Os 7 melhores locais para visitar em Castro Marim


Castelo de Castro Marim





As populações que habitavam o espaço português conheceram, desde tempos muito remotos, a necessidade de se munirem de estruturas defensivas.

Está a vila de Castro Marim edificada sobre um monte do Castelo, umas das mais significativas invocações que a Idade Média introduziu na paisagem portuguesa, na margem direita do rio Guadiana.A primeira fortaleza de Castro Marim deveria ter consistido num castro familiar ou de povoamento do período neolítico, levantado na coroa desse monte.

Devido à configuração topográfica e localização estratégica de Castro Marim, foi esta vila povoada por vários povos, entre eles, Fenícios, Cartagineses, Vândalos e Mouros, estes derrotados, aquando da conquista da vila por D. Paio Peres Correia em 1242.

O Castelo de Castro Marim localiza-se na vila e Freguesia e Concelho de mesmo nome, no Distrito de Faro, em Portugal.

Fortificação raiana, em posição dominante sobre o chamado monte do Castelo, defendia aquele ponto de travessia sobre a margem direita da foz do rio Guadiana, fronteiro ao Castelo de Ayamonte na margem oposta, hoje na Espanha. Ex-libris da vila, é considerado pelos estudiosos como um dos mais significativos monumentos da Idade Média portuguesa na paisagem da região. Encontra-se integrado na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, sendo bastante apreciada a vista panorâmica sobre o rio, a zona do Sapal, a serra algarvia, a Espanha, as salinas e as praias daquele litoral.



Forte de São Sebastião de Castro Marim





O Forte de São Sebastião de Castro Marim localiza-se na vila, Freguesia e Concelho de mesmo nome, no Distrito de Faro, em Portugal.

O forte está implantado a Sul do monte do Castelo, no serro do Cabeço, onde primitivamente existia uma ermida sob a invocação de São Sebastião, demolida quando das obras da fortificação. A sua importância decorre de se constituir no exemplo melhor conservado do que foi o amplo processo de renovação do sistema defensivo da vila nos meados do século XVII.

O forte de São Sebastião de Castro Marim - assim denominado por ocupar o local o­nde anteriormente terá existido uma ermida dedicada a São Sebastião - é o melhor exemplo conservado do que foi o amplo processo de renovação do sistema defensivo da vila nos meados do século XVII.

A sua construção deve-se ao rei D. João IV, no âmbito das Guerras da Restauração com Espanha, e terá sido iniciado logo em 1641, o que prova a importância deste ponto do território. O projeto então posto em prática transformou o velho castelo medieval na praça militar mais importante de todo o Algarve, facto reforçado pela localização estratégica face à linha de fronteira.



Praia do Cabeço (Retur)





É um sitio ideal para encontrar camaleões e outras criaturas locais , esta pequena praia é normalmente bastante sossegada.

Praia da Alagoa praia de Altura ou praia de Alagoa-Altur





A Praia da Alagoa, por vezes referida como praia de Altura ou praia de Alagoa-Altura, situa-se na freguesia da Altura, concelho de Castro Marim. Encontra-se integrada na Baí­a de Monte Gordo e é ladeada a poente pela Praia da Lota e a nascente pela Praia Verde. Dispõe de equipamentos de apoio

É muito frequentada no pico do verão. A boa qualidade das águas e o extenso areal são os seus principais atrativos.

A povoação de Altura, essencialmente de apoio ao veraneio, vai acompanhando a extensa praia arenosa e o seu largo cordão dunar, disponibilizando passadiços sobrelevados que permitem aceder a diversos pontos do areal, bem como observar a diferenciação da vegetação dunar desde o interior até à frente de mar (sobretudo no passadiço poente).

No interior da duna, a vegetação alteia o porte e surgem os típicos arbustos de piorno-branco que proporcionam alguma sombra e conforto visual ao ambiente quente e luminoso da época de estio. Junto ao mar, onde a duna se eleva, abundam o estorno, o cardo-marítimo, o felpudo cordeirinho-das-praias e o vistoso narciso-das-areias.

O areal é imenso, a perder de vista, e o mar tranquilo e cálido. Diversos apoios a atividades de praia são oferecidos no areal, desde uma área desportiva a apoios ao recreio náutico. Olhando para nascente a mancha verde que enquadra o areal torna-se mais densa, avistando-se a povoação de Monte Gordo por entre os pinhais litorais.



Praia Verde (Castro Marim) Algarve





A Praia Verde é uma praia marí­tima do concelho de Castro Marim, Algarve, Portugal. Fica situada entre a praia da Alagoa a poente e a praia do Cabeço - Retur a nascente, e é abrigada por um pinhal de pinheiros mansos dos muitos dos quais foram abatidos. na zona oeste para construção de habitações . Com água cristalina e areia branca, a praia Verde é uma das jóias do Algarve. Conserva os vestí­gios de ruí­nas romanas junto ao mar, das quais se salienta o poço romano.

Antigamente existia um grande parque de campismo que durou até à década de 1990. Esta praia é vigiada pela delegação marí­tima, está sinalizada, conta com o apoio de nadadores-salvadores e posto de primeiros socorros durante a época balnear.

Como equipamentos e serviços de apoio esta praia conta com restaurantes e bar e aluguer de toldos durante a época balnear. A qualidade da água é controlada mensalmente durante a época balnear.

As construções existentes no areal da Praia Verde são do século XX e não vestí­gios Romanos. Esta Zona de água balnear costeira situada em praia equipada com uso condicionado, associada a sistemas naturais sensíveis, inserida na rede natura 2000: Ria Formosa/Castro Marim.

Praia de areia dourada, com uma extensão de frente de praia de cerca de 550 m, com grande extensão de dunas bem preservadas e a sua flora típica, envolvidas por pinheiros mansos. Por se situar numa zona de relevo mais elevado, no acesso à praia é facultada uma vista privilegiada sobre a mesma e a sua envolvente, desde a baía de Monte Gordo até à Manta Rota, provavelmente uma das melhores vistas do Algarve.

Na sua água balnear, de excelente qualidade e temperaturas amenas, é provável a ocorrência de alforrecas e de algas. Praia vigiada com nadador salvador nos 2 apoios balneares e com condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada tendo sido distinguida com o galardão “Praia Acessível” desde 2008. A Praia tem acesso direto à urbanização e à EN 125, sendo o estacionamento limitado.



Praia da Alagoa





Fica situada na pequena vila de Altura, a praia de Alagoa pode ser alcançada através dos vários trilhos pedestres que se encontram por entre as dunas.

Praia do Cabeço (Castro Marim) Algarve





A Praia do Cabeço ou praia da Retur é uma praia marí­tima com areia branca enquadrada no Pinhal do Gancho e localizada na urbanização da Retur, no concelho de Castro Marim, Algarve, Portugal.

Numa zona normalmente caótica, distingue-se pela tranquilidade. A Bandeira Azul que apresenta desde 1996 confirma a qualidade deste espaço, cujos principais frequentadores são os clientes do complexo turí­stico da Retur.

Esta praia é vigiada pela delegação marí­tima, está sinalizada, conta com o apoio de nadadores-salvadores e posto de primeiros socorros durante a época balnear.

Como equipamentos e serviços de apoio esta praia conta com restaurantes e bar e aluguer de toldos durante a época balnear.

A qualidade da água é controlada mensalmente durante a época balnear.

Zona de água balnear costeira situada em praia equipada com uso condicionado, associada a sistemas naturais sensíveis, inserida na rede natura 2000: Ria Formosa/Castro Marim.

Praia de areia dourada, com extenso areal e uma frente de praia de cerca de 730 m, marginada por dunas bem preservadas e sua flora típica, habitat de espécies autóctones/emblemáticas a preservar como o camaleão.

Praia vigiada com nadador salvador nos 4 apoios balneares e um apoio recreativo.

Possui condições para a prática de desportos náuticos tais como Windsurf e kitesurf, sendo estas modalidades desenvolvidas nas zonas costeiras adjacentes à zona balnear.

Na sua água balnear, de temperaturas amenas, é provável a ocorrência de alforrecas e de algas.

Trata-se de uma praia com caraterísticas naturais envolvida por largos pinhais, nomeadamente o pinhal do gancho e a mata nacional das dunas litorais de Vila Real de Santo António, com ligação à ciclovia e circuitos pedonais existentes na mata, onde também existe uma lagoa onde é possível efetuar observação de aves.

Esta zona balnear, embora tranquila e com caraterísticas naturais, tem acesso direto à urbanização da Retur e à EN 125.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal