O que fazer em Alcobaça os 10 melhores sitios para visitar


Museu da Atlantis





O Centro de Visitas Atlantis foi criado com o objetivo de dar a conhecer a história da empresa, proporcionando aos seus visitantes um contacto direto com o processo de fabrico do cristal.

Beneficiando da herança histórica da Atlantis e da forte tradição vidreira da Marinha Grande, o Centro de Visitas desenvolveu um conjunto de ofertas a nível do turismo cultural e industrial, entre as quais se destacam as visitas à Fábrica e ao Museu.

O Centro de Visitas da Atlantis proporciona-lhe um dia diferente, mostrando-lhe a história centenária da arte do Cristal e a herança de um dos fabricantes de cristal de maior prestígio do mundo e ensinando-lhe in loco o processo de fabrico do cristal e vidro. Neste local ainda pode usufruir de momentos de lazer, arte e cultura e entreter toda a família. Para terminar em beleza, claro, pode efetuar compras no local, encontrando uma grande variedade de produtos do Grupo Vista Alegre Atlantis.



Praia do Salgado (Nazaré/Alcobaça)





A praia do Salgado fica situada em Famalicão (Nazaré), a Sul do concelho e a Norte de São Martinho do Porto, na região Oeste de Portugal. A praia estende-se num areal de cerca 6 km de comprimento por cerca de 100 m de largura. O acesso principal permite chegar à zona centro-sul do areal onde existem algumas casas, café e estacionamentos. Os acessos ao sul da praia, uma zona de rochas bastante frequentada por pescadores e mergulhadores, são difíceis. A zona norte da praia também é difícil acesso pelo que se encontra geralmente vazia. Porém na zona norte, existe a prática de naturismo, não sendo esta praia oficial, mas já conta com bastantes adeptos deste modo de estar natural.

A beleza selvagem da Serra da Pescaria e da Praia do Salgado é o cenário privilegiado para a prática de desportos de natureza e de ar livre, com especial destaque para o parapente.

Entre a Praia da Nazaré e a Praia do Salgado, encontramos a Praia do Sul. De acesso condicionado, entra-se, para este local, através do Porto de Pesca (entrada paga), chegando-se à praia através de uma estrada em terra.

Dadas as condições do mar, as ondas da Praia do Sul são muito procuradas por surfistas e praticantes de bodyboard. É aqui que se realizam, muitas vezes, Campeonatos Nacionais destas modalidades, quando as condições de mar, na praia urbana ou na praia do norte, o não permitem.



Mosteiro de Alcobaça





O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, também conhecido como Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça ou mais simplesmente como Mosteiro de Alcobaça, é um mosteiro situado na cidade de Alcobaça, na região do Centro (Região das Beiras), em Portugal, a primeira obra plenamente gótica erguida em solo português. Foi começado em 1178 pelos monges da Ordem de Cister.

 

Está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO e como Monumento Nacional desde 1910, IPPAR. A 7 de julho de 2007, foi eleito como uma das Sete Maravilhas de Portugal. Em 1834 os monges foram forçados a abandonar o mosteiro, na sequência do decreto de supressão de todas as ordens religiosas de Portugal, promulgado por Joaquim António de Aguiar, ministro dos negócios eclesiásticos e da justiça do governo da regência de D. Pedro, Duque de Bragança.



Praia da Polvoeira em Alcobaça





Com um areal extenso em forma de baía, rodeado por arribas cobertas de arbustos, a Praia da Polvoeira possui uma beleza deslumbrante que os mais audazes poderão apreciar numa melhor perspetiva se subirem à enorme formação rochosa que a separa da sua vizinha Praia de Paredes da Vitória, situada a norte. No entanto, o acesso mais comum faz-se a partir da estrada florestal paralela à costa, que termina numa zona de estacionamento muito ampla, de onde em dias de céu limpo se poderá observar os contornos do litoral para sul.O mar, mais calmo do que nas praias em redor, permite banhos sem perigo e concentra uma grande biodiversidade, de que se destaca a abundância de polvos, na zona de fundos rochosos, no extremo norte da Praia.



Praia da Gralha em Alcobaça





Conhecida praia naturista situada a sul da Nazaré, junto a S. Martinho do Porto. Assim que se entra em S. Martinho do Porto, vire à direita, passe pela Escola e pelos Bombeiros e no fim da rua vire à direita para uma subida de cerca de cem metros, onde verá uma placa com a indicação de "Gralha". Depois de uma subida ligeira há um pequeno largo onde pode estaciona

A Praia da Gralha esta situada entre grandes desfiladeiros rochosos, na Serra dos Mangues, no município de Alcobaça, Portugal.

As formações rochosas da base dos desfiladeiros são o habitat de inúmeros animais.

O mar costuma estar revolto, e a praia apenas tem infraestruturas, mas ainda assim é um bonito recanto que vale a pena visitar.



Praia de Paredes da Vitória





A Praia de Paredes da Vitória situa-se no vale onde desagua a Ribeira de Paredes. É conhecida pelos praticantes de parapente  Com um extenso areal, esta praia reúne as condições ideais para a prática de surf, bodyboard e parapente. É frequentada por jovens que aproveitam ainda a possibilidade de jogarem voleibol e futebol de praia. Com boas infra-estruturas de apoio, é vigiada.



Praia da Pedra do Ouro Alcobaça





A Praia da Pedra do Ouro, é uma praia da zona Oeste de Portugal. Parte integrante do concelho português de Alcobaça, e da União das Freguesias de Pataias e Martingança, localiza-se numa saí­da da Estrada Atlântica entre Pataias e São Pedro de Moel. Tem alguns condomí­nios e algumas moradias. Tem também uma urbanização com construções recentes e modernas, além de ser um lugar bastante tranquilo, com uma praia que não costuma ter muita gente.

Possuindo um areal extenso e dourado que contrasta com as encostas negras, cor das rochas que a rodeiam, a Praia da Pedra do Ouro é um lugar de grande beleza paisagística, a que o moinho abandonado situado na encosta norte acrescenta um toque pitoresco. Durante a maré baixa, a praia liga-se com a sua vizinha Praia da Polvoeira a sul e possibilita longas caminhadas à beira-mar. Procurada por praticantes de surf, especialmente durante o inverno, a Praia da Pedra do Ouro possui infraestruturas de apoio e bons acessos, sendo o da zona sul o mais seguro



Praia de Água de Madeiros Alcobaça





Com um areal extenso cercado por arribas altas, a Praia de Água de Madeiros possui infraestruturas de apoio completas que incluem bar, restaurante e a possibilidade de alugar cavalos para passear entre o pinhal que a rodeia. Na área abrigada, onde existem fabulosos estratos sedimentares de calcário, desagua uma ribeira onde as crianças adoram brincar. Do acesso ao areal avista-se o Farol de São Pedro de Moel, localidade situada a uma distância de cerca de 3 kms, a estância balnear mais animada das redondezas.



Casa Museu Vieira Natividade





Implantada em pleno Rossio de Alcobaça encontra-se a Casa Museu Vieira Natividade, local de onde fazem parte as coleções de arqueologia, etnografia, artes plásticas, fotografia, têxteis e cerâmica pertencente ao espólio doado pela família ao Estado português.

De referir que do valiosíssimo arquivo bibliográfico fazem parte obras pertencentes à antiga Biblioteca do Mosteiro que estiveram na posse da família desde o período das guerras liberais.

Manuel Vieira Natividade (1860-1918) representa porventura a mais notável figura de Alcobaça. Descendente de uma família de camponeses, nasceu em 1860 no Casal do Rei, freguesia de São Vicente de Aljubarrota. As suas origens, não sendo pobres, não eram abastadas. No entanto, e porque os dotes de inteligência de Manuel Natividade não escaparam à observação da sua mãe, esta procurou afastá-lo da vida agrícola e orientá-lo para os estudos: em 1886, diplomou-se em Farmácia pela Universidade de Coimbra. Era um homem do interior, formado em Coimbra mas sempre ligado à Estremadura, de modos cultos e educados. Escritor, etnólogo, e arqueólogo, realizou uma obra notável de índole regionalista, nomeadamente com trabalhos sobre a Pré-História e a História de Alcobaça e com a interpretação iconográfica dos túmulos de D. Pedro I e D. Inês de Castro.

A Casa-Museu Vieira Natividade foi criada por decreto-lei publicado em 1992 após a doação do imóvel por parte da família e desde então é tutela da Secretaria de Estado da Cultura. Infelizmente, mais de vinte anos volvidos da sua doação, continua fechada ao público por motivos que se relacionam ainda com a inexistência das condições necessárias para a sua fruição turística e cultural.



Praia da Légua Alcobaça





Praia com um extenso e largo areal, envolvido por uma encosta verde e muito procurada para pesca. As dunas albergam várias espécies, entre as quais bonitos exemplares de cardo marítimo.

Praia isolada, situada no Pinhal de Leiria, com todas as condições para um agradável e sossegado dia de praia. Possui um restaurante típico com preços acessíveis e um bar de praia.



  • O que fazer em Alcobaça os 10 melhores sitios para visitar


Outros Artigos Populares no Blogue