A formação geológica das Portas do Ródão é um local abençoado pela natureza, um dos mais belos de Portugal, e está também ligado a uma antiga lenda.
Esta paisagem surpreendente é formada pela intersecção das montanhas das Talhadas com o curso do rio Tejo, onde as enormes rochas parecem estar dispostas a manter as águas deste grande rio, formando assim as Portas da Vila Velha do Ródão.
Deste ponto de vista maravilhoso e natural, tem-se uma paisagem de tirar o fôlego. A área abriga várias espécies de pássaros bastante raras e em perigo de extinção, como a Eurasian Eagle Owl, o Kite Vermelho ou a Black Stork, abrigando também a maior colônia Griffin do país. Outros animais silvestr
es também podem ser observados na área, como por exemplo, javalis, raposas, veados, lebres ou lontras, entre muitos outros.
Lenda do Rei Wamba
Diz-se que nesta região viveu Wamba, o último rei visigodo na Hispânia (Península Ibérica), que reinou de 672 a 680, e lutou contra os mouros.
Um dia, a esposa de Wamba se apaixonou pelo rei mouro que decidiu sequestrá-la do poder de Wamba. Para isso, tentou construir um túnel que passaria por baixo do rio Tejo. No entanto, ele julgou mal os cálculos. Quando Wamba descobriu os planos do rei mouro, e percebendo o amor que sua esposa sentia pelo outro rei, ele decidiu oferecê-la como presente, ainda que amarrado a uma pedra de moinho, que a fez rolar pelas encostas até o rio Tejo. Nos lugares por onde a pedra de moinho passou, nenhuma vegetação cresceu novamente, como ainda é visível hoje em dia.