grande amor e, quem sabe, despertar outros com um final mais feliz.

Monsaraz

A vista desafogada para o Alqueva, as ruas caiadas de branco e o imponente castelo fazem de Monsaraz a escolha ideal para uma escapadinha romântica.
A vila-museu, considerada uma das Maravilhas de Portugal, é uma das mais antigas do país e orgulho das gentes alentejanas.
Percorra a calçada, perca tempo a ver o artesanato ou a saborear alguma iguaria ou vinho no pequeno comércio local.
Pode sempre aproveitar que está ali e descer para um passeio à beira do Grande Lago.

Terra das Sete Saias Nazare

Há quem lhe chame a praia mais típica de Portugal, mas há mais na Nazaré para além do areal e das ondas. Aceite a nossa sugestão e siga este roteiro.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal