Tem apenas 400 habitantes Vilarinho da Castanheira umas das aldeias mais bonitas de Portugal

Tem apenas 400 habitantes Vilarinho da Castanheira umas das aldeias mais bonitas de Portugal

A freguesia de Vilarinho da Castanheira recebeu o certificado de classificação que comprava a sua integração na Rede Nacional de Aldeias de Portugal.

 

A Rede, é composta por um conjunto de lugares, em que a sua comunidade e atores locais que valorizam o passado e os recursos locais, em simbiose com o conforto e as novas tecnologias.

 

As Aldeias de Portugal são um novo conceito, da forma de abordar o Turismo Rural, que se diferencia da restante oferta por proporcionar aos seus visitantes a Experiência da Ruralidade através de um produto único e inimitável, mais personalizado, que valoriza a hospitalidade, o lazer os usos e costumes.

 

 

 

 

Vilarinho da Castanheira é uma aldeia do Concelho de Carrazeda de Ansiães e sede de freguesia localizada geograficamente a 14,9 km a sudeste da sede de concelho, tem acesso às estradas M624 e N324. Integra a freguesia de Vilarinho da Castanheira o lugar de Pinhal do Douro. A atual freguesia estende-se do sopé da Serra da Lousa até ao Rio Douro mantendo ainda um vasto território, que lhe advém do facto de ter sido sede de concelho.




 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Filipe Guedes (@bikesabeach75)





Vilarinho da Castanheira na sua génese estabeleceu-se como cabeça de um extenso território a quem Afonso II, D. Dinis, D. Pedro e D. Manuel I outorgam ou reconhecem forais. Em 1836, com as reestruturações administrativas liberais, o concelho perderá a sua autonomia, acabando por ser definitivamente extinto em 1853.

 

 

Na freguesia como pontos de interesse destacam-se as nuances paisagísticas e as formas atualmente existentes de ocupação do solo. A norte desenvolve-se a montanha, as terras do granito com culturas como o centeio, as hortas, os pomares e extensas manchas de pinhais e de soutos; para sul as encostas voltadas ao Douro, terras já de xisto onde a vinha e os olivais tomam um papel preponderante na moldagem e organização da paisagem.

 


Em Vilarinho da Castanheira eixistem alguns vestígios de uma necrópole de sepulturas escavadas na rocha localizada nas imediações da igreja matriz, no local designado localmente como cerca do Fidalgo.
Também a igreja paroquial dedicada a Santa Maria Madalena, a fonte de mergulho da Urraca e algumas casas brasonadas, das quais se destaca a dos Morais Sarmento.

 

 







O que visitar e conhecer em Portugal

As 12 melhores coisas para fazer no inverno em Matosinhos

As 12 melhores coisas para fazer no inverno em Matosinhos

Padro do Bom Jesus de MatosinhosO Padrão do Bom Jesus de Matosinhos localiza-se em Matosinhos, Portugal.  Datado do século XVIII e conhecido também por “Senhor do Espinheiro” ou “Senhor da Areia”, assinala o local onde, segundo a lenda, apareceu a imagem do Bom Jesus de Bouças, mais tar...
Os 9 melhores sitios para ver e visitar em Funchal

Os 9 melhores sitios para ver e visitar em Funchal

Complexo Balnear Doca do CavacasO Complexo Balnear Doca do Cavacas, também conhecido por Poças do Gomes, é um pequeno complexo balnear do Funchal. É constituí­do por poças naturais e existe acesso directo ao mar. O acesso é pago. Tem bandeira azul. Anteriormente, conhecido por a “Po&cced...
Os 15 melhores lugares para visitar em Vila do Conde

Os 15 melhores lugares para visitar em Vila do Conde

Museu de Vila do CondeEm 1979, na Casa de S. Sebastião, atual Centro de Memória, é criada uma exposição, com peças cedidas temporariamente, potenciadora da coleção do Museu de Vila do Conde, nomeadamente no que se refere à musealização da Construção Naval de ...
Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Leiria

Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Leiria

Castelo de Porto de Ms Castelo de D. Fuas Roupinho Porto de MsO Castelo de Porto de Mós, também referido como Castelo de D. Fuas Roupinho, localiza-se na freguesia de Porto de Mós - São João Baptista e São Pedro, na vila de Porto de Mós, no distrito de Leiria, em Portugal. Erguido sobre um outeiro...