O que fazer no inverno em Lagos os 10 melhores locais

O que fazer no inverno em Lagos os 10 melhores locais

Praia da Batata Lagos Algarve





A poucos metros do centro histórico da cidade de Lagos, a acolhedora Praia da Batata é ideal para quem não gosta de se sentir isolado. Com ótimas infraestruturas de apoio e rodeada de diversos equipamentos de lazer, entre os quais o Clube de Vela de Lagos, esta praia é palco de regatas e de campeonatos de voleibol e andebol de praia durante o verão.

A praia situa-se entre a Praia dos Estudantes e o molhe sul da ribeira de Bensafrim, a escassos metros do centro histórico de Lagos, possuindo já características urbanas: grande parte da arriba para trás do areal encontra-se enrocada e ocupada por uma solarenga praça pavimentada. Para além do molhe surge o diminuto areal da Solaria e a Fortaleza da Ponta da Bandeira, mesmo à entrada da barra.

O areal exibe muitas reentrâncias e recantos abrigados dos ventos dominantes, como é próprio do desenho das arribas ocres da Costa de Ouro, muito trabalhadas pelos elementos.

É uma praia bastante frequentada, surgindo na continuação da longa marginal de Lagos que acompanha a foz da ribeira de Bensafrim e o colorido dos veleiros da marina e dos barcos de pesca artesanal do porto de pesca.As fascinantes formações rochosas que a decoram dão acesso, entre grutas, às praias dos Estudantes e do Pinhão, pequenas conchas de areia entre arribas coloridas e águas transparentes e tranquilas.



São as 4 praias mais bonitas de Lagos e a Ponta da Piedade, é um autentico paraiso





A Ponta da Piedade é possivelmente um dos cenários naturais mais bonitos do litoral Algarvio. A costa é formada por densas falésias corroídas, que têm sido esculpidas em pilares rochosos, túneis naturais e grutas ocultas.

As falésias de arenito irregularmente deformadas, erguem-se em grande contraste às pacíficas águas profundas turquesas e verdes, e toda a região é simplesmente deslumbrante.

Ponta da Piedade Falésias misteriosas que encantam o olhar Com uma magnífica vista sobre o Atlântico e as formas das falésias, esculpidas pelo mar e pelo tempo, a Ponta da Piedade constitui um cenário edílico de rochedos recortados em constante contraste com o azul esverdeado das águas.



Situada a dois quilómetros de Lagos, na Costa de Ouro, e repleta de grutas, baías desconhecidas e praias tranquilas, a Ponta da Piedade é particularmente atraente quando vista a partir do mar.

Uma longa e estreita escadaria de 182 degraus conduz a uma pequena enseada, onde barcos pitorescos esperam pelos visitantes que pretendem explorar este paraíso natural.



Nestas viagens, os pescadores experientes que conduzem os barcos, contornam as gigantescas esculturas de pedra, ao mesmo tempo que desvendam os seus segredos e revelam os seus nomes. General De Gaulle, Chaminé, Catedral, Belas-Artes, Camelo, Museu, Submarino, Cozinha e Gruta dos Amores são alguns dos nomes destas rochas disformes que os pescadores vão perpetuando.









Praia do Canavial Lagos Algarve





Trata-se de um areal estreito que surge imediatamente a nascente de Porto de Mós, encaixado entre arribas cenicamente recortadas, isolado e tranquilo.

O nome da praia deriva do denso caniçal que se desenvolve em torno duma linha de água torrencial, a qual corre em cascata pela arriba na época das chuvas.

O acesso à praia faz-se através de um trilho pedonal que percorre o topo da arriba, onde os matos ricos do barrocal algarvio ocupam lentamente antigos pomares de figueiras.

O sinuoso e estreito trilho para o areal desce por degraus talhados na face da arriba onde dominam tons ocres e rubros, muito intensos. As paredes rochosas carbonatadas estão muito esculpidas e fissuradas pela passagem da água das chuvas; nas pequenas cavidades que se formam crescem plantas típicas destes ambientes agrestes como a erva-pinheira, o pampilho-marítimo, a açafate-de-prata e o limónio. A transparência da água revela curiosas formações rochosas submersas.



Ponta da Piedade tem a praia mais bonita do mundo





Ponta da Piedade, Praia do Camilo e vista aérea da Praia Dona Ana - Lagos - Algarve

O título foi dado por uma jornalista do Huffington Post à Ponta da Piedade, localizada na zona costeira deLagos, no Algarve. Suzy Strutner escreveu: Não conseguimos resistir a praia Ponta da Piedade, em Portugal, onde as rochas são tão altas que parecem tocar o céu. Parece que estamos navegando em água cristalina. É tão bela que se torna difícil olhar para ela.

Na verdade, a Ponta da Piedade não é propriamente uma praia, mas um espaço que compreende diversas delas. De qualquer forma, o título é bem-vindo e acaba por destacar mais um cartão postal do país para o mundo (assista ao vídeo de um delicioso passeio de barco que fizemos por lá e veja como é fácil chegar a esse paraíso).

Com uma vista magnífica sobre o Atlântico e as formas das falésias esculpidas pelo mar e pelo tempo, a Ponte da Piedade é um cenário idílico de rochas recortadas que contrastam fortemente com as águas azuis esverdeadas abaixo.

Localizada a 2 km de Lagos, cheia de grutas, baías desconhecidas e praias tranquilas, a Ponte da Piedade é particularmente cativante quando vista do mar.

 

 

 



 

Escadas compridas e estreitas levam-no até uma pequena enseada onde belos barcos esperam por visitantes que desejam explorar este paraíso natural. Nessas viagens, pescadores experientes percorrem habilidosamente as gigantescas esculturas em pedra, revelando seus nomes e segredos. Alguns nomes dados a essas rochas deformadas e perpetuados pelos pescadores incluem General De Gaulle, Chaminé (chaminé), Catedral (catedral), Belas-Artes (belas artes), Camelo (camelo), Museu (museu), Submarino (subaquático), Cozinha (cozinha) e Gruta dos Amores (gruta do amor).

 

Enriquecendo ainda mais essa configuração, estão as muitas espécies de pássaros que fazem dele seu habitat. A pouca distância do litoral, existem várias ilhas nas encostas das quais é comum ver ninhos de falcões peregrinos, corvos, gralhas, andorinhas e andorinhas, assim como colônias de garças e garças.

Aqueles que se atreverem a subir 182 degraus até o topo do farol terão uma vista do promontório da Ponte da Piedade, que marca o limite entre a terra e o mar.



Praia do Pinhão Lagos Algarve





Esta praia pode ser alcançada através dum trilho pedonal que parte da Praia D. Ana, percorrendo o topo da arriba ao longo de 300 metros, e onde se pode observar alguma da vegetação típica do litoral: pampilho-marítimo, açafate-de-prata, salgadeira e barrilha crescem profusamente nas cavidades rochosas.

Para o interior dominam espécies características dos matos como a aroeira e o zambujeiro. A praia encontra-se dividida por uma formação rochosa que exibe arcos e grutas; os areais são pequenos e encontram-se encaixados entre arribas altas, talhadas em rochas carbonatadas de cores quentes.

No setor norte da praia, mais exíguo, foi construído um miradouro com uma escadaria que desce até mar, permitindo, na maré cheia, mergulhar na água salgada sem passar pela areia. Uma extensa área rochosa imersa convida aos passeios subaquáticos. Apesar de se encontrar já perto da malha urbana de Lagos, a praia é relativamente tranquila.



Praia do Porto de Mós Lagos Algarve





A praia nasce num vale amplo e aberto, formando um extenso areal enquadrado nas extremas por arribas altas. Do Miradouro da Atalaia, situado no topo da arriba a poente, a paisagem é soberba, avistando-se a linha de costa até Sagres.

Para poente dominam os cinzentos-claros, as arribas são talhadas em margas (calcários com elevado teor de argila) muito laminadas e sustidas em equilíbrios precários.

Na época húmida acumula-se na base da arriba espessa camada de argila, a qual os locais dizem possuir propriedades medicinais. Na face da arriba crescem plantas bem adaptadas à salsugem como a salgadeira, a barrilha e a valverde-dos-sapais, ou caniços nos locais que evidenciam escorrências de água.

Para nascente as arribas exibem tons ocres, muito quentes, e avistam-se já as formações rochosas que configuram a Ponta da Piedade. Apesar da proximidade com a cidade de Lagos, o areal possui troços muito tranquilos, sobretudo nas extremas da praia.



Praia da Luz ou Vila da Luz fica situada na Lagoa Algarve





Praia da Luz é uma praia localizada a 7 km de Lagos (Algarve, Portugal) na vila da Luz. Sendo uma aldeia piscatória, agora tem diversos complexos turí­sticos para férias. Povoação de pescadores de tradições antigas, a Luz torna-se durante o verão uma localidade muito concorrida que nunca perde o seu encanto. A praia, que tomou o nome da localidade, tem excelentes infraestruturas de apoio, como a possibilidade de alugar equipamento para desportos náuticos, acessibilidades e apoios para cidadãos com mobilidade reduzida.

É uma zona de férias que recebe todos os anos turistas de diversas nacionalidades (sobretudo portugueses, espanhóis, ingleses, franceses e alemães). Apesar da cintura de betão que continua a desenvolver-se em seu redor, a vila mantém parte do seu encanto, sobretudo nos dias de Verão, quando a praia é uma das mais concorridas.

A praia associa-se a uma povoação de veraneio muito cosmopolita, outrora uma vila piscatória de grande importância, sobretudo entre os séc. XIII e XVI. Uma marginal calcetada acompanha a frente de mar, oferecendo esplanadas solarengas e muita animação durante o verão.

Ladeada por grandes palmeiras, esta via funde-se a poente com as muralhas da fortaleza originalmente construída para proteger a Igreja da Luz dos ataques de piratas do norte de África.

No sopé da muralha, já na praia, uma extensa plataforma rochosa de cores quentes e muito esculpida pelo mar exibe fósseis marinhos e alguma da vida da faixa entre-marés: anémonas, lapas, búzios e algas coloridas.

Para nascente a arriba eleva-se, talhada em calcários e margas e muito ravinada pela escorrência das águas. Nesta arriba esbranquiçada, uma formação rochosa muito escura sobressai na paisagem: é a chamada Rocha Negra, um filão vulcânico da Serra de Monchique que se estendeu até ao mar. Esta baía de águas calmas é propícia à prática de desportos náuticos: windsurf, kitesurf, canoagem ou mergulho.



Praia da Ponta da Piedade





A Ponta de Piedade é um monumento natural turístico de Lagos, no Algarve em Portugal. É composta de várias formações rochosas do tipo falésia, com até 20 metros de altura aproximadamente, sendo um dos pontos turísticos de maior interesse fotográfico da região

Com uma magnífica vista sobre o Atlântico e as formas das falésias, esculpidas pelo mar e pelo tempo, a Ponta da Piedade constitui um cenário edílico de rochedos recortados em constante contraste com o azul esverdeado das águas.

Situada a dois quilómetros de Lagos, na Costa d’Oiro, e repleta de grutas, baías desconhecidas e praias tranquilas, a Ponta da Piedade é particularmente atraente quando vista a partir do mar.

Uma longa e estreita escadaria conduz a uma pequena enseada, onde barcos pitorescos esperam pelos visitantes que pretendem explorar este paraíso natural.

Nestas viagens, os pescadores experientes que conduzem os barcos, contornam as gigantescas esculturas de pedra, ao mesmo tempo que desvendam os seus segredos e revelam os seus nomes.

General De Gaulle, Chaminé, Catedral, Belas-Artes, Camelo, Museu, Submarino, Cozinha e Gruta dos Amores são alguns dos nomes destas rochas disformes que os pescadores vão perpetuando.

A enriquecer todo este cenário, estão todas as aves que aqui têm o seu habitat. A pouca distância da linha da costa existem diversos ilhéus em cujas encostas é comum ver ninhos de Falcões-Peregrinos, Corvos, Gralhas-De-Nuca-Cinzenta, Andorinhões Reais e Andorinhões Pálidos, bem como uma colónia de Garças Brancas e Carraceiros.

Quem tiver força para subir 182 degraus pode desfrutar, do alto do farol, da vista para o promontório que recebeu o nome de Ponta da Piedade e que marca o limite entre a terra e o mar.





Castelo de Lagos





O Castelo de Lagos, no Algarve, localiza-se na cidade e concelho de mesmo nome, distrito de Faro, em Portugal.

A evolução das fortificações de Lagos acompanhou a longa história da cidade. Embora o castelo não tenha chegado até aos nossos dias e o conjunto da cerca medieval se encontre relativamente descaracterizado,

Lagos é a cidade algarvia com perí­metro fortificado mais extenso. Este conjunto foi reforçado ao final do século XIII, pela construção de outras fortificações que cooperavam para a defesa da cidade e sua baí­a, entre as quais se destacam, entre outras, o Forte da Ponta da Bandeira e o Forte da Meia Praia.

Arquitectura militar dos séculos XIV a XVII. Situado num local onde alguns historiadores supõem ter existido uma alcáçova islâmica. Porém, a existência do Castelo de Lagos só é confirmada, por fontes históricas,  a partir do século XIV. À primitiva alcáçova de planta poligonal, foi exteriormente adossado um baluarte da Cerca Nova renascentista.

Após 1581, a secção medieval, mais fortificada, foi transformada em residência dos Governadores do Algarve, procedendo-se, então, a obras de adaptação desse espaço. A planta de Lagos desenhada por Alessandro Massay em 1617 é a mais antiga ilustração desta estrutura fortificada.



Praia de Dona Ana situada em Lagos Algarve





A praia de Dona Anaé uma praia em Lagos, Algarve, Portugal, conhecida devido à grande beleza da paisagem.  Antes de iniciar a descida para a praia vale a pena alongar o olhar no pequeno miradouro e contemplar a linha de costa e as curiosas formações rochosas esculpidas pelas águas doces e salgadas: leixões, algares e grutas.

Nos leixões dispersos pelo horizonte brilham inúmeros pontos brancos: gaivotas, garças ou guinchos repousam nestas plataformas sobranceiras ao mar.

Plantas com adaptações especiais à salsugem, como a barrilha ou a salgadeira, revestem as paredes rochosas. O areal da praia D. Ana desdobra-se em reentrâncias geradas pelo recorte da arriba, proporcionando recantos resguardados aos banhistas.

Já dentro de água, um passeio de máscara e barbatanas revela um colorido diferente: algas, anémonas, estrelas-do-mar, ouriços, camarões ou cardumes de pequenos peixes, povoam os blocos rochosas imersos.

Dona Ana é uma praia afamada e muito frequentada, tendo já sido considerada uma das melhores praias do mundo por publicações da especialidade.

A Praia da Dona Ana é uma das praias mais pitorescas de Algarve é um ótimo local para o seu dia de praia.

A Praia Dona Ana está localizada ao sul de Lagos e está situada dentro das falésias calcárias da pequena península de Ponta da Piedade. Esse é um lindo cenário natural; os penhascos altamente em erosão revelam camadas de estratos dourados, as águas calmas do mar têm uma cor turquesa idílica e as areias são macias e convidativas.

Junto com o cenário deslumbrante, há todas as facilidades esperadas de uma praia popular, incluindo restaurantes de praia, lojas e chuveiros









O que visitar e conhecer em Portugal

20 coisas para fazer e visitar no inverno em Beja

20 coisas para fazer e visitar no inverno em Beja

Museu Municipal de Aljustrel O Museu Municipal de Aljustrel, depositário de grande parte do espólio arqueológico e etnográfico recolhido no concelho, convida-o a realizar uma viagem no tempo, através dos artefactos utilizados pelos diversos povos que aqui se estabeleceram, desde os períodos mais remotos at...
15 coisas para fazer e visitar no verão na Ericeira

15 coisas para fazer e visitar no verão na Ericeira

Arquivo Museu da Santa Casa da Misericrdia da Vila da Ericeira Arquivo-Museu da Santa Casa da Misericórdia da Ericeira   Desde a sua instituição no ano de 1678, a Santa Casa da Misericórdia da Ericeira, vem acumulando recordações, documentos e espólios não só da sua actividad...
Os 9 melhores sitios para ver e visitar em Funchal

Os 9 melhores sitios para ver e visitar em Funchal

Praia da Madalena do Mar ilha da MadeiraA Praia da Madalena do Mar é uma praia situada na freguesia homónima, pertencente ao municí­pio da Ponta do Sol, na ilha da Madeira, Portugal. Constituí­da por calhau, possui um solário em deck com 700m, dois restaurantes, bar, balneários, campo de voleibol, ...
Dicas dos 7 lugares grátis para visitar em Lisboa

Dicas dos 7 lugares grátis para visitar em Lisboa

Capela do Pao da Bemposta em Arroios LisboaA Capela do Paço da Bemposta é uma capela situada no Paço da Rainha, Da autoria de João Antunes, a construção do Paço da Bemposta destinado a residência de D. Catarina de Bragança, mulher de Carlos II de Inglaterra e filha de D. Joã...