Praia do Castelo de Albufeira





No Castelo as arribas elevam-se, marcando a paisagem. O areal, encaixado entre paredes pedregosas, desdobra-se em recantos escondidos e pequenas enseadas. Na extrema leste da praia, uma cénica formação rochosa que faz lembrar as ameias de um castelo fantasioso, batiza a praia.

Trata-se dum pequeno promontório muito recortado, com leixões destacados que constituem núcleos rochosos mais resistentes à erosão. Na envolvente da praia domina o verde profundo dos pinhais. No topo aplanado dos leixões também domina o verde, desta feita de plantas adaptadas ao ambiente marinho como a barrilha, a salgadeira e o funcho-do-mar. Diversas aves marinhas, como os falcões ou os corvos-marinhos, apreciam estes locais inacessíveis a predadores terrestres.

As caminhadas pelas arribas estão aqui favorecidas, descobrindo-se pequenas enseadas e observando-se geoformas geradas pela erosão, sobretudo algares e grutas. Recomenda-se, porém, cautela e a guarda de uma distância de segurança ao rebordo das arribas.



Praia das Belharucas Albufeira





A Praia do Barranco das Belharucas situa-se no extremo ocidental da Praia da Falésia (que se estende para leste por quilómetros até Vilamoura) e está separada dos Olhos de Água por rochas, que se podem atravessar a pé na maré baixa. O seu curioso nome, deve-se à própria falésia, popularmente designada por barranco, que é procurada pelas belharucas, uma das espécies de aves que aqui nidificam.Com acesso difícil por uma estrada de terra batida que atravessa o pinhal e uma entrada direta para os hóspedes do Sheraton Pine Cliffs, esta é uma praia tranquila e preservada, onde se pode encontrar uma diversificada oferta de desportos e divertimentos aquáticos.

Praia de areia dourada. O areal é amplo, sobretudo para Nascente, estendendo-se até à Praia da Falésia. A partir desta praia, o litoral calcário muito recortado do Barlavento Algarvio cede o lugar às arribas macias, em areia e argila, que se estendem ao concelho de Loulé. As vertentes da arriba estão muito ravinadas pela escorrência da água das chuvas, gerando formas muito vincadas e sinuosas, requintadamente esculpidas.

Tem acesso através de linha de água, o Barranco das Belharucas, acesso sinuoso e rasgado na arriba de cores ocres, onde a vegetação cresce de forma exuberante e frondosa. O acesso viário alcatroado faz-se através da estrada que liga Olhos de Água à Aldeia das Açoteias, seguindo a sinalização para a praia.



Praia do Castelo





Esta pequena enseada est bem abrigada e alberga uma excepcional beleza natural. H cadeiras de praia disponveis para alugar, chuveiros e casas de banho, como tambm vigiada durante o vero.

Praia da Coelha





Aninhada entre arribas coloridas, a praia da Coelha apesar da sua reduzida dimenso est bem protegida contra os ventos. possvel alugar cadeiras de sol como tambm h chuveiros, casas de banho e a praia vigiada duranto a durao do vero.

Praia de Arrifes Albufeira





Situada a oeste de Albufeira, a Praia dos Arrifes é uma das mais pequenas do concelho. Esta pequena enseada está abrigada dos ventos por arribas baixas esculpidas onde se podem observar alguns algares, tão característicos da região. O areal é dominado por três imponentes rochedos, que estão na origem do outro nome pelo qual a praia é designada "Três Penecos".O acesso á praia faz-se por escadas de madeira, e na área envolvente revestida de pinhal, encontra-se o parque de estacionamento em terra batida.



Praia do Vale do Lobo





A praia deve a sua rara beleza ao tom ocre e rubi das suas arribas. Est rodeada pelo complexos tursticos de alta qualidade Vale do Lobo. e Dona Filipa & San Lorenzo Golf Resort

Praia da Oura Albufeira





A Praia da Oura é uma praia situada no sí­tio denominado Oura, em Areias de São João, concelho de Albufeira. Dispõe de Bandeira Azul Situa-se a leste da Praia dos Aveiros e a oeste da Praia de Santa Eulália. Tem cerca de 900 m de comprimento por 450 metros de largura na maré vazia. Tem todos os apoios e serviços de praia, existindo comércio em toda a zona.

É uma das praias mais frequentadas pelos turistas que visitam o Algarve devido à presença de numerosos hotéis e aparthotéis em Areias de São João. É acessí­vel pela Rua Ramalho Ortigão.

Muito perto de Albufeira, mesmo no centro de uma das zonas mais animadas do Algarve, a Praia da Oura oferece excelentes condições para uns belos dias de férias à beira-mar.O mar tranquilo, que convida ao relax ou à prática de desportos náuticos como o windsurf e o mergulho, é complementado pela agitação noturna de muitos bares, restaurantes e discotecas, em que difícil é só mesmo a escolha.

   

Praia Olhos de gua





A praia encontra-se inserida na pitoresca povoação de Olhos d´Água, terra de pescadores que ainda hoje ocupam o areal com as suas embarcações de pesca artesanal. As afamadas nascentes de água doce que brotam do areal, localmente designadas por olhos d´água ou olheiros, batizaram a povoação e a praia.

Os olhos d´água são visíveis junto ao mar, em situação de baixa-mar, na extrema nascente da praia. Mas são também as arribas calcárias que distinguem Olhos d´Água, já que esta é a primeira praia rochosa na passagem do sotavento arenoso para o barlavento rochoso, e onde se pode observar a vida marinha na faixa entre-marés: lapas, búzios, cracas, pequenos cabozes, anémonas e algas coloridas.

As formações rochosas, muito recortadas, exibem leixões, grutas, arcos, e pequenas enseadas abrigadas. Trata-se duma praia muito frequentada, dado o seu caráter urbano e turístico, dispondo de uma praça central com esplanadas e de um pequeno passeio pedonal pela frente de mar, ladeado por palmeiras.

Tradicionalmente uma pequena aldeia piscatória, Olhos de Água deve o seu nome às nascentes de água doce existentes entre as rochas no extremo leste da praia. Durante a maré baixa é muito fácil encontrar os olheiros borbulhando na areia e sentir a frescura que vem das profundezas. Nos últimos anos a localidade cresceu bastante, mas a praia muito bonita rodeada de arribas coloridas em tons de ocre mantém a sua beleza, sendo uma agradável estância balnear que possui ótimas infraestruturas de apoio e excelentes restaurantes sobre o mar.



Praias do Garrão Poente & Nascente





Localizada bem perto das Dunas Douradas e das suas lagoas vizinhas est relativamente abrigada dos ventos devido as suas encostas circundantes.

Praia de São Rafael





Conhecida pela sua grande beleza, a praia de So Rafael, est perto das localidades de ponte pequena e de ninho de andorinhas, aqui as elevaes dos seus rochedos peculiares so um espectculo de beleza natural. O hotel CS So Rafael fica a 600 metros a norte da praia. Tem todos os comfortos bsicos a proximidade como um parque de estacionamento, restaurantes, casas de banho e aluguer de cadeiras de praia.

Praia de Vilamoura





A atraente praia de Vilamoura complementada por um desenvolvimento turstico que est ao nvel dos mais prestigiados destinos Europeus. A fotografa acima foi tirada desde o Hotel Tivoli Marina Vilamoura. Devido sua proximidade ao centro de Vilamora, esta praia tem uma grande variedade de infra estruturas, desde bares e restaurantes a centros de actividades nuticas.

Praia de Santa Eulália





Esta bonita praia tem um pequeno passeio marginal e est rodeada de barrancos profundos e de pinheiros. Os Apartamentos Alfagar tm acesso directo a esta praia. H tambm um parque de estacionamento, casas de banho, algumas opes de restaurao como bares e restaurantes.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal