Os 9 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Viana do Castelo


Museu de Carros de Cavalos Viana do Castelo





O Museu de Carros de Cavalos localiza-se na Quinta da Bouça, na freguesia de Santa Leocádia de Geraz do Lima, concelho e distrito de Viana do Castelo, em Portugal. Constitui-se em um museu temático dedicado ao transporte de tração animal, em particular por carruagens.

Museu particular instalado num edifício junto a um belo solar do século XVIII, que alberga a colecção reunida pelo Dr Lopo de Carvalho, com mais de 50 carros de cavalos, especialmente do século XIX. Aqui pode ver desde carros de passeio a charretes familiares, passando por veículos de caça e de transporte público. Também tem uma vasta coleção de selas, selins e outros artefactos relacionados com os cavalos. Na sua coleção está incluída a carroça de Afonso de Bragança, Duque do Porto, conhecida por arreda. 



Praia Norte (Viana do Castelo)





A praia Norte é uma praia urbana com extensas zonas pedonais, circuito de manutenção, cafés e esplanadas que convidam a uma paragem para observar o mar, a praia e os barcos que chegam ou partem de Viana do Castelo.

Esta praia é considerada como uma zona muito sensível, face à singularidade deste local, é a única praia da costa portuguesa que apresenta um padrão típico de uma praia abrigada com algas castanhas (Fucus vesiculosus, Fucus spiralis, Pelvetia canaliculata e Ascophyllum nodosum).



Praia do Pinhal em Vila Chã Vila do Conde





Uma acolhedora extensão de areia, que reúne todas as condições para passar um dia agradável de Verão.A Praia do Pinhal possui como apoios de praia, os tipicos toldos de lonas coloridas, balneários e duches.

Praia antecedida por areais cobertos por alguma vegetação, sendo que o acesso ao areal se faz pelas comuns passadeiras de madeira. É frequentada sobretudo por jovens, incluindo à noite, dado que o local tem alguns locais com animação noturna.

A Praia do Pinhal dos Eléctricos, também conhecida por Praia Nova, pertence à frente de mar do Bairro da Louça, a Norte de Vila Chã. Tem um areal extenso, delimitado a Sul por uma formação rochosa junto à linha de água.



Praia de Afife em Viana do Castelo





Com um enorme areal a que se acede por passadiços de madeira que atravessam as dunas sem as danificar, a Praia de Afife é um bom exemplo do respeito pela qualidade ambiental.O mar agitado oferece boas condições para a prática de surf, mas para quem tem crianças a zona sul é a mais indicada, por ali desaguar a ribeira que por vezes forma uma pequena lagoa.



Praia da Azurara Vila do Conde





Situada a sul de Vila do Conde e da foz do Rio Ave, a Praia de Azurara começa junto ao molhe que a protege dos ventos mais fortes.As suas areias brancas e finas estendem-se por quilómetros e estão rodeadas por um cordão de dunas preservadas, atravessado por passadiços de madeira que permitem o acesso dos banhistas sem danificar o meio envolvente. O mar de ondulação forte é muito apreciado pelos praticantes de surf.

   

Praia do Forno Vila do Conde





Inserido numa zona urbana, de boa qualidade e abrigada, tem como principal atração o forte de João Baptista. Encontram-se aqui variados restaurantes com propostas diversas.

A Praia do Forno situa-se numa pequena enseada ladeada por formações rochosas, o que propicia águas calmas para os banhistas. Está inserida na zona urbana de Vila do Conde e possui um areal de pequenas dimensões.



Praia do Carreço Viana do Castelo





A praia de Carreço é um espaço muito procurado pelas famílias, protegida dos ventos fortes do norte pelo promontório de Montedor e, do mar, pelos afloramentos rochosos apresenta uma grande variedade de formações geológicas.

Nesta praia pode-se observar uma população de corvos marinhos de crista (Phalacrocorax aristotelis), assim como algumas outras espécies.

Com uma zona bastante rochosa entre as dunas e o areal, a Praia do Carreço possui boa qualidade ambiental e ótimas infraestruturas de apoio. Esta praia está integrada numa zona de grande beleza paisagística, que poderá ser admirada em toda a sua extensão a partir da colina do Montedor, onde se situa o farol mais a norte do território português. Nas imediações, não deixe de visitar os três Moinhos de vento de Montedor, recentemente restaurados.



Praia da Ínsua





Situada no extremo norte do longo areal da Praia de Afife, a Praia da Ínsua está rodeada por dunas que embelezam a paisagem e a protegem dos ventos fortes. Muito concorrida, esta praia é bastante apreciada pelas crianças devido às pequenas poças que na maré baixa se formam entre as rochas.

A praia tem uma morfologia em forma de concha resguardada por um sistema dunar, brindando este espaço com um microclima.

A norte, a praia da Carrasqueira desvenda alguns dos segredos da evolução natural do litoral, aqui encontramos uma praia antiga, constituída por areias e calhaus rolados resultante das pequenas oscilações da subida e descida do mar durante o período de algumas dezenas de milhares de anos.

Aqui e ao longo de todo o litoral norte, podemos encontrar antigas estruturas de pesca artesanal, as “câmboas”.



Praia da Arda / Praia do Bico da Arda Viana do Castelo





É um magnífico e extenso areal protegido por um sistema dunar, que os desportos náuticos de surf e de bodyboard colocaram no mapa das mais frequentadas praias do Norte de Portugal.

A linha de costa é predominantemente, rectilínea, de orientação NNW-SSE muito pouco recortada, constituída por um extenso areal de praias, de areia, branca e fina.

Também conhecida como Praia da Mariana, nome do restaurante que aqui existe, a Praia da Arda ou do Bico é uma das melhores do país para a prática de surf e bodyboard, sendo por esse motivo muito frequentada pelos jovens. O extenso areal desta praia enquadra-se num cenário de grande beleza natural, rodeado por um longo cordão de dunas, pontuadas aqui e ali por vegetação verdejante.



  • Os 9 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Viana do Castelo


Outros Artigos Populares no Blogue