A maior tempestade de sempre de areia em Portugal vinda do deserto vai ficar até 5ª-feira

A maior tempestade de sempre de areia em Portugal vinda do deserto vai ficar até 5ª-feira

As poeiras chegaram esta segunda-feira ao sudeste da Península Ibérica, em Espanha, e pintaram os céus da região de cor de laranja. Mas o fenómeno também já se estendeu para Portugal, vai afetar o interior Norte e Centro de Portugal até quinta-feira.

Uma tempestade de areia vinda do deserto do Saara, fez com que o céu da região ficasse em um tom avermelhado em Portugal Alguns moradores compararam a coloração com o planeta Marte.

 
O serviço de meteorologia afirma que há risco de chuvas fortes, ventos intensos e agitação no mar
 
Serviços de meteorologia da região chamam a atenção para redução da visibilidade, piora na qualidade do ar e efeitos prejudiciais à saúde.
 
Imagens do céu alaranjado pela nuvem de areia circularam nas redes sociais.
 



 

Este episódio de poeiras em suspensão afeta toda a Península Ibérica e deverá permanecer até ao final de dia 17, quinta feira, segundo disse à Rádio Portalegre Ângela Lourenço, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)
 
As poeiras em suspensão, oriundas do norte de África, atingiram a Península Ibérica, prevendo-se que persistam até ao fim do dia 17, quinta-feira.
 
 
 
 
Ângela Lourenço adiantou que os efeitos mais visíveis deste fenómeno são a alteração das tonalidades do céu e a possibilidade de chuvas de lama, em caso de precipitação.
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Marta Pais (@marta_pais)

 
 
A meteorologista disse ainda que estas poeiras “normalmente ficam nos níveis acima da superfície com impacto reduzido nas pessoas”, no entanto pode haver transporte mais para a superfície com efeitos nocivos à saúde, sobretudo ao nível do sistema respiratório.
 

 

 

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Rita Varela (@rittjie)

 







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 12 melhores locais para visitar em Évora

Os 12 melhores locais para visitar em Évora

Castelo de Viana do AlentejoO Castelo de Viana do Alentejo localiza-se na vila, freguesia e concelho de mesmo nome, distrito de Évora, em Portugal. Aproximadamente equidistante das cidades de Évora e de Beja, o castelo ergue-se no sopé sul do monte de S. Vicente, em posição dominante sobre a parte antiga da vila....
O que fazer em Lagoa os 10 melhores locais para visitar

O que fazer em Lagoa os 10 melhores locais para visitar

Praia do CarvoeiroO charme desta praia de pescadores advm da sua pequena baa de aguas transparentes. Mesmo no meio de um centro turstico bastante cosmopolita. H barcos que podem ser alugados para visitar as grutas e as praias isoladas que abundam nas suas imediaes. O Hotel Carvoeiro Sol encontra-se mesmo em frente da praia e o Hotel Apartame...
Os 15 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Ilha Terceira

Os 15 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Ilha Terceira

Praia das Cinco RibeirasConstituída por diversas piscinas naturais abastecidas pela água do mar, a Zona Balnear das Cinco Ribeiras está situada na costa sudoeste da Ilha Terceira. Com um enquadramento paisagístico muito bonito, boas estruturas de apoio e bons acessos, esta é uma área de lazer muito apreciad...
Os 8 melhores pontos turisticos e passeios em Elvas

Os 8 melhores pontos turisticos e passeios em Elvas

Muralhas de Elvas AlentejoAs muralhas de Elvas são as maiores fortificações abaluartadas do mundo. Integram o conjunto histórico-cultural inscrito na lista do Património Mundial da UNESCO como A cidade de Elvas, situada a 8 KM de Badajoz (Espanha), constituiu um ponto estratégico de defesa da fronteira e h...