Praia de Albandeira Caramujeira, Lagoa, no Algarve
A Praia de Albandeira é uma praia situada em Caramujeira, na zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve.
É conhecida pelas suas piscinas naturais existentes nas rochas, as quais proporcionam uma magnífica experiência balnear aos seus visitantes. Esta praia serve ainda de estância balnear aos turistas do Hotel Suites Alba Resort & SPA.
A sua estrada de acesso, permite ainda o acesso à Praia do Barranquinho e à Praia da Malhada do Baraço.
É praia vizinha da internacionalmente famosa Praia da Marinha
O caminho para a praia é estreito e sinuoso, seguindo por campos com matos mediterrânicos que vão ocupando os antigos pomares de sequeiro onde ainda se sente o aroma adocicado das alfarrobeiras.
Mais perto do mar crescem exuberantes matos litorais com zimbro e espécies típicas das arribas como o funcho-do-mar, a barrilha, a salgadeira e o vistoso pampilho-marítimo, formando uma mancha verde que envolve a praia.
O areal é pequeno e encontra-se dividido por um afloramento rochoso que origina abrigos, quase sempre aproveitados pelos banhistas, bem como piscinas naturais.
Praia da Cova Redonda Lagoa Algarve
ale a pena descer a longa e estreita escadaria de calçada portuguesa para chegar ao areal.
A brancura da areia, a transparência da água e a tranquilidade da praia são a generosa recompensa de quem se mete ao caminho
Considerada uma das praias mais bonitas da Europa, a Praia Cova Redonda possui pequenas manchas de areia espalhadas entre formações rochosas esculpidas pela erosão. A praia é cercada por altas falésias e fica a leste da Praia da Senhora da Rocha, com acesso através de uma longa mas suave série de degraus entre vegetação exuberante.
Praia do Carvalho Lagoa (Algarve)
A Praia do Carvalho é uma praia situada na freguesia de Praia do Carvoeiro, pertencente ao concelho de Lagoa (Algarve).
Conhecida por ser uma praia tranquila de areias ricas em conchas e águas límpidas e frias, esta praia ofereça aos seus visitantes (maioritariamente estrangeiros) uma fresca sombra na parte da manhã e da tarde, devido í s suas altas rochas dispostas quer do lado poente, quer no lado nascente. Possui umas escadas esculpidas na rocha por onde se pode subir até meio da falésia, a cerca de 6 metros de altura, e mergulhar na água.
Num recorte anguloso da costa, esconde-se um pequeno areal dourado, enquadrado por arribas esculpidas pela erosão. Dominando a praia, um leixão interrompe a linha do horizonte azul.
O acesso à praia é feito através de um túnel escavado na rocha e, apesar da dificuldade e perigosidade do acesso, a praia é muito popular entre locais e visitantes. No espaço envolvente, o Pampilho-marítimo e o Limónio salpicam a crista da arriba calcária, enquanto Aroeiras, Zimbros, Carrascos e Palmeiras-anãs cobrem o barranco verdejante que desagua na praia.
O temperamento inconstante do maciço rochoso aconselha muita prudência, pelo que o visitante deverá guardar uma distância de segurança em relação às escarpas altaneiras.
Praia do Canavial Lagos Algarve
Trata-se de um areal estreito que surge imediatamente a nascente de Porto de Mós, encaixado entre arribas cenicamente recortadas, isolado e tranquilo.
O nome da praia deriva do denso caniçal que se desenvolve em torno duma linha de água torrencial, a qual corre em cascata pela arriba na época das chuvas.
O acesso à praia faz-se através de um trilho pedonal que percorre o topo da arriba, onde os matos ricos do barrocal algarvio ocupam lentamente antigos pomares de figueiras.
O sinuoso e estreito trilho para o areal desce por degraus talhados na face da arriba onde dominam tons ocres e rubros, muito intensos. As paredes rochosas carbonatadas estão muito esculpidas e fissuradas pela passagem da água das chuvas; nas pequenas cavidades que se formam crescem plantas típicas destes ambientes agrestes como a erva-pinheira, o pampilho-marítimo, a açafate-de-prata e o limónio. A transparência da água revela curiosas formações rochosas submersas.
Praia do Barranquinho Lagoa, Algarve
A Praia do Barranquinho é uma praia situada em Caramujeira, na zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve.
É conhecida pela sua tipologia rara, pois a extensão de areal entre o acesso e o mar é quase o dobro da distância que perfaz a linha de água.
Encontra-se situada ao lado da Praia da Malhada do Baraço e perto da estrada de acesso à Praia de Albandeira.
É praia vizinha da internacionalmente famosa Praia da Marinha.
Ao lado da praia do Barranco fica o Barranquinho, uma pequena praia em que o acesso só pode ser feito por mar, a pé ou por jipe, pois não há nenhuma estrada que ligue a praia do Barranquinho ao resto do mundo.
Se resolver chegar lá caminhando, então aconselhamos que parta da praia da Marinha, pois no caminho entre as duas praias encontrará paisagens de sonho e a caminhada será compensada pela visão da praia do Barranquinho, um pedaço de paraíso à beira-mar plantado.
Praia do Carvalho
Um pequeno pedaço de areal ente arribas de cor ocre, é um local pacífico que dispõe de infra estruturas turísticas.
Praia de Nossa Senhora da Rocha Lagoa Algarve
A Praia de Nossa Senhora da Rocha é uma praia da freguesia de Porches, no concelho de Lagoa, região do Algarve, em Portugal.
Fica junto uma pequena comunidade piscatória que recebeu o nome popular de Senhora da Rocha em tributo à Virgem Maria devotada numa antiga ermida sitiada no topo do pontão de uma falésia onde se encontra também os vestígios do Forte de Nossa Senhora da Rocha. Este pontão e praia são usados como refúgio para os barcos dos pescadores.
A praia é flanqueada por falésias, mas de especial interesse a falésia a Oeste onde se encontra o Forte e a Capela de Nossa Senhora da Rocha. Ainda nesta falésia existe um túnel escavado na rocha, que liga a Praia de Nossa Senhora da Rocha com a Praia Nova.
O facto de a Praia de Nossa Senhora da Rocha estar protegida por altas arribas não só traz uma grande vantagem para os pescadores, como também para os turistas nos dias de ventos menos agradáveis.
A praia, muito acolhedora, surge associada ao porto de pesca da Nossa Senhora da Rocha, sendo assim o areal partilhado com as embarcações, artes de pesca (sobretudo alcatruzes) e casas de aprestos dos pescadores.
As mesmas embarcações fazem também, a pedido dos turistas, visitas às grutas marinhas da região onde se produzem fascinantes jogos de luz e cor, bem como a praias isoladas só acessíveis por mar.
O areal é delimitado a nascente pela linha alta da arriba, onde são visíveis vários algares em corte, e a poente pelo longo promontório da Nossa Senhora da Rocha, de onde se avista toda a linha de costa até Albufeira.
Atravessando um túnel escavado sob o promontório é possível aceder ao areal da vizinha Praia Nova. Uma mancha muito verde envolve a praia, com zimbro, oliveira-brava e aroeira. Na face da arriba são já comuns as plantas típicas destes ambientes salinos, bem como as inúmeras aves que por aqui se refugiam: falcões, guinchos, gaivotas e andorinhões.
Praia dos Tremoços Lagoa Algarve
A praia dos Tremoços ocupa uma pequena baía abrigada, na parte nascente do Concelho de Lagoa. Um molhe submerso e a alimentação artificial da praia garantem um areal, praticamente inexistente há alguns anos. Apesar de não ser fácil encontrar o acesso, a persistência será largamente recompensado por um dia de praia inesquecível.
A natureza muito frágil das arribas torna sensato guardar uma distância de segurança.
Na Praia dos Tremoços, a alimentação artificial da praia e a construção de um molhe garantiram a acumulação de um areal na pequena enseada abrigada por arribas altas, praticamente inexistente até há alguns anos.
O acesso à praia faz-se pelo interior do empreendimento turístico que circunda a enseada; percorre-se um caminho empedrado e fresco, ladeado por pinheiros e loendros, o qual dá acesso a um trilho balizado já no topo da arriba.
Para alcançar o areal desce-se uma escadaria estreita, escavada na face da arriba, onde se observam fósseis marinhos. Estas arribas de cores quentes encontram-se muito ravinadas, sobretudo a poente, onde a vegetação também se adensa entre pinhais e matos mediterrânicos, e, nas linhas de escorrência de água, com caniçais.
É possível percorrer o trilho da arriba para poente, recomendando-se a devida cautela, onde se oferecem ao caminhante vistas soberbas sobre a linha de costa, avistando-se a ampla baía arenosa de Armação de Pera, bem como a vizinha praia da Cova Redonda.
Praia do Pintadinho
Uma pequena praia de águas calmas, a praia do Pintadinho fica a oeste do monte da Ponta do Altar. Esta praia tem uma área onde é possível jogar volley. Também há restaurantes e um pequeno parque de estacionamento.
Praia de Benagil Lagoa, Algarve
A Praia de Benagil é uma praia situada em Benagil, na zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve. Aldeia de pescadores, que com os seus barcos quase escondem o pequeno areal, a Praia de Benagilfica situada num dos mais bonitos trechos da costa algarvia, em que as arribas recortadas formam grutas e algares.Banhada por um mar tranquilo, esta zona é ideal para passeios de barco em que poderá descobrir praias desertas, inacessíveis por terra, onde encontra uma tranquilidade difícil de ultrapassar.
A praia, outrora o domínio das gentes da faina da pesca é, nestes tempos, ocupada sobretudo por banhistas.
Agora, os coloridos botes de madeira deram lugar a embarcações modernas que dão as boas vindas da praia a estes novos utentes. Durante o verão, a atividade piscatória é complementada com visitas às grutas, guiadas por quem melhor conhece esta costa.
Praia da Senhora da Rocha
Ligada directamente à praia Nova por um túnel, este enclave é muitas vezes alvo de visita de barcos de pesca que compõe um cenário pitoresco com a capela no horizonte. Além de esta praia ter acesso directo a chuveiros, casas de banho e restaurantes, também há a possibilidade de alugar cadeiras de praia.
Praia do Vale de Centeanes Carvoeiro Lagoa Algarve
A Praia do Vale de Centeanes é uma praia situada na freguesia de Carvoeiro, no concelho de Lagoa.
É uma praia que tem Bandeira Azul. O areal estende-se para poente, ladeado por arribas imponentes e muito esculpidas. Na base das paredes rochosas observam-se grutas escavadas pelo mar; já no troço central da praia a face da arriba encontra-se finamente ravinada com sulcos por onde escorre a água das chuvas.
Um largo passadiço percorre o areal, acompanhando uma plataforma rochosa onde se observam plantas típicas das arribas e fósseis marinhos.
Os passeios encontram-se favorecidos nesta praia: uma escadaria de madeira marca o início de um percurso de natureza e leva o visitante ao topo da arriba nascente, revestida por exuberantes matos litorais e de onde se admira a vista sobre a linha de costa; já uma máscara e um par de barbatanas desvendam os segredos da vida marinha, desde os animais característicos do ambiente entre-marés (cracas, mexilhões, lapas e anémonas) visíveis nas paredes rochosas, até aos cardumes de safias, sargos ou peixes-rei, que nadam em torno dos leixões.
Praia de Armação de Pêra
Foi durante séculos uma vila piscatória , um polo de atracção para muitos pescadores dada a abundância de peixe nesta zona, nomeadamente o atum e a sardinha, que eram salgados e vendidos ao centro e ao sul do de Portugal. Hoje em dia ainda se vêm as redes dos pescadores mas agora estão lançadas para o negocio turístico dos muitos visitantes que vêm para passar ferias nestas areias e aguas quentes e vastas. Armação de Pêra tem ainda uma atmosfera viva e fervilhante do jet set. O Holiday Inn está localizado nesta praia e tem bastantes infra estruturas e serviços disponíveis tal como um grande parque de estacionamento, chuveiros, casas de banho, centro de primeiros socorros e áreas de desporto de praia. Há também um parque de campismo bem perto.
Praia do Vale Centeanes
Um ambiente cénico localizado entre rochas e encostas a pique. A praia do vale de Centeanes tem também boas condições para a prática de Surf. O Hotel Baía Cristal está localizada na falésia debruçado sobre a praia e o Rocha Brava Resort encontra-se a uns 900 metros.
Praia do Molhe Ferragudo, Lagoa (Algarve)
A Praia do Molhe situa-se em Ferragudo, no concelho de Lagoa (Algarve), no Algarve, Portugal.
O seu nome é devido ao facto de possuir um dos molhes que demarca o fim do rio Arade e o início do Oceano Atlântico.
Esta é uma pequena praia que se desenvolve em torno do molhe nascente do Rio Arade; o acesso ao areal faz-se através de uma altaneira zona de estadia, a partir da qual se desce uma íngreme escadaria de pedra escavada na face da arriba.
As arribas, de cores marcadamente quentes, encontram-se muito fissuradas e recortadas, sendo visíveis inúmeros blocos rochosos no areal, vestígios de antigos desmoronamentos.
Enormes arbustos de barrilha e salgadeira revestem as paredes rochosas, são plantas especialmente adaptadas à salsugem. Na direção do interior do estuário acumula-se exíguo areal junto ao molhe e as águas são calmas.
Já na face marítima do molhe, o areal é mais consistente e o mar também, sendo frequentes as vagas que galgam o molhe e os surfistas que sondam o horizonte em busca de ondas.