Os 8 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Lagos


Praia do Camilo





Rodeada de encostas de cores vivas, este areal inclui pequenos promontórios bastante interessantes. Com as suas águas calmas e cristalinas. Muitos acreditam ser esta uma das mais apetecíveis praias do Algarve tal como a praia da Batata, Pinhão e Dona Ana. Esta praia tem camas de sol para aluguar, como também há um parque de estacionamento e alguns restaurantes. Esta praia é vigiada durante o verão.

Praia da Batata





Localizada apenas a algumas centenas de metros do centro histórico de Lagos, a praia da Batata atraiçoa as suas ligações à civilização devido a algumas das suas características turísticas bem como de uma encosta lateral coberta de pedra. Esta praia, além de ser vigiada durante o verão e tem um parque de estacionamento, casas de banho e opções de restauração.

Praia da Luz ou Vila da Luz fica situada na Lagoa Algarve





Praia da Luz é uma praia localizada a 7 km de Lagos (Algarve, Portugal) na vila da Luz. Sendo uma aldeia piscatória, agora tem diversos complexos turí­sticos para férias. Povoação de pescadores de tradições antigas, a Luz torna-se durante o verão uma localidade muito concorrida que nunca perde o seu encanto. A praia, que tomou o nome da localidade, tem excelentes infraestruturas de apoio, como a possibilidade de alugar equipamento para desportos náuticos, acessibilidades e apoios para cidadãos com mobilidade reduzida.

É uma zona de férias que recebe todos os anos turistas de diversas nacionalidades (sobretudo portugueses, espanhóis, ingleses, franceses e alemães). Apesar da cintura de betão que continua a desenvolver-se em seu redor, a vila mantém parte do seu encanto, sobretudo nos dias de Verão, quando a praia é uma das mais concorridas.

A praia associa-se a uma povoação de veraneio muito cosmopolita, outrora uma vila piscatória de grande importância, sobretudo entre os séc. XIII e XVI. Uma marginal calcetada acompanha a frente de mar, oferecendo esplanadas solarengas e muita animação durante o verão.

Ladeada por grandes palmeiras, esta via funde-se a poente com as muralhas da fortaleza originalmente construída para proteger a Igreja da Luz dos ataques de piratas do norte de África.

No sopé da muralha, já na praia, uma extensa plataforma rochosa de cores quentes e muito esculpida pelo mar exibe fósseis marinhos e alguma da vida da faixa entre-marés: anémonas, lapas, búzios e algas coloridas.

Para nascente a arriba eleva-se, talhada em calcários e margas e muito ravinada pela escorrência das águas. Nesta arriba esbranquiçada, uma formação rochosa muito escura sobressai na paisagem: é a chamada Rocha Negra, um filão vulcânico da Serra de Monchique que se estendeu até ao mar. Esta baía de águas calmas é propícia à prática de desportos náuticos: windsurf, kitesurf, canoagem ou mergulho.



Praia da Batata Lagos Algarve





A poucos metros do centro histórico da cidade de Lagos, a acolhedora Praia da Batata é ideal para quem não gosta de se sentir isolado. Com ótimas infraestruturas de apoio e rodeada de diversos equipamentos de lazer, entre os quais o Clube de Vela de Lagos, esta praia é palco de regatas e de campeonatos de voleibol e andebol de praia durante o verão.

A praia situa-se entre a Praia dos Estudantes e o molhe sul da ribeira de Bensafrim, a escassos metros do centro histórico de Lagos, possuindo já características urbanas: grande parte da arriba para trás do areal encontra-se enrocada e ocupada por uma solarenga praça pavimentada. Para além do molhe surge o diminuto areal da Solaria e a Fortaleza da Ponta da Bandeira, mesmo à entrada da barra.

O areal exibe muitas reentrâncias e recantos abrigados dos ventos dominantes, como é próprio do desenho das arribas ocres da Costa de Ouro, muito trabalhadas pelos elementos.

É uma praia bastante frequentada, surgindo na continuação da longa marginal de Lagos que acompanha a foz da ribeira de Bensafrim e o colorido dos veleiros da marina e dos barcos de pesca artesanal do porto de pesca.As fascinantes formações rochosas que a decoram dão acesso, entre grutas, às praias dos Estudantes e do Pinhão, pequenas conchas de areia entre arribas coloridas e águas transparentes e tranquilas.



Praia da Meia Praia Lagos Algarve





A praia da Meia Praia segue a ampla baía de Lagos, começando junto ao molhe norte no Córrego Bensafrim e estendendo-se por mais de 5 km até ao molhe ocidental na Ria de Alvor. A oeste, a cidade de Lagos e a Ponta da Piedade, que se estendem para o mar, ainda são visíveis. 

O horizonte se abre aqui, entre a ampla linha do oceano, as baixas dunas na praia e as suaves e verdejantes colinas que se estendem para o interior, cobertas de pinhais e matos barrocos, pontuadas por alfarrobeiras e oliveiras. 

Uma rede de passarelas elevadas cruza as dunas, protegendo a vegetação, que é muito densa à beira-mar e inclui plantas como capim de areia, grama de praia européia, azevinho, trevo cretense e narcisos marinhos. 

Sendo esta a única praia essencialmente arenosa do município, e também devido ao seu tamanho, esportes aquáticos e de praia são muito populares aqui e incluem windsurf, kitesurf, vela, vôlei de praia, futebol de praia e muito mais. E um bom bocado para o mar, você pode tentar sua mão na pesca de alto mar.

Uma das mais conhecidas da zona de Lagos, a Meia Praia possui um areal extenso que se prolonga por cerca de 5 km entre a Marina e a Ria de Alvor, sendo a metade leste também designada por Praia de São Roque.Localizada nas proximidades da Estação do Caminho-de-ferro, esta praia possui acessibilidades e apoios para cidadãos com mobilidade reduzida, assim como outras infraestruturas de apoio que incluem o aluguer de equipamentos para desportos náuticos e uma escola de windsurf.





Praia do Pinhão Lagos Algarve





Esta praia pode ser alcançada através dum trilho pedonal que parte da Praia D. Ana, percorrendo o topo da arriba ao longo de 300 metros, e onde se pode observar alguma da vegetação típica do litoral: pampilho-marítimo, açafate-de-prata, salgadeira e barrilha crescem profusamente nas cavidades rochosas.

Para o interior dominam espécies características dos matos como a aroeira e o zambujeiro. A praia encontra-se dividida por uma formação rochosa que exibe arcos e grutas; os areais são pequenos e encontram-se encaixados entre arribas altas, talhadas em rochas carbonatadas de cores quentes.

No setor norte da praia, mais exíguo, foi construído um miradouro com uma escadaria que desce até mar, permitindo, na maré cheia, mergulhar na água salgada sem passar pela areia. Uma extensa área rochosa imersa convida aos passeios subaquáticos. Apesar de se encontrar já perto da malha urbana de Lagos, a praia é relativamente tranquila.



Praia do Canavial





A praia do Canavial deve o seu nome ao tipo de vegetação na sua encosta, onde existes uma nascente que jorra em cascata. Conhecida peças suas aguas extremamente claras e de onde submergem formações rochosas que contribuem para a beleza paisagística desta praia. Devido ao facto de ser uma praia bastante isolada não tem qualquer infra estrutura e não é vigiada.

Castelo de Lagos





O Castelo de Lagos, no Algarve, localiza-se na cidade e concelho de mesmo nome, distrito de Faro, em Portugal.

A evolução das fortificações de Lagos acompanhou a longa história da cidade. Embora o castelo não tenha chegado até aos nossos dias e o conjunto da cerca medieval se encontre relativamente descaracterizado,

Lagos é a cidade algarvia com perí­metro fortificado mais extenso. Este conjunto foi reforçado ao final do século XIII, pela construção de outras fortificações que cooperavam para a defesa da cidade e sua baí­a, entre as quais se destacam, entre outras, o Forte da Ponta da Bandeira e o Forte da Meia Praia.

Arquitectura militar dos séculos XIV a XVII. Situado num local onde alguns historiadores supõem ter existido uma alcáçova islâmica. Porém, a existência do Castelo de Lagos só é confirmada, por fontes históricas,  a partir do século XIV. À primitiva alcáçova de planta poligonal, foi exteriormente adossado um baluarte da Cerca Nova renascentista.

Após 1581, a secção medieval, mais fortificada, foi transformada em residência dos Governadores do Algarve, procedendo-se, então, a obras de adaptação desse espaço. A planta de Lagos desenhada por Alessandro Massay em 1617 é a mais antiga ilustração desta estrutura fortificada.



  • Os 8 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Lagos