No Funchal 15 coisas para fazer e visitar no inverno


Casa Museu Frederico de Freitas





A Casa-Museu Frederico de Freitas situa-se na cidade do Funchal, na Região Autónoma da Madeira, em Portugal. A casa-museu reúne a coleção de arte de Frederico de Freitas, advogado e notário originário da Madeira que viveu naquela casa por várias décadas e legou o seu espólio à Região Autónoma da Madeira

Também conhecida por Casa da Calçada, esta designação identifica a antiga residência dos Condes da Calçada, cujos antepassados lhe estão associados desde os seus primórdios, no século XVII. O edifício, identificado como palácio na imprensa do século XIX, é o resultado de sucessivas remodelações e ampliações, sendo especialmente marcantes as intervenções de cunho romântico, roçando exótico, realizadas na segunda metade de oitocentos. 



Centro das Artes Casa das Mudas Madeira





Abriu ao público no dia 8 de outubro de 2015 o Mudas.Museu de Arte Contemporânea da Madeira. O Museu de Arte Contemporânea foi criado em 1992 e instalado na Fortaleza de São Tiago no Funchal. Desde 1986 que uma seleção de obras de arte estiveram expostas na Quinta Magnólia no Funchal sobre a designação de Núcleo de Arte Contemporânea. A coleção tem a sua origem nos prémios Cidade do Funchal, organizados em 1966 e 1967, pela então Delegação de Turismo da Madeira.

O Centro das Artes-Casa das Mudas na Calheta foi inaugurado em 2004 e é projecto do premiado arquitecto madeirense Paulo David, tendo ao longo dos seus onze anos de vida realizado numerosos projectos expositivos temporários, assim como desenvolveu uma programação variada no seu auditório.

Foi decidida a passagem da coleção de arte contemporânea da Fortaleza de São Tiago, onde sempre viveu com constrangimentos, para as novas instalações. De cerca de 400 m2 de área de exposição passou a dispor de cerca de 1800 m2. O novo Museu dispõe de reservas, outras áreas técnicas, centro de documentação, auditório, cafetaria e loja.

O Centro das Artes - Casa das Mudas, edifí­cio premiado internacionalmente pela sua arquitectura e perfeita integração na paisagem, está localizado no concelho da Calheta, na zona oeste da Região Autónoma da Madeira, a pouco mais de 30 minutos de distância da cidade do Funchal. Nele está sediado o MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira, anteriormente localizado na Fortaleza de São Tiago com a designação de Museu de Arte Contemporânea do Funchal.

O Centro das Artes - Casa das Mudas, da autoria do arquitecto Paulo David, nomeado para a edição de 2005 do prémio europeu de arquitectura contemporânea Mies van der Rohe, conta com uma área coberta de construção de 12.000 m, tendo sido construí­do como expansão da já existente Casa da Cultura da Calheta, onde funciona actualmente o espaço Galeria.

Com um núcleo de construção completamente novo e autónomo, o novo Centro inclui área para exposições, auditório, biblioteca, loja, cafetaria, restaurante e uma ampla zona de animação cultural para ateliês e oficinas artí­sticas e um parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 92 lugares.

O edifí­cio foi concebido de modo a criar um ambiente sóbrio e aprazí­vel, proporcionando perspectivas de visão a partir do interior, sobre o mar e as encostas circundantes.

Na sua construção foram adoptadas soluções técnicas que permitissem garantir a funcionalidade dos espaços criados e o melhor enquadramento possí­vel do edifí­cio no espaço envolvente.



Museu de Arte Sacra do Funchal





O Museu de Arte Sacra do Funchal encontra-se instalado no antigo Paço Episcopal do Funchal, na Madeira. É constituí­do por coleções de pintura, escultura, ourivesaria e paramentaria dos séculos XV a XIX. Das coleções destaca-se a de pintura flamenga dos séculos XV e XVI, a qual chegou à Madeira no século XVI na chamada época áurea da produção açucareira.

Os painéis flamengos distinguem-se não só pela sua grande qualidade como pelas grandes dimensões, pouco comuns nos museus da Europa. É de realçar, ainda, a coleção de escultura flamenga, proveniente especialmente de Malinas e de Antuérpia.

O Museu de Arte Sacra do Funchal encontra-se instalado no antigo Paço Episcopal, fundado por D. Luís Figueiredo de Lemos, em 1594. Foi desenhado por Jerónimo Jorge, mestre de obras reais, que aqui trabalhava nas defesas da cidade do Funchal. Do edifício primitivo, ainda sobrevive uma secção poente, sobre a atual praça do Município e Rua do Bispo.

A sobriedade maneirista é bem visível na arcaria norte ou na Capela de São Luís de Toulosa, que apresenta na fachada uma inscrição com o nome do seu fundador, D. Luís de Figueiredo Lemos e a data de 1600. D. António Teles da Silva, Bispo do Funchal, realizou novas obras de melhoramentos, entre 1675-1682. 

Após o Terramoto de 1748, importantes obras de reedificação são realizadas, visto ter ficado muito danificado. O novo projeto para o Paço Episcopal foi entregue a Domingos Rodrigues Martins. O conjunto fica então harmonizado por um bloco central, com a inscrição sobre o portal principal de 1750.



Praia de São Tiago Madeira





A Praia de São Tiago, situada ao lado do Forte com o mesmo nome, é uma pequena praia pública que convida a um mergulho na baía do Funchal. Do lado direito do Forte de São Tiago, na Zona Velha, encontramos esta praia com o mesmo nome. Esta é uma pequena praia pública onde pode disfrutar do convidativo mar desta zona. Enquanto beneficia das condições desta praia, pode contemplar o porto do Funchal com os seus frequentes cruzeiros e embarcações locais.Esta praia dispõe de duches.

Museu de História Natural do Funchal





Criado pela Câmara Municipal do Funchal em 1929, o Museu de História Natural do Funchal constitui o mais antigo museu em funcionamento no Arquipélago da Madeira e alberga mais de 41 000 exemplares de espécies animais.

O Museu de História Natural é o mais antigo museu em funcionamento no Arquipélago da Madeira, inaugurado oficialmente a 5 de Outubro de 1933. Está instalado no Palácio de São Pedro, no Funchal, uma das mais significativas obras da arquitetura civil portuguesa, dos meados do século XVIII, mandado construir pela família Carvalhal.Após a sua aquisição pela Câmara Municipal do Funchal, em 19 de setembro de 1929, ali foram instaladas a Biblioteca Municipal do Funchal, o Museu Regional da Madeira e o Arquivo Regional da Madeira.Atualmente, apenas funciona no edifício o Museu de História Natural do Funchal, a sua Biblioteca Científica e o Aquário Municipal. Museu de História Natural do Funchal é o mais antigo museu do arquipélago da Madeira. Localiza-se no Palácio de São Pedro, uma das mais significantivas obras da arquitetura civil portuguesa, de finais do século XVII, na Rua da Mouraria, no Funchal. Já existia como Museu Regional da Madeira desde 1929, mas foi inaugurado com a designação de Museu Municipal do Funchal (mais recentemente Museu Municipal do Funchal (História Natural)) oficialmente em 5 de outubro de 1933.



Madeira Optics Museum Ilha da Madeira





O Madeira Optics Museum, também conhecido por Museu da Madeira, é um museu localizado na cidade do Funchal. Este museu conta no seu espólio com peças de vários ramos da óptica, oriundas de todo o mundo, coleccionadas desde a década de 1960 até à actualidade.

O Museu da Ótica da Madeira apresenta uma coleção de dispositivos relacionados à óptica, adquiridos pelos proprietários nas suas viagens à volta do mundo, nos últimos 50 anos.

A coleção está organizada em 10 subcategorias como câmeras fotográficas, câmeras de filme e projetores, binóculos e telescópios, o objetos que datados entre os  sécs. XVIII e XX.   O museu está localizado num antigo edifício do século 19, classificado edifício de interesse histórico e arquitetônico, mantendo assim a maioria das características originais da sua fachada. Este edifício foi objecto de pequenas obras de restauração que visaram a requalificação da área circundante e do dito museu.   A coleção está disposta num espaço com uma área de 150m2 a qual engloba um pequeno jardim exterior onde os visitantes podem tomar uma xícara de chá / café.

Praia da Barreirinha COMPLEXO BALNEAR DA BARREIRINHA





Situada a leste da Fortaleza de São Tiago, próxima da Igreja do Socorro, a Praia da Barreirinha é um popular local de banhos. É atualmente um local aprazível, convidativo e seguro com acessos fáceis ao mar, piscina para as crianças, solários, vigilância e espaços próprios para atividades recreativas e desportivas.

Situado ao lado do Forte de São Tiago, o Complexo Balnear da Barreirinha disponibiliza um acesso direto ao mar. Na zona leste do Funchal, perto da Zona Velha e ao lado do Forte de São Tiago, fica situado o Complexo Balnear da Barreirinha. Esta praia é bastante rochosa e está virada para o porto do Funchal. Esta praia tem acesso direto ao mar, com boas condições para a natação.O complexo dispõe de um amplo solário, WC, balneários, cacifos, bar, guarda-sóis, espreguiçadeiras e posto de primeiros-socorros. A segurança de todo o complexo é assegurada por um nadador-salvador. A qualidade da água é certificada pela Bandeira Azul.

Serviços:- Serviços de primeiros socorros;- Serviço de Aluguer de Guarda-sóis e Espreguiçadeiras;- Biblioteca de Praia;- Bar;- Parque de estacionamento nas redondezas do complexo;- Balneários.



Praia e piscinas do Calhau de São Jorge Madeira





Complexo Balnear do Calhau de São Jorge possui pequena lagoa de água doce e um complexo balnear com três piscinas. Complexo Balnear do Calhau de São Jorge, situado na foz da ribeira de São Jorge, é uma pequena praia a partir de onde se pode gozar de fantásticas vistas sobre as paisagens que a envolve. Esta praia de calhau tem uma pequena lagoa de água doce com uma profundidade que chega aos 5 metros em algumas zonas, e ainda um complexo balnear com três piscinas e um restaurante. Apesar de ter acesso ao mar, não se aconselha a que o frequente principalmente se o mar estiver agitado. O mar da costa norte é muito agitado e por isso é convidativo apenas para os surfistas e bodyboarders. A surpresa é agradável para quem visita pela primeira vez a foz da ribeira de São Jorge e encontra uma pequena praia e um simpático complexo balnear, a partir dos quais se desfruta de magníficas vistas sobre as paisagens circundantes.

No meio do verde característico desta zona da ilha, esconde-se uma pequena praia feita no leito da ribeira, uma pequena lagoa de água doce com uma profundidade que chega aos 5 m em algumas zonas. Apesar de ter acesso ao mar, não aconselhamos um mergulho salgado, especialmente se o mar estiver agitado. O mar da costa norte é famoso por não ser muito convidativo, excepto para os surfistas e bodyboarders. O acesso é pago. Talvez devido às agressivas condições do mar, construiu-se nesta zona um complexo balnear com três piscinas e um restaurante.

Durante as noites dos meses de verão esta zona é animada pelos bares ´Calhau´ e ´Neptuno´, que até por volta das 6 da manhã mantêm entretidos os que os visitam.



Museu de Arte Contemporânea do Funchal





O Museu de Arte Contemporânea do Funchal (MACFunchal) foi um museu, situado na Fortaleza de São Tiago do Funchal, na cidade do Funchal, na Madeira. Em outubro de 2015, mudou de designação para MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira e a sua coleção passou para o Centro das Artes - Casa das Mudas.

Concebido pelo arquiteto Paulo David, o Mudas.Museu de Arte Contemporânea, trata-se de um edificio moderno premiado internacionalmente pela sua arquitetura e perfeita integração na paisagem, é palco de diversas exposições, espetáculos musicais, peças de teatro e conferências.

O Mudas.Museu de Arte Contemporânea está localizado numa colina sobranceira à vila da Calheta, na zona oeste da ilha da Madeira, a pouco mais de 30 minutos de distância da cidade do Funchal.O acervo museológico e artístico deste espaço foi transferido da Fortaleza de S. Tiago, no Funchal num total de 400 peças, desde a década de 1960 até a atualidade.Neste núcleo composto por obras da autoria de vários artistas plásticos nacionais de renome, encontram-se representados no seu espólio vários artistas plásticos portugueses, incluindo alguns nascidos na Ilha da Madeira: Lourdes Castro, Maria Helena Vieira da Silva, Fernando Calhau, António Palolo, Rui Sanches, João Queiroz, Michael Biberstein, Patrícia Garrido, Martha Telles, Pedro Cabrita Reis, Ana Vidigal, Gäetan, Eduardo Batarda, Daniel Blaufuks, Bárbara Assis Pacheco, Miguel Branco, Pedro Calapez, Pedro Casqueiro, Rui Chafes, Pedro Portugal, José Pedro Croft, Ilda David, Jorge Molder, José Loureiro, Álvaro Lapa, Ana Hatherly, João Vilhena, entre muitos outros. Esta infra-estrutura conta com uma área coberta de construção de 12 000 m², tendo sido edificado como ampliação da já existente "Casa da Cultura da Calheta", onde funcionava presentemente o espaço "Galeria"



Praia do Gorgulho Madeira





Situada na zona oeste do Complexo Balnear do Lido, mais propriamente na Promenade do Lido, esta praia tipicamente madeirense, de calhau rolado, é gratuita e o seu acesso é feito a partir da promenade, esta pequena baia proporciona bons momentos de praia e de descontração.

Situada ao lado da Promenade do Lido, a Praia do Gorgulho oferece águas cristalinas que convidam a um mergulho. É uma praia gratuita e sem vigilância. A Praia do Gorgulho é uma pequena praia pública gratuita de águas cristalinas, sem vigilância, ao lado da promenade do Lido. Esta praia de calhau é uma excelente opção para um mergulho rápido e refrescante depois de fazer o seu jogging na Promenade do Lido. Aqui encontramos casas-de-banho, duches gratuitos e um pequeno bar.

Complexo Balnear do Lido Funchal





O Complexo Balnear do Lido era o complexo balnear mais conhecido do Funchal, localizado na parte Oeste da cidade (projeto de José Rafael Botelho). Nele existiam duas piscinas de água salgada, renovada todos os dias, que se destinavam uma a adultos e outra a crianças, medindo a primeira 50 m de comprimento e 25 m de largura. Todavia o acesso ao mar era também possí­vel.

Existiam, ainda, outras actividades como mesas de pingue-pongue, tobogãs e parque infantil. O acesso era pago e com vigilância permanente, com câmaras e nadadores-salvadores. Tinha bandeira azul.

A piscina e vários outros equipamentos foram destruí­dos pelo mar no Temporal de 20 de Fevereiro tendo reabertura agendada para o Outono de 2015.

O Complexo Balnear do Lido está localizado numa das zonas mais emblemáticas da cidade do Funchal. Podemos observar no lado poente deste Complexo Balnear, o ilhéu do Lido. 

Foi renovado e aberto ao público no verão de 2016 e contempla a quem o visita boas acessibilidades desde a via pública ao interior do complexo. Para garantir a acessibilidade à piscina, poderá usufruir de cadeiras de rodas anfíbias e para circular pelo complexo estão disponíveis cadeiras de rodas.



Praia da Ponta do Sol ilha da Madeira





A Praia da Ponta do Sol é uma praia situada na vila e concelho homónimo, na ilha da Madeira, em Portugal.

Constituí­da por calhau, possui um campo desportivo, restaurante, bar, biblioteca de Verão e nadador-salvador. Tem bandeira azul.

Tal como o nome indica, a Ponta do Sol tem muito sol e uma pequena agradável praia de calhau. Famoso pelas suas condições climatéricas amenas durante todo o ano, este local encanta turistas e locais com as suas águas temperadas e um povo acolhedor, sempre contente por o ver!

A Praia da Ponta do Sol está situada na vila e concelho do mesmo nome na zona oeste da Ilha da Madeira. Esta pequena praia de calhaus rolados insere-se numa enseada abrigada entre escarpas e muito soalheira. Conhecida pelo seu bom clima ao longo de todo o ano e pelas temperaturas amenas da água e do ar, esta praia possui boas infraestruturas de apoio.

A Praia da Ponta do Sol é uma pequena praia de calhaus rolados que tem água de excelente qualidade. A Praia da Ponta do Sol, situada numa pequena enseada da vila da Ponto do Sol entre as escarpas do vale, tem 160 metros de comprimento. Esta pequena praia de calhaus rolados, apesar de não ter Bandeira Azul, apresenta resultados quinzenais que comprovam a qualidade da água. As estruturas de apoio aos banhistas incluem balneários e instalações sanitárias, inclusive para pessoas com mobilidade condicionada, snack-bar, biblioteca de Verão e zona de jogos. Existe ainda estacionamento perto da praia.

Praia do Areeiro Madeira





A Praia do Areeiro é uma pequena extensão de areia negra e calhaus rolados, enquadrada por arribas que está situada a cerca de 2kms de Câmara de Lobos e a 6kms do centro do Funchal, (sendo a mais ocidental deste concelho). Dotada de infraestruturas de apoio, a Praia do Areeiro tem acesso pedonal através da promenade da Praia Formosa, sua vizinha, ou pelas escadas junto ao Hotel Orca Praia. 

  Esta praia tem um forte contexto histórico para a Madeira, mais precisamente para o Funchal. Em 1508, foi a “porta de entrada” dos corsários franceses que assolaram a capital madeirense com violento saque.

Localizada a oeste do concelho do Funchal, a 10 minutos de carro, e 25 minutos a pé, do coração da cidade, a Praia Formosa é a única praia pública que, através de uma promenade, une duas cidades da região, o Funchal e Câmara de Lobos.

Com uma extensão de 2 km, divide-se em quatro praias de areia e calhau, conhecidas por Praia Nova, Formosa, dos Namorados e do Areeiro. A qualidade da água do mar é certificada pela Bandeira Azul da Comunidade Europeia. É considerada por muitos madeirenses e turistas a sua praia de eleição.

A Praia Formosa é acessível a todos, sem que se ponha em causa a idade e as dificuldades de locomoção ou mobilidade, sendo esta a única praia do país adaptada para invisuais, pelo qual foi premiada com o galardão de “Praia Acessível 2015”.



Museu de Eletricidade Casa da Luz Ilha da Madeira





O Museu de Eletricidade - Casa da Luz é um museu da Empresa de Eletricidade da Madeira. Situado na baixa do Funchal, ilha da Madeira. Foi inaugurado a 24 de novembro de 1997, em celebração do centenário da introdução da energia elétrica na Região Autónoma da Madeira.

O Museu de Electricidade Casa da Luz, é um Museu de Empresa, (EEM- Empresa de Electricidade da Madeira), que está instalado no espaço da antiga Central Térmica do Funchal, inaugurada em 1897, a então Madeira Electric Lighting Company Limited, primeira concessionária de eletricidade da Madeira.Após várias alterações, em 1949, irão surgir os Serviços Municipalizados de Eletricidade, passando-se pela primeira vez para uma entidade pública um setor estratégico. Em 1974 será criada a empresa pública (EEM), responsável pela produção transporte e distribuição de energia elétrica no Arquipélago da Madeira. A Central Térmica do Funchal só foi definitivamente desativada em 1989, tendo acolhido desde então o Museu de Electricidade-”Casa da Luz”.Museu apresenta uma exposição sobre várias áreas temáticas. Uma primeira, mostra vários tipos de iluminação utilizados na Cidade do Funchal e seu respetivo mobiliário urbano, desde os primeiros exemplares de lamparinas de azeite até aos candeeiros da atualidade, sob o título “Luzes do Funchal”.

Uma primeira área de exposição, sob o título “Luzes do Funchal”, mostra vários tipos de iluminação utilizados na cidade do Funchal e seu respetivo mobiliário urbano, desde os primeiros exemplares de lamparinas de azeite até aos candeeiros da atualidade.

Uma segunda área temática, intitulada por “Um Século de Eletricidade”, apresenta-nos um historial evolutivo da eletrificação no arquipélago, com a presença de maquinaria diversa e com as duas principais formas de produção de energia elétrica: a térmica e a hidráulica.

Procedeu-se ainda à instalação, no local de exposição denominado "Segunda Nave", de um posto de transformação com a respetiva ligação a um poste de eletricidade. Este espaço foi ainda completado com maquetas de várias centrais elétricas e ainda de redes elétricas urbanas e rurais, assim como uma carta oro-hidrográfica tridimensional que sintetiza o esforço gradual de eletrificação do arquipélago.



Museu Biblioteca Mário Barbeito de Vasconcelos





Este museu exibe uma coleção particular de Mário Barbeito Vasconcelos sobre Vasco da Gama, nomeadamente mapas, gravuras, livros raros e moedas referentes a Cristovão Colombo.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal