Os 15 melhores pontos turisticos e passeios em Vila do Bispo


Praia do Burgau Costa Vicentina





A Praia do Burgau é uma praia do Algarve, situada na localidade de Burgau, no municí­pio de Vila do Bispo, na sua costa sul, a leste da praia da Salema e a oeste da praia da Luz.

É também conhecida pelas suas argilas com propriedades medicinais.

Integrada na povoação do Burgau, é uma praia de caráter urbano e marca o limite poente do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

O areal estende-se ao longo de uma pequena enseada abrigada das intempéries que funciona como porto piscatório e onde ainda se praticam formas artesanais de pesca, sendo utilizadas artes como o alcatruz, a rede de amalhar ou o aparelho de anzol.Também aqui, à semelhança do que acontece na Salema, é possível observar o regresso dos barcos à praia depois da faina e petiscar mais tarde o peixe fresco nos restaurantes da povoação.

Os utentes da praia dividem assim o areal com os barcos de pesca e com os equipamentos associadas à atividade piscatória. Para nascente, a arriba acinzentada eleva-se, talhada em calcários e margas e muito ravinada pela escorrência das águas, marcando a paisagem. A orientação do areal e a disposição das arribas proporciona abrigo dos ventos dominantes e permite banhos tranquilos.



Praia do Telheiro





Apesar de relativamente abrigada da nortada fria, esta é uma praia tranquila devido ao acesso que se faz por um trilho íngreme, percorrendo as bancadas calcárias da arriba até ao areal.

Na área envolvente dominam campos agrícolas e pastagens, e é comum o avistamento de aves de rapina, sobretudo falcões, em busca de alimento.

É a última praia a ocidente antes do cabo de S. Vicente e surpreende pela beleza e diversidade de formações rochosas, a que não será alheio o facto de ser este o ponto de encontro entre o maciço escuro de xisto que aflora na costa ocidental (antiga cadeia de montanhas, muito enrugada e deformada) e a orla sedimentar meridional, composta por arenitos alaranjados, pelo grés de Silves de cor rubra, e por calcários claros, caprichosamente esculpidos.

Diversas plantas aromáticas colonizam as bancadas calcárias da arriba; já junto da linha de água que alcança o areal desenvolve-se vegetação exuberante, com tamargueiras e caniços.



Praia da Barriga





A Praia da Barriga tem uma pequena e apertada linha de areia, o que signifca que não é conveniente ficar nesta praia quando a maré sobe. Além de uma zona de estacionamento, esta praia não tem qualquer outro tipo de infra estrutura, como também não é vigiada por um salva-vidas.

Praia do Zavial





A Praia do Zavial situa-se a sul da aldeia de Raposeira, no concelho de Vila do Bispo, no Algarve, Portugal. Fica numa pequena baí­a da costa sul do concelho, ladeada por rochas, a leste da vizinha Praia da Ingrina. Dispõe de alguns serviços de apoio aos banhistas.

Segundo os especialistas, a sua onda comprida e tubular é ideal para o surf e bodyboard, mas a Praia do Zavial tem outros atrativos para oferecer.Estando rodeada por falésias altas e nalguns casos abruptas, que a abrigam de ventos fortes, é uma praia muito procurada que, no entanto, mantém uma área menos frequentada na sua parte oriental, onde por vezes se pratica naturismo.

   

Praia da Mareta





Este é o ponto de partida para descobrir as maravilhas subaquáticas de uma costa recheada de grutas e fundões. A Pousada do Infante tem vista directa nesta praia devido à sua localização ideal no Cabo de Sagres. Esta praia além de ter algumas opções de restauração também tem actividades de desporto náutico, aluguer de cadeiras de sol, chuveiros e casas de banho.

Praia do Zavial





Apesar de ser uma praia bastante popular entre os surfistas, o lado este dispõe de aguas mais calmas devido ao tipo de rochas chamadas de Furnas.

Praia do Martinhal Vila do Bispo Sagres Algarve





Situada a 2 km de Sagres, a Praia do Martinhal possui uma grande extensão de areia banhada por uma ondulação regular, muito apreciada pelos praticantes de surf e windsurf. Ao largo, alguns rochedos formam pequenas ilhotas, onde se abrigam várias espécies marinhas e conferem uma beleza diferente a este lugar.

O Martinhal situa-se para nascente da vila de Sagres e, embora ainda beneficie do abrigo proporcionado pela ponta da Baleeira, pode tornar-se bastante ventoso quando a nortada entra pelo amplo vale que antecede o areal.

As águas são porém calmas e convidam à prática de windsurf e de mergulho, sendo frequentes as visitas subaquáticas aos cénicos ilhotes de natureza calcária que se situam ao largo da praia, afamados pelas suas grutas submarinas e vida marinha.

A praia é essencialmente arenosa, com dunas altas no centro do praia e vegetação de sapal a estender-se para o interior do vale; apenas para nascente as arribas voltam a marcar a paisagem. Encontram-se aqui as ruínas dum importante centro oleiro romano e, nos ilhotes, vestígios de tanques para salga de peixe.

Para nascente do Martinhal, surge um pequeno areal deserto, com acesso pedonal através da urbanização do Martinhal. Trata-se da Praia dos Rebolinhos que deve o seu nome ao calhau rolado que a preenche, os chamados “rebolinhos”.

Acesso Viário: Estrada Pavimentada; Entrada na EN 268 a cerca de 100m da entrada da localidade de Sagres

 

Acesso Pedonal: Caminho Consolidado

Estacionamento: Não regularizado; Capacidade aproximada de 78 Lugares

Tipo: Praia Marítima

Serviços: Restaurantes; Escola de Windsurf; Aluguer de Gaivotas e de Caiaques

Segurança: Vigiada pela capitania; Nadador Salvador

Areal: Areia Branca, com uma extensão de 1000m

Dimensões com Praia-mar: 1000m de comprimento x 50m de largura

Arribas: Cordão dunar consiste no único abrigo ao vento predominante (Noroeste)

Temperatura média da água: 22ºC – Verão

Atividades que podem ser desenvolvidas: Canoagem; Motas de Água; Caça Submarina; Pesca Desportiva; Snorkeling; Windsurf

Observações: Maior sistema dunar do concelho



Praia do Mirouço Vila do Bispo





Se procura uma praia practicamente selvagem,isolada, o Mirouço é o local ideal. Embora seja de acesso dificil, compensa pela beleza e aspecto inóspito.Um local único, um areal pequeno, que não se pode esquecer de visitar quando estiver em Vila do Bispo. 

A Praia do Mirouço apresenta um areal extenso, cuja área diminui bastante durante a maré alta. Quem a frequentar deve prestar atenção aos períodos das marés.As enormes escarpas da falésia encobrem este pequeno paraíso escondido.O acesso é feito por um caminho de terra proveniente da Estrada Nacional 268. Chegado à praia, terá que descer por um trilho na falésia de dificuldade elevada, na zona Sul.



Praia da Barriga Vila do Bispo Algarve





Esta é uma praia tranquila, com interessantes recantos originados pelo recorte das arribas. Caminhando para sul é possível alcançar na baixa-mar a Praia do Castelejo, passando pela Cordoama, e observar as paredes rochosas, com as suas lâminas sobrepostas intensamente dobradas e deformadas, testemunho das forças da natureza a que estas rochas foram sujeitas. 

A Barriga surge após uma curva apertada da estrada, no troço final de um vale largo e muito verde. Até alcançar o areal, atravessam-se relvados naturais que se estendem pela foz duma pequena ribeira e pelas dunas baixas que a circundam.

O areal é amplo, protegido por arribas altas e escuras, fazendo parte de uma faixa contínua de areias que se alonga até ao Castelejo, numa extensão de cerca de 3 km. Assim, caminhando para sul na baixa-mar, é possível alcançar a Praia do Castelejo, passando pela Cordoama, e observar as paredes rochosas, com os seus estratos intensamente dobrados e deformados, testemunho das forças incríveis a que estas rochas foram sujeitas.

Nas arribas, a vegetação é rasteira e resistente à salsugem e aos ventos fortes, substituindo os pinhais jovens que ladeiam o acesso até à praia. Esta é uma praia muito tranquila, com interessantes formações rochosas na linha da maré e muitos recantos originados pelo recorte das arribas.



Praia do Castelejo





Esta praia está rodeada de formações rochosas. Dispõe de algumas infra estruturas turísticas e a praia está perto da torre de Aspa, uma velha torre de vigia situada na sua encosta a Sul. Tem todas as infra estruturas de base como um parque de estacionamento, a presença de um salva-vidas no verão e opções de restauração.

Praia de Adão e Eva freguesia de Monte Gordo,





A Praia de Adão e Eva é uma praia marí­tima da freguesia de Monte Gordo, concelho de Vila Real de Santo António, no Algarve, Portugal. Corresponde ao areal a poente da Praia de Monte Gordo e a nascente da Praia do Cabeço - Retur. Está envolvida por um pinhal de pinheiro-manso e pinheiro-bravo onde ainda existe uma das poucas populações de camaleão de Portugal. Frequentada essencialmente por caravanistas estrangeiros.



Praia de Cacela Velha ou Praia da Fábrica Ria Formosa





A praia de Cacela ou praia de Cacela Velha, também designada Praia da Fábrica é uma praia que se situa na extremidade poente da antiga Pení­nsula de Cacela, a sul da aldeia histórica de Cacela Velha. Encontra-se integrada no Parque Natural da Ria Formosa. Caracteriza-se pela sua grande extensão, pelas suas águas tépidas e calmas durante o perí­odo estival e pela beleza das suas paisagens.

 

A praia situa-se na extrema nascente da Ilha de Cabanas, perto da barra de Cacela, e acede-se de barco a partir do Sítio da Fábrica em Cacela Velha. Esta vila histórica, onde vale a pena apreciar o casario muito branco ornamentado com o tradicional azul-cobalto, fez-se rodear por pomares de sequeiro que se estendem em colinas suaves até à ria.

A povoação cresceu em torno duma nora medieval e oferece uma magnífica vista altaneira sobre a Ria Formosa, junto ao Forte D. Paio Peres Correia. Atravessado o estreito braço de ria, o visitante depara-se com uma fina língua de areia, deserta e selvagem, em permanente mutação pela ação do mar e dos ventos. É na mais completa tranquilidade que se pode contemplar a rica flora dunar desta barreira arenosa, apenas interrompida nos locais onde o mar teima em galgar a muralha natural, e as inúmeras aves que nas dunas procuram refúgio, como o borrelho-de-coleira-interrompida, a rola-do-mar, ou a chilreta.



Praia do Barranco





A praia do Barranco tem a sua melhor descrição como sendo um lençol de areia no extremo de uma pequena baía, com vestígios de uma antiga fortaleza. As úicas infr estruturas disponíveis incluem casas de banho públicas e um parque de estacionamento.

Praia da Ingrina Vila do Bispo, no Algarve





A Praia da Ingrina situa-se junto à aldeia de Raposeira, no concelho de Vila do Bispo, no Algarve, Portugal. Fica numa pequena reentrância da costa sul do concelho, ladeada por rochas, a oeste da vizinha Praia do Zavial e a leste da Praia do Barranco. Dispõe de alguns serviços de apoio aos banhistas.

Enquanto se dirige para a praia, aproveite a oportunidade para admirar os extensos campos de cereais ondulantes e os muitos monumentos megalíticos que podem ser encontrados em toda a área, especialmente os menires esculpidos em calcário. Quando você chega à costa, a terra dá lugar à vegetação costeira do Mediterrâneo. 



Praia da Ingrina





Conhecida por ter um mar particularmente calmo, a praia da Ingrina é também é um spot favorito para a prática de mergulho dada a sua interessante característica geológica subaquática. É possível alugar cadeiras de praia e tem um salva vidas presente durante os meses de verão. Há uma boa selecção de restaurantes e bares com casas de banho e um parque de campismo muito perto.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal