Castelo de Guimarães onde tudo começou aqui nasceu Portugal


Situada no distrito de Braga, a pitoresca cidade de Guimarães é um dos mais importantes destinos históricos do país. D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, escolheu esta antiga cidade romana como capital do Reino de Portugal após a sua vitória na Batalha de São Mamede em 1128. Conhecida como Berço da Nação, Guimarães é um local fascinante para visitar, com o seu orgulhoso castelo e bem preservado bairro medieval.




A cidade foi classificada como Património Mundial pela UNESCO. Castelo de Guimarães A imponente torre de menagem do castelo de Guimarães domina todo o horizonte.




Este castelo em forma de escudo foi construído no século X para proteger a cidade dos invasores e ampliado no século XII, passando a ser usado como arsenal e palácio. Segundo a lenda, o primeiro rei de Portugal nasceu aqui.




Os visitantes podem caminhar ao longo das muralhas do castelo e visitar a pequena capela românica de São Miguel.






Em 1910, o castelo foi classificado como monumento nacional. Paço Ducal O Palácio Ducal exibe invulgares influências arquitectónicas do Norte da Europa. Construído no século XV pelo primeiro Duque de Bragança, este impressionante edifício acabou por ser abandonado e cair em ruína, tendo sido restaurado durante a ditadura de Salazar.




O museu e as salas principais abrigam belas peças de mobiliário renascentistas, soberbas tapeçarias flamengas e tapetes persas. O Palácio está classificado como monumento nacional e é hoje usado como residência oficial do Presidente da República.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal