Portugal faz hoje 842 anos Parabéns Portugueses

Portugal faz hoje 842 anos Parabéns Portugueses

Estamos todos de parabéns, já que Portugal faz oficialmente 842 anos – somos, afinal, um dos países mais antigos do mundo! Apesar de não haver um consenso entre os especialistas quanto à data que assinala oficialmente a mais correta, o dia 23 de maio parece-nos ser o mais correto e o dia mais oficial para celebrar de acordo com os costumes da época, já que foi neste dia, em 1179, que o Papa Alexandre III, que representava a Igreja Católica (que governava a Europa na altura) emitiu a bula “Manifestis Probatum”, reconhecendo Portugal como um reino independente.

 

 

D. Afonso Henriques, embora reconhecesse a importância prática do Tratado, sabia que este não serviria de muito sem o reconhecimento da autoridade papal. Este foi um dos motivos pelo qual o futuro rei decidiu prestar vassalagem à Santa Fé e encetou um plano diplomático a longo prazo para tornar Portugal um reino independente e soberano aos olhos dos outros reinos da Europa e, finalmente, aos olhos da Igreja Católica.

 

Desde o Tratado de Zamora até à emissão da bula passaram-se 36 longos anos, durante os quais o rei D. Afonso Henriques reuniu todos os seus esforços para tornar Portugal um reino autónomo e soberano.

 

Este processo foi, contudo, lento devido à conjuntura política e religiosa da época. Por um lado, a independência de Portugal não era naturalmente do interesse do rei de Castela e Leão, uma situação que só mudou depois da morte do rei Afonso VII e a separação destes dois reinos em 1157. Por outro lado, tal como já foi mencionado, a autoridade da Igreja esteve enfraquecida durante o século XII e só reconquistou o seu estatuto com o Papa Alexandre III. 

 

Que outros acontecimentos contribuíram para a independência de Portugal?A vontade pela independência enquanto reino transformou-se na principal luta de D. Afonso Henriques. Não foi um processo fácil nem curto, e houve vários momentos que contribuíram para a soberania do reino.

 

Batalha de São Mamede, travada entre D. Afonso Henriques com os barões portucalenses e forças da sua mãe, D. Teresa, defensores de uma união com o reino de Galiza e comandados pelo conde galego Peres de Trava.

 

Após a morte de D. Henrique, pai de D. Afonso Henriques, D. Teresa assumiu as suas pretensões como figura governadora do Condado Portucalense. A discórdia com a sua própria mãe constituiu a primeira acção independentista de D. Afonso Henriques, e resultou neste confronto que o futuro rei venceu perto de Guimarães a 24 de Junho de 1128.

 

Também a Batalha de Ourique foi mais um passo para a soberania da nação portuguesa. Segundo a tradição histórica, a 25 de Julho de 1139, as tropas de D. Afonso Henriques venceram um exército muçulmano e conseguiram reunir um território suficientemente vasto para se formar um reino. A partir desde momento, a documentação régia começou a referir-se a de D. Afonso Henriques com o título de rei. Há muitas incertezas relativamente aos pormenores da batalha, mas a sua importância para a história portuguesa é evidente.







O que visitar e conhecer em Portugal

As 12 melhores coisas para fazer e visitar em Évora

As 12 melhores coisas para fazer e visitar em Évora

Palácio de Dom Manuel em ÉvoraO Palácio de Dom Manuel, sito em Évora, Portugal, outrora conhecido por Paço Real de S. Francisco foi mandado construir por D. Afonso V, que desejava ter na cidade um paço real fora do castelo para se instalar. O paço, habitado por vários monarcas portugueses, entre os quais D....
O que fazer em Monumentos na Guarda os 12 melhores pontos turisticos

O que fazer em Monumentos na Guarda os 12 melhores pontos turisticos

Castelo de Numão Vila Nova de Foz CôaO Castelo de Numão localiza-se na vila de mesmo nome, freguesia e concelho de Vila Nova de Foz Côa, distrito da Guarda, em Portugal. Na vertente este da serra da Lapa, inscrito atualmente no Parque Arqueológico do Vale do Côa, de seus muros avistam-se os castelos de Ansiães, Cas...
As 10 melhores coisas para fazer no inverno em Monumentos no Porto

As 10 melhores coisas para fazer no inverno em Monumentos no Porto

Igreja dos Carmelitas das mais bonitas do PortoA Igreja dos Carmelitas ou Igreja dos Carmelitas Descalços localiza-se na freguesia da Vitória, na cidade do Porto, em Portugal. Começou a ser construí­da em 1616 e ficou concluí­da em 1628. A decoração do interior só viria a ficar pronta...
Os 15 melhores lugares para visitar em Santarém

Os 15 melhores lugares para visitar em Santarém

Castelo de Almourol em Vila Nova da Barquinha SantarémO Castelo de Almourollocaliza-se na freguesia de Praia do Ribatejo, concelho de Vila Nova da Barquinha, distrito de Santarém, região do Centro (Região das Beiras), em Portugal, embora a sua localização seja frequentemente atribuí­da a Tancos, visto s...