Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Ericeira


Praia do Portinho Correia





A Praia do Portinho Correia localiza-se numa pequena enseada junto à aldeia de Casais de São Lourenço. Está protegida contra ventos provenientes de todas as direções, à exceção de Oeste.



Praia da Pesqueira Ericeira - Mafra





A Praia da Pesqueira apresenta um areal de pequenas dimensões na zona Norte.As zonas centro e Sul têm grandes lajes de rocha que integram a estrutura da falésia.



Praia da Calada vila da Ericeira





A Praia da Calada é uma praia localizada na freguesia da Encarnação, no concelho de Mafra. É uma bonita e abrigada praia, com bandeira azul, fica mais ou menos a 10km da pitoresca vila da Ericeira.

Esta pequena e abrigada baía, que também integra a freguesia da Encarnação, distingue-se pela sua beleza natural, rodeada por arribas altas e escarpadas. Apesar do relevo acidentado, é dotada de boas acessibilidades viárias e disponibiliza um generoso parque de estacionamento.

Conta com um moderno apoio de praia (que, além de balneários, instalações sanitárias e posto de primeiros-socorros, integra um apetecível bar com esplanada), duche, passadiços de acesso, zona desportiva no areal, colmos e espreguiçadeiras para aluguer. As suas ondas são bastante procuradas por praticantes de surf e bodyboard. Praia vigiada com nadador-salvador e sistema SOS Praia.



Praia do São Sebastião Ericeira





Velada pela ermida que lhe dá o nome, a Praia de São Sebastião situa-se no extremo norte da vila da Ericeira. Acede-se ao areal (comprido mas estreito, praticamente coberto pelo oceano durante a preia-mar) por uma belíssima escadaria de calçada portuguesa. Outro atrativo desta praia passa pelas ondas, muito frequentadas por surfistas e bodyboarders. Praia não vigiada, mas com sistema SOS Praia. O Parque Urbano contíguo disponibiliza estacionamento, bar com esplanada e um parque de manutenção e recreio. 



Praia do Pescador Ericeira - Mafra





A praia dos pescadores, também conhecida por Praia da Ribeira ou Praia do Peixe, localiza-se no centro histórico da Ericeira. Tem os apoios necessários no Verão e é bastante frequentada porque forma um baía, devido ao pontão, onde o mar aqui é sempre mais calmo. 



Praia da Foz do Lizandro





Situada na freguesia da Carvoeira, a praia da Foz do Lizandro apresenta a maior extensão de areal do Concelho de Mafra e uma paisagem natural indissociável do rio Lizandro, que ali desagua e lhe dá o nome.

Mais do que uma estância de veraneio, esta praia é um polo de lazer, integrando modernos bares e restaurantes com esplanadas. Os estabelecimentos encontram-se dispostos ao longo de um passadiço sobrelevado, paralelo à frente de rio/ mar e que permite efetuar a ligação a um amplo parque de estacionamento.

A praia conta ainda com outros equipamentos, entre os quais balneários, instalações sanitárias e posto de primeiros-socorros, zona desportiva no areal (e também no mar, já que as ondas desta praia são famosas além-fronteiras), duche, colmos e espreguiçadeiras para aluguer. Praia vigiada com nadador-salvador e sistema SOS Praia.



Praia do Matadouro Ericeira





Localizada na freguesia da Ericeira, possui um areal limitado mas muito espaço dentro de água para albergar as inúmeras escolas de surf que a procuram para dar aulas aos seus alunos. Dispõe de instalações sanitárias móveis durante a época balnear. Praia não vigiada, mas com sistema SOS Praia. A curta distância da Praia do Matadouro localiza-se o Ericeira Camping (distinguido com o galardão GreenKey), que se diferencia pela oferta de serviços no âmbito do campismo e caravanismo. 



Praia do Penedo Mouro na Ericeira





A Praia do Penedo Mouro localiza-se numa reentrância pouco pronunciada da falésia. As rochas predominam neste cenário. Aqui, o areal é inexistente.Na zona Norte, existe uma enorme laje com cerca de 100 metros de comprimento que se estende desde a base da falésia e se prolonga mar adentro.



Praia de São Lourenço Ericeira (Mafra)





Bastante espaçosa e das mais frequentadas da região, a praia de São Lourenço localiza-se na freguesia de Santo Isidoro, mais precisamente entre as localidades de Ribamar e São Lourenço. Alia à beleza da sua paisagem – marcada pela foz do Safarujo e o extenso areal – a qualidade dos equipamentos disponibilizados aos banhistas: além dum amplo parque de estacionamento, integra um apoio de praia (com balneários, instalações sanitárias, posto de primeiros-socorros e um agradável bar com esplanada), zona desportiva no areal, duche, passadiços de acesso, colmos e espreguiçadeiras para aluguer. As suas ondas, que integram a Reserva Mundial de Surf da Ericeira, são muito procuradas por surfistas e praticantes de stand up paddle. Praia vigiada com nadador-salvador e sistema SOS Praia.



Praia dos Tombadoiros Ericeira Mafra





A Praia dos Tombadoiros localiza-se sobre uma enorme laje rochosa na base da falésia, nas imediações da Estrada Nacional 247.O areal reduz-se a pequenas tiras de areia entrecortada por inúmeros seixos.O mar é por norma agitado. Durante a maré alta, alcança a falésia, fazendo desaparecer o diminuto areal sob as suas águas.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal