Os 8 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Viana do Castelo


Ponte Românica de Vilar de Mouros





Caminha é uma vila portuguesa no Distrito de Viana do Castelo, região Norte e sub-região do Minho-Lima, com cerca de 2 500 habitantes. É sede de um município com 136,52 km² de área com cerca de 16 684 habitantes com 14 freguesias 

Construtivamente, a ponte pode considerar-se um protótipo das pontes góticas nacionais. A grande maioria dos autores que a ela se referiram coincide na proximidade estrutural e estilística para com a ponte de Ponte de Lima, ela sim o verdadeiro modelo de ponte gótica seguida no Norte do país, pela sua dimensão e pelo impacto que certamente teve no panorama laboral e económico do Entre-Douro-e-Minho da altura. Na obra de Vilar de Mouros, o esquema seguido é idêntico, com grandes arcos ligeiramente quebrados, intercalados por olhais sobre talhamares prismáticos, que reduzem, consideravelmente, o peso da estrutura



Praia da Amorosa Velha





Muito apreciada pelos praticantes de surf e bodyboard, a Praia da Amorosa é sobretudo frequentada pelas famílias da região Norte, que aqui possuem as suas casas de verão.O acesso à praia é efetuado através de passadeiras de madeira, por forma a não danificar as dunas que a envolvem.



Praia do Cabedelo (Viana do Castelo)





A Praia do Cabedelo está localizada na margem sul do estuário do rio Lima, à vista da cidade de Viana do Castelo.

A praia é constituí­da por dois areais, separados por um pontão. Do lado direito de quem está virado para o mar, encontra-se o areal mais pequeno, e do lado esquerdo, o grande, que se estende até à praia seguinte (Praia do Rodanho). O local é bastante apreciado pelos banhistas, dada a proximidade da cidade de Viana do Castelo e as boas infra-estruturas de apoio, embora a baí­a esteja bastante exposta ao vento Norte (mais abundante durante o Verão).

A exposição ao vento torna a Praia do Cabedelo um local de eleição para os entusiastas de desportos de vento, principalmente Windsurf e Kitesurf, sendo inclusivamente considerada por muitos como umas das mecas desta última modalidade. No entanto, a praia é também largamente frequentada por praticantes de outros desportos náuticos, como o Surf e o Bodyboard.

Esta é a primeira praia, a sul do Rio Lima, sendo constituída por dois espaços:

Uma praia com um pequeno areal do lado norte do esporão, caracterizada por ventos fortes, sendo ideal para a prática de desportos radicais e windsurf. Aqui realizam-se diversas competições de âmbito internacional.

Do lado sul, do mesmo esporão temos uma segunda praia, com um extenso sistema dunar, um areal a perder de vista de areia dourada e fina e um mar transparente, onde apetece “dropar” uma onda e praticar Surf ou Kitesurf.



Praia Norte (Viana do Castelo)





A praia Norte é uma praia urbana com extensas zonas pedonais, circuito de manutenção, cafés e esplanadas que convidam a uma paragem para observar o mar, a praia e os barcos que chegam ou partem de Viana do Castelo.

Esta praia é considerada como uma zona muito sensível, face à singularidade deste local, é a única praia da costa portuguesa que apresenta um padrão típico de uma praia abrigada com algas castanhas (Fucus vesiculosus, Fucus spiralis, Pelvetia canaliculata e Ascophyllum nodosum).



Praia de Afife em Viana do Castelo





Com um enorme areal a que se acede por passadiços de madeira que atravessam as dunas sem as danificar, a Praia de Afife é um bom exemplo do respeito pela qualidade ambiental.O mar agitado oferece boas condições para a prática de surf, mas para quem tem crianças a zona sul é a mais indicada, por ali desaguar a ribeira que por vezes forma uma pequena lagoa.



Praia Azul (Vila do Conde)





A Praia de Vila Conde possui um longo areal que se estende por cerca de 6 kms até à foz do Rio Ave, quase sem interrupções. Neste espaço, que vai tomando diversos nomes conforme o concessionário e os frequentadores, destacam-se praias como a de Caxinas, utilizada pelos pescadores, a Praia do Turismo, muito concorrida por estar perto do centro urbano, e a Praia Azul, a mais procurada pelos surfistas. Terra de estaleiros de construção naval e de pescadores, Vila do Conde é conhecida pelas belíssimas rendas de bilros, fabricadas com muito saber e paciência pelas mulheres da região.

A Praia Azul em Vila do Conde é claramente uma praia que serve a população local dada a sua proximidade à zona habitacional. Os fáceis acessos e todas as infra-estruturas envolventes convidam não só a banhos como a agradáveis passeios pela marginal.Uma ciclovia e um passeio pedonal são seguramente opções saudáveis em alternativa a um mergulho.



Ruí­nas da cidade velha de Santa Luzia





As Ruí­nas da cidade velha de Santa Luzia ou citânia de Santa Luzia são uma citânia localizada na freguesia da Areosa, Viana do Castelo. Está classificado como Monumento Nacional. É atribuí­do à Idade do Ferro do Norte de Portugal, tal como a citânia de Briteiros e a Cividade

A Citânia de Santa Luzia é um notável exemplar dos povoados fortificados existentes no Noroeste Peninsular, tanto pela sua dimensão, como pelo planeamento urbanístico, tipologia construtiva e carácter defensivo.

Situado na coroa do Monte de Santa Luzia, num local geograficamente estratégico, de onde se domina toda a área envolvente, desde o estuário e foz do Rio Lima até à zona costeira atlântica, este povoado castrejo de tipo proto-urbano evidencia uma ocupação contínua entre os períodos da Idade do Ferro e Romanização. 



Castelo de Melgaço





O Castelo de Melgaço localiza-se na freguesia de Vila, concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo, em Portugal.

Principal defesa raiana do Alto Minho no século XII, constitui-se na sentinela mais setentrional de Portugal, no trecho onde o rio Minho inicia a sua função fronteiriça, vigiando a travessia para a Galiza.

No cimo de um morro sobranceiro à Vila, encontramos esta antiga fortificação, testemunho dos primeiros momentos da nacionalidade portuguesa. Mandada edificar por Dom Afonso Henriques no século XII/XIII, deste antigo castelo resta apenas uma torre de menagem de planta quadrangular, com três pisos e cobertura em telha, e parte da antiga cerca da Vila medieval.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal