O frio chegou Gerês acordou com um manto branco de neve

O frio chegou Gerês acordou com um manto branco de neve

A neve caiu em força na serra do Gerês nos últimos dias e os picos graníticos estão cobertos com o manto branco. O Parque Nacional da Peneda-Gerês, no extremo noroeste de Portugal, entre o Alto Minho e Trás-os-Montes, é a única área protegida portuguesa classificada como Parque Nacional.

A neve não para de cair. A cota neste momento está nos 750 metros de altitude. Continuará a nevar durante a noite e madrugada de amanhã. Muito frio em altitude!

 E as acumulações em zonas mais abrigadas começam a ganhar volume, sem dúvida a nevada do ano até ao momento.

 

 



É um mundo à parte em que a atividade humana se integra de forma harmoniosa na Natureza, preservando valores e tradições muito antigos, bem patentes nas aldeias comunitárias de Pitões das Júnias e Tourém.

 

 


Em todos os tons de verde, a vegetação exuberante inclui uma floresta de azevinho, única a nível nacional, e espécies endémicas como o lírio do Gerês, que alegra os campos com os seus tons de azul-violeta. Nas Serras da PenedaSoajo, Amarela e Gerês, que integram o Parque, correm rios e ribeiras que se precipitam em cascatas e espraiam depois em albufeiras. As paisagens são deslumbrantes.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Alojamento Gerês (@casadoavodogeres)

 

Por vezes consegue avistar-se um corço (símbolo do Parque) ou o seu predador, o lobo ibérico. Mais comuns, são os garranos, pequenos cavalos selvagens que correm livremente pelos montes. Também podem encontrar-se bovinos de raça barrosã e os cães de Castro Laboreiro, de pelo escuro, guardando os rebanhos que ao ritmo das estações se deslocam entre as brandas e as inverneiras. Trata-se de aldeias e zonas da serra relacionadas com a antiga transumância, para onde as populações hoje apenas deslocam o gado: vales e altitudes baixas no inverno, lugares mais altos no verão, de acordo com o pasto existente.

 

 



Num itinerário pelo Parque, o Soajo, com o seu antigo conjunto de espigueiros de pedra para guardar os cereais, pode ser o ponto de partida a oeste. Também podemos ver espigueiros no Lindoso, onde vale a pena subir ao castelo debruçado sobre o vale do Rio Lima. Um pouco mais a norte, podemos dar um pulo à aldeia de Castro Laboreiro, onde se criam os cães pastores da região.







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 10 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Porto

Os 10 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Porto

Ponte de D. Maria Pia Porto e GaiaA Ponte de D. Maria Pia é uma infraestrutura ferroviária, que transportava a Linha do Norte sobre o Rio Douro, entre as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, no Norte de Portugal. Foi inaugurada em 4 de Novembro de 1877 e foi encerrada em 24 de Junho de 1991, tendo sido substituí­da pela Po...
As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Lagos

As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Lagos

Praia dos Pinheiros Lagos AlgarveSituada em Lagos, entre a Praia do Camilo e a Ponta da Piedade, a Praia dos Pinheiros possui um pequeno areal em forma de concha, que na maré alta mede cerca de 30 a 40 metros. Com um acesso difícil, por degraus escavados nas rochas escarpadas que a abrigam dos ventos e projetam sombras convi...
As 10 melhores coisas para fazer no inverno em Sines

As 10 melhores coisas para fazer no inverno em Sines

Existe uma praia em Portugal com a temperatura da agua do mar tropical a 30C fica no AlentejoSão Torpes é uma praia portuguesa situada na costa vicentina, em Sines. Esta não é especialmente bela, mas tem uma peculiaridade que a torna única no país: a água é tão morna que costuma m...
As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Grândola

As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Grândola

Praia da ComportaInserida nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado, o que lhe permite preservar toda a sua beleza natural. Desde as dunas, areal, qualidade da água do mar de excelência, bem como pelo apoio de praia que garante restauração/bar, instalações sanitárias completas, acesso ...