Nasceu nos anos 50 é a ponte mais perigosa de Portugal

Nasceu nos anos 50 é a ponte mais perigosa de Portugal

A ponte do mineiro, sobre o rio Sabor, servia de passagem aos mineiros que faziam a travessia para trabalharem nas minas da Ribeira em coelhoso. 

A ponte dos mineiros, uma ponte pensil, madeira e cordas, sobre o rio Sabor, foi construida em 1956 e diariamente utilizada por centenas de pessoas que trabalhava, noutras minas da região, nomeadamente as minas da Ribeira , na freguesia de Coelhoso. 

Tem cerca de 35 metros, é uma ponte suspensa sustentada por cabos de aço com tabuleiro em madeira. Foi alvo de recuperação recente.

 

 

 

A ponte metálica sobre o rio Sabor, a Ponte dos Mineiros, que em tempos era diariamente utilizada por centenas de pessoas da localidade, que trabalhavam nas minas da Ribeira, em Coelhoso, concelho de Bragança.

 

 

 
 
Percurso pedestre Rota dos Mineiros de Argozelo o percurso pedestre Rota dos Mineiros de Argozelo já se encontra implementado no terreno.
 
Com inicio no Centro Interpretativo das Minas de Argozelo, passagem pelo Parque Mineiro, Ponte do Mineiro e Entrada das Minas, tem ainda, uma variante ao Santuário de São Bartolomeu.
 
 
Este percurso, era o utilizado pelos mineiros que trabalhavam nas Minas de Coelhoso. Leva-nos a apreciar um espólio industrial que fez parte da actividade mineira de exploração de volfrâmio, para além de podermos desfrutar de paisagens únicas.
 



Foto Paulo Rodrigues



 

A ponte tem 35 metros de comprimento e está suspensa a uma altura de 10 metros do leito do rio. Foi construída com cabos de aço e pequenas traves de madeira, que foram apodrecendo. Agora os habitantes colocaram um tabuleiro, pintaram-na para a aumentar o seu estado de conservação e introduziram-lhe alguns estabilizadores para abanar menos.

 







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 10 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Póvoa de Varzim

Os 10 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Póvoa de Varzim

Praia do Esteiro fica situada em Ver-o-Mar na Pvoa de Varzim A Praia do Esteiro é uma larga praia marí­tima da Póvoa de Varzim, localizada entre a Praia da Fragosa e a Praia de Coim, na freguesia de Aver-o-Mar. A Praia do Esteiro é uma algo frequentada de areia branca com poucos ou nenhuns penedos. A Praia divide-s...
Os 9 melhores sitios para ver e visitar em Ilha de São Miguel

Os 9 melhores sitios para ver e visitar em Ilha de São Miguel

Baa do Refugo ilha TerceiraA Baía do Refugo é uma baia Portuguesa localizada na costa sul da ilha Terceira, na freguesia de Porto Judeu, concelho de Angra do Heroísmo. Trata-se de uma zona balnear costeira cuja formação geológica teve origem na erupção do vulcão do Algar do Carvã...
Dicas de 9 lugares grátis para visitar na Ilha de São Miguel

Dicas de 9 lugares grátis para visitar na Ilha de São Miguel

Marina de Angra do HerosmoMarina integrada na histórica baía de Angra do Heroísmo, Cidade classificada pela UNESCO de Património Mundial. É uma marina muito segura e protegida, que para além de oferecer todas as condições, quer a visitantes quer aos locais (água, electricidade, sanit&a...
Os 10 melhores pontos turisticos e passeios em Aveiro

Os 10 melhores pontos turisticos e passeios em Aveiro

Praia da Tocha freguesia da Tocha, concelho de CantanhedePraia da Tocha é uma aldeia da freguesia da Tocha, concelho de Cantanhede. Esta aldeia possui o Parque de Campismo da Praia da Tocha, situado na Rua dos Pescadores da Nossa Senhora da Tocha. Também há nesta aldeia a possibilidade de ser ver a Arte-Xávega, pesca a...