As poeiras chegaram esta segunda-feira ao sudeste da Península Ibérica, em Espanha, e pintaram os céus da região de cor de laranja. Mas o fenómeno também já se estendeu para Portugal, vai afetar o interior Norte e Centro de Portugal até quinta-feira.
Uma tempestade de areia vinda do deserto do Saara, fez com que o céu da região ficasse em um tom avermelhado em Portugal Alguns moradores compararam a coloração com o planeta Marte.
O serviço de meteorologia afirma que há risco de chuvas fortes, ventos intensos e agitação no mar
Serviços de meteorologia da região chamam a atenção para redução da visibilidade, piora na qualidade do ar e efeitos prejudiciais à saúde.
Imagens do céu alaranjado pela nuvem de areia circularam nas redes sociais.
Este episódio de poeiras em suspensão afeta toda a Península Ibérica e deverá permanecer até ao final de dia 17, quinta feira, segundo disse à Rádio Portalegre Ângela Lourenço, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)
As poeiras em suspensão, oriundas do norte de África, atingiram a Península Ibérica, prevendo-se que persistam até ao fim do dia 17, quinta-feira.
Ângela Lourenço adiantou que os efeitos mais visíveis deste fenómeno são a alteração das tonalidades do céu e a possibilidade de chuvas de lama, em caso de precipitação.
A meteorologista disse ainda que estas poeiras “normalmente ficam nos níveis acima da superfície com impacto reduzido nas pessoas”, no entanto pode haver transporte mais para a superfície com efeitos nocivos à saúde, sobretudo ao nível do sistema respiratório.