Praia de Ferragudo Algarve





Com o seu casario branco, que desce até às margens do rio Arade, Ferragudo é uma pitoresca povoação de pescadores, situada em frente a Portimão, localidade com a qual em tempos idos partilhava a responsabilidade da defesa da costa. Esta tarefa estava atribuída às fortalezas das duas localidades, que podiam fazer fogo cruzado defendendo o território de ataques inimigos. Junto a Ferragudo, o areal de grande extensão é justamente designado por Praia Grande e possui ótimas estruturas para a prática de desportos náuticos, que incluem escolas de surf e windsurf.



Praia do Vale Centeanes





Um ambiente cénico localizado entre rochas e encostas a pique. A praia do vale de Centeanes tem também boas condições para a prática de Surf. O Hotel Baía Cristal está localizada na falésia debruçado sobre a praia e o Rocha Brava Resort encontra-se a uns 900 metros.

Praia do Carvalho Lagoa (Algarve)





A Praia do Carvalho é uma praia situada na freguesia de Praia do Carvoeiro, pertencente ao concelho de Lagoa (Algarve).

Conhecida por ser uma praia tranquila de areias ricas em conchas e águas lí­mpidas e frias, esta praia ofereça aos seus visitantes (maioritariamente estrangeiros) uma fresca sombra na parte da manhã e da tarde, devido í s suas altas rochas dispostas quer do lado poente, quer no lado nascente. Possui umas escadas esculpidas na rocha por onde se pode subir até meio da falésia, a cerca de 6 metros de altura, e mergulhar na água.

Num recorte anguloso da costa, esconde-se um pequeno areal dourado, enquadrado por arribas esculpidas pela erosão. Dominando a praia, um leixão interrompe a linha do horizonte azul.

O acesso à praia é feito através de um túnel escavado na rocha e, apesar da dificuldade e perigosidade do acesso, a praia é muito popular entre locais e visitantes. No espaço envolvente, o Pampilho-marítimo e o Limónio salpicam a crista da arriba calcária, enquanto Aroeiras, Zimbros, Carrascos e Palmeiras-anãs cobrem o barranco verdejante que desagua na praia.

O temperamento inconstante do maciço rochoso aconselha muita prudência, pelo que o visitante deverá guardar uma distância de segurança em relação às escarpas altaneiras.



Praia do Barranquinho Lagoa, Algarve





A Praia do Barranquinho é uma praia situada em Caramujeira, na zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve.

É conhecida pela sua tipologia rara, pois a extensão de areal entre o acesso e o mar é quase o dobro da distância que perfaz a linha de água.

Encontra-se situada ao lado da Praia da Malhada do Baraço e perto da estrada de acesso à Praia de Albandeira.

É praia vizinha da internacionalmente famosa Praia da Marinha.

Ao lado da praia do Barranco fica o Barranquinho, uma pequena praia em que o acesso só pode ser feito por mar, a pé ou por jipe, pois não há nenhuma estrada que ligue a praia do Barranquinho ao resto do mundo.

Se resolver chegar lá caminhando, então aconselhamos que parta da praia da Marinha, pois no caminho entre as duas praias encontrará paisagens de sonho e a caminhada será compensada pela visão da praia do Barranquinho, um pedaço de paraíso à beira-mar plantado.



Praia do Pintadinho





Uma pequena praia de águas calmas, a praia do Pintadinho fica a oeste do monte da Ponta do Altar. Esta praia tem uma área onde é possível jogar volley. Também há restaurantes e um pequeno parque de estacionamento.

Praia dos Beijinhos situada na Armação de Pera Lagoa Algarve





A Praia dos Beijinhos Apesar de se situar na extrema poente da baía arenosa de Armação de Pera, o areal de Vale Olival insere-se ainda numa zona tipicamente rochosa.

A arriba na envolvente da praia encontra-se muito ravinada, denunciando a existência de linhas de escorrência da água das chuvas, em torno das quais se desenvolvem caniçais e tamargais que alcançam a praia. Uma ribeira de caráter torrencial, marginada por densa vegetação ribeirinha, desagua no areal durante a época húmida.

Para poente as paredes rochosas elevam-se e é possível percorrer um trilho pelo topo da arriba até à vizinha Praia dos Beijinhos.

O caminho é marginado por vegetação típica do litoral e oferece fabulosos panoramas sobre o oceano e sobre as formações rochosas esculpidas pelos elementos: leixões, arcos, algares e galerias subterrâneas delineiam a linha de costa.

Já na Praia dos Beijinhos, uma escadaria percorre a face da arriba até ao areal, ladeada pelo aromático tomilho e pela vistosa açafate-de-prata. No pequeno e acolhedor areal, dois enormes leixões cortam a linha do horizonte, aproximados à distância de uma fresta.



Praia da Senhora da Rocha





Ligada directamente à praia Nova por um túnel, este enclave é muitas vezes alvo de visita de barcos de pesca que compõe um cenário pitoresco com a capela no horizonte. Além de esta praia ter acesso directo a chuveiros, casas de banho e restaurantes, também há a possibilidade de alugar cadeiras de praia.

Praia Grande (Lagoa) Ferragudo no Algarve





A Praia Grande localiza-se na freguesia de Ferragudo, concelho de Lagoa, no Algarve, em Portugal.

Esta praia situa-se para dentro da entrada do porto de Portimão, a leste do Castelo de São João de Arade. Como outras praias do Barlavento Algarvio, é rodeada de arribas carbonatadas originadas no miocénio inferior, muito ricas em fósseis marinhos.

No troço final do estuário do rio Arade, o areal desta praia tranquila encontra-se protegido pelos dois molhes da barra do rio, e enquadrado por arribas de cristas revestidas por uma vigorosa vegetação mediterrânica.

A Norte da praia ergue-se o Forte de S. João do Arade, estrutura que, em conjunto com a Fortaleza de Santa Catarina, garantia a defesa do estuário perante as investidas da pirataria. Não longe, um pouco mais a montante, avista-se o casario branco de vila de Ferragudo, antiga aldeia de pescadores, hoje pequeno núcleo urbano a merecer uma visita.



Foi durante anos o lugar mais secreto de Portugal e do Mundo Algar de Benagil





O Algar de Benagil, no concelho de Lagoa no Algarve é uma espectacular praia escondida na zona do Algarve e que não é (ainda) muito conhecida. É uma enorme gruta a que apenas é possível aceder por mar e que tem uma praia de areia no seu interior.



Quer saber mais sobre esta maravilha da natureza? Então não perca nada do que vamos mostrar a seguir!