Ponta da Piedade, Praia do Camilo e vista aérea da Praia Dona Ana - Lagos - Algarve
O título foi dado por uma jornalista do Huffington Post à Ponta da Piedade, localizada na zona costeira deLagos, no Algarve. Suzy Strutner escreveu: Não conseguimos resistir a praia Ponta da Piedade, em Portugal, onde as rochas são tão altas que parecem tocar o céu. Parece que estamos navegando em água cristalina. É tão bela que se torna difícil olhar para ela.
Na verdade, a Ponta da Piedade não é propriamente uma praia, mas um espaço que compreende diversas delas. De qualquer forma, o título é bem-vindo e acaba por destacar mais um cartão postal do país para o mundo (assista ao vídeo de um delicioso passeio de barco que fizemos por lá e veja como é fácil chegar a esse paraíso).
Com uma vista magnífica sobre o Atlântico e as formas das falésias esculpidas pelo mar e pelo tempo, a Ponte da Piedade é um cenário idílico de rochas recortadas que contrastam fortemente com as águas azuis esverdeadas abaixo.
Localizada a 2 km de Lagos, cheia de grutas, baías desconhecidas e praias tranquilas, a Ponte da Piedade é particularmente cativante quando vista do mar.
Escadas compridas e estreitas levam-no até uma pequena enseada onde belos barcos esperam por visitantes que desejam explorar este paraíso natural. Nessas viagens, pescadores experientes percorrem habilidosamente as gigantescas esculturas em pedra, revelando seus nomes e segredos. Alguns nomes dados a essas rochas deformadas e perpetuados pelos pescadores incluem General De Gaulle, Chaminé (chaminé), Catedral (catedral), Belas-Artes (belas artes), Camelo (camelo), Museu (museu), Submarino (subaquático), Cozinha (cozinha) e Gruta dos Amores (gruta do amor).
Enriquecendo ainda mais essa configuração, estão as muitas espécies de pássaros que fazem dele seu habitat. A pouca distância do litoral, existem várias ilhas nas encostas das quais é comum ver ninhos de falcões peregrinos, corvos, gralhas, andorinhas e andorinhas, assim como colônias de garças e garças.
Aqueles que se atreverem a subir 182 degraus até o topo do farol terão uma vista do promontório da Ponte da Piedade, que marca o limite entre a terra e o mar.