Os 9 melhores locais para visitar em Cascais

Os 9 melhores locais para visitar em Cascais

Praia de São Pedro (Cascais)





A Praia de S. Pedro do Estoril apresenta um areal de dimensões consideráveis nos períodos de baixa-mar, assumindo como enquadramento mais marcante o “acidente” geológico da Pedra do Sal, a poente.

A Pedra do Sal é composta, essencialmente, por calcários e margas com 90 e 120 milhões de anos de idade. É uma praia muito frequentada por surfistas e uma zona privilegiada para quem gosta de pesca à linha.

Esta praia dispõe de excelentes acessos, quer pedonais quer rodoviários, sendo por isso muito procurada por escolas e colónias de férias. Durante a época balnear é uma praia vigiada e sinalizada e dispõe de um Posto Médico/Primeiros Socorros.

Toda a sua zona envolvente constitui um local, por excelência, de contemplação. Acessos de boa qualidade, entre os quais uma passagem Equipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros; Escola de Windsurf Segurança: Praia vigiada/sinalizada Acesso à Praia: De automóvel - Pela EN6 - Estrada Marginal - ou pelo interior de S. Pedro do Estoril. Estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia. De comboio - Sair na estação de S. Pedro do Estoril e fazer o percurso a pé Acesso ao areal por escadas e rampa.

Praia localizada em ravinas de beleza considerável, sendo limitada a nascente pelo pontão existente e a poente pela Ponta do Sal. Encontra-se prevista a construção, na zona envolvente, de um Centro de Interpretação Ambiental.

Toda a sua zona envolvente constitui um local, por excelência, de contemplação. Acessos de boa qualidade, entre os quais uma passagem

Localização: S. Pedro do EstorilExtensão da linha da praia: 0,28kmEquipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros; Escola de WindsurfSegurança: Praia vigiada/sinalizada

Acesso à Praia:De automóvel - Pela EN6 - Estrada Marginal - ou pelo interior de S. Pedro do Estoril. Estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia.De comboio - Sair na estação de S. Pedro do Estoril e fazer o percurso a pé

Acesso ao areal por escadas e rampa.





São Pedro do Estoril





São Pedro do Estoril é uma aldeia da freguesia de Cascais e Estoril, concelho de Cascais, em Portugal. Situada no litoral atlântico, no extremo oriental da freguesia, a sua costa escarpada dá lugar a uma pequena baí­a onde se localiza uma praia homónima. Limita a oeste com São João do Estoril (Castelinho Nossa Senhora de Fátima), a norte com o Murtal e a leste com a Parede, estas últimas pertencentes à freguesia de Carcavelos e Parede. Abí­lio Nunes dos Santos, proprietário dos antigos Armazéns do Chiado, foi o responsável pelos impulsos ao desenvolvimento da zona. Originalmente denominada Cai água, pela azenha e casebres existentes na foz da Ribeira de Caparide, viu o seu nome alterado para o atual pelo Decreto n.º 11228, datado de 31 de agosto de 1926, por petição de um grande número de habitantes.

 

A Praia de S. Pedro do Estoril apresenta um areal de dimensões consideráveis nos períodos de baixa-mar, assumindo como enquadramento mais marcante o “acidente” geológico da Pedra do Sal, a poente. A Pedra do Sal é composta, essencialmente, por calcários e margas com 90 e 120 milhões de anos de idade.

É uma praia muito frequentada por surfistas e uma zona privilegiada para quem gosta de pesca à linha. Esta praia dispõe de excelentes acessos, quer pedonais quer rodoviários, sendo por isso muito procurada por escolas e colónias de férias. Durante a época balnear é uma praia vigiada e sinalizada e dispõe de um Posto Médico/Primeiros Socorros.

Toda a sua zona envolvente constitui um local, por excelência, de contemplação. Acessos de boa qualidade, entre os quais uma passagem Equipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros; Escola de Windsurf Segurança: Praia vigiada/sinalizada Acesso à Praia: De automóvel - Pela EN6 - Estrada Marginal - ou pelo interior de S. Pedro do Estoril. Estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia. De comboio - Sair na estação de S. Pedro do Estoril e fazer o percurso a pé Acesso ao areal por escadas e rampa.



Praia de Paço de Arcos





A Praia de Paço de Arcos ou Praia do Baluarte é uma praia situada na freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, em Oeiras, Grande Lisboa. A praia é rodeada pela Direcção de Faróis da Marinha, pela Escola Superior Nautica Infante D. Henrique e pelo Centro Militar de Electrónica, instalado no que foi o Forte de São Pedro de Paço de Arcos.

O areal da Praia de Paço de Arcos, com cerca de 400 metros, situa-se numa localidade com grande tradição piscatória e de restauração de referência, pela sua qualidade e diversidade.

Envolvida também pelo Passeio Marítimo, é um espaço bastante agradável, não só para a prática balnear como também para a prática de desportos de ar livre.

Dispõe ainda de apoio de praia e espaço de restauração, num convite aos sabores locais e à contemplação da costa e orla ribeirinha.

Nesta praia é efetuada vigilância dos banhistas, através dos nadadores-salvadores, existe uma estrutura de apoio ao banhista, é garantida a limpeza mecânica e manual diariamente, existem sanitários, chuveiros com passadiços, estruturas de deposição seletiva de resíduos e eco-cinzeiros de praia.



Praia da Conceição (Cascais)





Situada entre o "Chalet Faial" e a capela de Nossa Senhora da Conceição apresenta um areal não muito extenso, que em condições de baixa-mar fica comunicável com a praia da Duquesa.

Possui bons acessos (paredão, escadas e rampa). Existem ainda restaurantes, bares e esplanadas ao longo do paredão.

Extensão da linha da praia: 0,11kmSegurança: Praia vigiada/sinalizadaEquipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros

Acesso à praia:De automóvel - Centro de Cascais, estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia.De comboio - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé.De autocarro - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé.

Acesso ao areal por escadas e rampa.



Praia de Santo Amaro de Oeiras





A praia de Santo Amaro de Oeiras situa-se na freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, na Grande Lisboa. A praia, de tipologia urbana e afluência alta, é a maior do concelho de Oeiras, e localiza-se entre a foz da ribeira da Laje e o Forte de São Julião das Maias. O seu areal, de 700 m e declive suave, é atravessado pelo Passeio Marí­timo de Oeiras e possui iluminação noturna, para além de apoios de praia e espaços de restauração. Dispõe também de sanitários, chuveiros com passadiços, estruturas de deposição seletiva de resí­duos e eco-cinzeiros de praia.

A praia é indicada para a prática de atividades desportivas como o surf, bodyboard e kitesurf, e também se disputam durante o verão torneios de voleibol de praia e de futebol de praia.

 

Encaixada entre o paredão oeste do Porto de Recreio e o Forte de São Julião das Maias, esta praia sofreu um conjunto de intervenções permitindo apresentar-se hoje como uma ótima opção para o usufruto de momentos de lazer e veraneio.É envolvida pelo Passeio Marítimo de Oeiras, onde se pode caminhar, correr, andar de patins e de bicicleta (em horário definidos), e à noite, graças à sua potente iluminação artificial, revela-se também um espaço propício à diversão e animação.

Dispõe ainda de apoios de praia e espaços de restauração, num convite aos sabores locais e à contemplação da costa e orla ribeirinha.Nesta praia é efetuada vigilância dos banhistas, através dos nadadores-salvadores, existe uma estrutura de apoio ao banhista, é garantida a limpeza mecânica e manual diariamente, existem sanitários, chuveiros com passadiços, estruturas de deposição seletiva de resíduos e eco-cinzeiros de praia.Nos meses de julho e agosto dispõe ainda de um espaço e apoio especializado para pessoas com mobilidade reduzida através do projeto Praia Acessível.



Praia da Rainha (Cascais)





A Praia da Rainha é uma praia de águas calmas e com um areal de pequena dimensão, encaixada entre falésias, em pleno centro da Vila de Cascais.

Esta praia deve o seu nome à Rainha D. Amélia, que ali ia a banhos durante as estadas da família real em Cascais. Localizada na lateral de uma das ruas mais antigas do centro histórico de Cascais – a Rua Frederico de Arouca, mais conhecida por rua Direita – esta praia tem uma envolvente única onde permanece o comércio de rua e se pode desfrutar de um leque variado e diversificado de serviços, desde restaurantes a hotéis, lojas, entre outros.

O acesso é exclusivamente pedonal, fazendo desta praia um local privilegiado para os turistas que estão alojados na zona envolvente. Na zona envolvente encontramos um snack-bar com esplanada, bem como locais de estadia e contemplação. Acesso à Praia: De automóvel - Centro de Cascais, estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia De comboio - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé De autocarro - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé Acesso ao areal por escadas.

Praia com areal de dimensões reduzidas, encaixada entre falésias no cimo das quais existem habitações.

Localizada no Centro de Cascais é uma praia escondida de águas calmas. Na zona envolvente encontramos um snack-bar com esplanada, bem como locais de estadia e contemplação.





Praia do Avencas na linha de Cascais





Rodeada por arribas que se podem apreciar a partir da Estrada Marginal, a Praia das Avencas possui flora e fauna marinha de importância reconhecida, estando prevista a criação de uma zona de interesse biofísico neste local.Esta praia de extensão reduzida situa-se junto à Praia da Parede e o seu acesso faz-se pela passagem subterrânea que a liga ao Parque de estacionamento, situado a norte da estrada marginal.

pesar do seu pequeno tamanho, a Praia das Avencas agrada a qualquer um. A areia é fina e branca e a àgua cristalina. A vista para a baía de Cascais, quanto a atmosfera está limpida, é muito bonita. Esta praia dispõe de um bar



Praia da Baforeira Cascais





A Baforeira é uma água balnear de uso suspenso situada a nascente da praia de São Pedro do Estoril, da qual está separada por um pontão e formações rochosas. Ladeada de arribas, a sua faixa de areia, estreita, limitava-se apenas a uma zona de risco no seu sopé, classificada como instável. O seu uso balnear foi suspenso a 4 de julho de 2017, devido à instabilidade destas e à inexistência de areal, que poderia comportar riscos de segurança para os seus utilizadores. Forma o limite poente da Zona de Interesse Biofí­sico das Avencas.

Possui um parque de estacionamento, no topo da arriba que lhe dá acesso, bem como um restaurante e bar.

O nome da praia deriva do latim tardio biferaria, com o significado de figueira brava, étimo hoje em desuso na lí­ngua portuguesa.

Localizada a nascente da praia de S. Pedro do Estoril e separada desta por um pontão e formações rochosas. Está envolvida por arribas, tendo como principal acesso uma enorme escadaria. Dispõe de um restaurante e bar, que funciona também como discoteca.

Possui, ainda, um parque de estacionamento, localizado na zona envolvente.

Localização: S. Pedro do EstorilExtensão da linha da praia: 0,16kmSegurança: Praia vigiada/sinalizadaEquipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros

Acesso à praia:De automóvel - Pela EN6 - Estrada Marginal - ou pelo interior de S. Pedro do Estoril. Estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia, pela praia de S. Pedro.De comboio - Sair na estação de S. Pedro do Estoril e fazer o percurso a pé



Praia das Moitas Cascais





A Praia das Moitas é uma praia portuguesa situada entre Cascais e o Estoril, nomeadamente no Monte Estoril.

 

Tem um pequeno areal, limitado por um pontão e pelo passeio marítimo. A poente da praia está localizada uma piscina Atlântica.

Existem, ainda, ao longo do passeio marítimo, bares com esplanada.

Localização: Monte EstorilExtensão da linha da praia: 0,17kmSegurança: Praia vigiada/sinalizadaEquipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros

Acesso à Praia:De automóvel - Centro de Cascais ou Monte Estoril, estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praiaDe comboio - Sair na estação do Monte Estoril e fazer o percurso a pé pelo Paredão









O que visitar e conhecer em Portugal

O que fazer em Coimbra os 15 melhores locais para visitar

O que fazer em Coimbra os 15 melhores locais para visitar

Museu Municipal Santos RochaO Museu Municipal Santos Rocha está localizado na cidade portuguesa da Figueira da Foz. Situado em pleno coração da cidade, junto ao Parque das Abadias, é vizinho do Centro de Artes e Espectáculos.   Fundado em 1894 por António dos Santos Rocha, o Museu Municipal...
As 9 melhores actividades para fazer e visitar em Beja

As 9 melhores actividades para fazer e visitar em Beja

Castelo de Mrtola AlentejoO Castelo de Mértola, no Alentejo, localiza-se na freguesia, vila e concelho de Mértola, distrito de Beja, em Portugal.  O castelo fortificado de Mértoladesponta sobre a igreja paroquial desta interessante povoação medieval da região do Alentejo. A maior parte do e...
Os 10 melhores lugares para visitar em Braga

Os 10 melhores lugares para visitar em Braga

Museu Regional de Arqueologia Dom Diogo de Sousa BragaO Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa é um museu de arqueologia localizado em Braga, Portugal. Criado em 1918 e revitalizado em 1980, o Museu D. Diogo de Sousa é um museu de arqueologia, aberto ao público desde Junho de 2007 num edifício construído de r...
O que fazer no inverno em Algarve os 18 melhores locais

O que fazer no inverno em Algarve os 18 melhores locais

Ponta da Piedade tem a praia mais bonita do mundoPonta da Piedade, Praia do Camilo e vista aérea da Praia Dona Ana - Lagos - Algarve O título foi dado por uma jornalista do Huffington Post à Ponta da Piedade, localizada na zona costeira deLagos, no Algarve. Suzy Strutner escreveu: Não conseguimo...