Os 7 melhores sitios para visitar em Ericeira


Praia do Matadouro Ericeira





Localizada na freguesia da Ericeira, possui um areal limitado mas muito espaço dentro de água para albergar as inúmeras escolas de surf que a procuram para dar aulas aos seus alunos. Dispõe de instalações sanitárias móveis durante a época balnear. Praia não vigiada, mas com sistema SOS Praia. A curta distância da Praia do Matadouro localiza-se o Ericeira Camping (distinguido com o galardão GreenKey), que se diferencia pela oferta de serviços no âmbito do campismo e caravanismo. 



Praia da Calada vila da Ericeira





A Praia da Calada é uma praia localizada na freguesia da Encarnação, no concelho de Mafra. É uma bonita e abrigada praia, com bandeira azul, fica mais ou menos a 10km da pitoresca vila da Ericeira.

Esta pequena e abrigada baía, que também integra a freguesia da Encarnação, distingue-se pela sua beleza natural, rodeada por arribas altas e escarpadas. Apesar do relevo acidentado, é dotada de boas acessibilidades viárias e disponibiliza um generoso parque de estacionamento.

Conta com um moderno apoio de praia (que, além de balneários, instalações sanitárias e posto de primeiros-socorros, integra um apetecível bar com esplanada), duche, passadiços de acesso, zona desportiva no areal, colmos e espreguiçadeiras para aluguer. As suas ondas são bastante procuradas por praticantes de surf e bodyboard. Praia vigiada com nadador-salvador e sistema SOS Praia.



Arquivo-Museu da Santa Casa da Misericórdia da Vila da Ericeira





Arquivo-Museu da Santa Casa da Misericórdia da Ericeira   Desde a sua instituição no ano de 1678, a Santa Casa da Misericórdia da Ericeira, vem acumulando recordações, documentos e espólios não só da sua actividade de solidariedade social, bem como de diversas doações que regularmente lhe concedem.

O extenso acervo deu corpo a uma iniciativa, também já com 75 anos, de o conservar em moldes museológicos actuais, abrindo-o à apreciação pública.

Museu   O Museu da Santa Casa da Misericórdia da Ericeira congrega uma apreciável colecção de Arte Sacra composta por paramentos, alfaias litúrgicas e outras peças religiosas, uma sala exclusivamente vocacionada para a actividade piscatória da Vila e um invulgar acervo documental reservado, com início no século XV.

O Museu abre ao público às quartas-feiras a partir da 10:30h durante todo o ano. Visitas de grupo noutro horário, deverão ser solicitadas à Santa Casa da Misericórdia da Ericeira para marcação prévia.

O Museu da Misericórdia foi fundado em 01 de Junho de 1937. Inicialmente foram-lhe destinadas duas salas, ocupando hoje a totalidade das divisões do edifício, que estão organizadas nos seguintes núcleos museológicos:



Praia de São Julião (Ericeira)





A Praia de São Julião pertence aos Concelhos de Mafra (freguesia da Carvoeira) e Sintra. Com um extenso areal recortado por arribas, trata-se de uma das mais belas praias da região. Por ser bastante exposta às ondulações, faz parte do roteiro dos surfistas e bodyboarders, principalmente quando estes procuram ondas nos dias mais calmos do verão. Praia vigiada com nadador-salvador, dispõe de bares de apoio a banhistas.

Galardões: Praia de Ouro



Praia de São Lourenço Ericeira (Mafra)





Bastante espaçosa e das mais frequentadas da região, a praia de São Lourenço localiza-se na freguesia de Santo Isidoro, mais precisamente entre as localidades de Ribamar e São Lourenço. Alia à beleza da sua paisagem – marcada pela foz do Safarujo e o extenso areal – a qualidade dos equipamentos disponibilizados aos banhistas: além dum amplo parque de estacionamento, integra um apoio de praia (com balneários, instalações sanitárias, posto de primeiros-socorros e um agradável bar com esplanada), zona desportiva no areal, duche, passadiços de acesso, colmos e espreguiçadeiras para aluguer. As suas ondas, que integram a Reserva Mundial de Surf da Ericeira, são muito procuradas por surfistas e praticantes de stand up paddle. Praia vigiada com nadador-salvador e sistema SOS Praia.



Praia do Penedo Mouro na Ericeira





A Praia do Penedo Mouro localiza-se numa reentrância pouco pronunciada da falésia. As rochas predominam neste cenário. Aqui, o areal é inexistente.Na zona Norte, existe uma enorme laje com cerca de 100 metros de comprimento que se estende desde a base da falésia e se prolonga mar adentro.



Praia da Baleia ou praia do Sul na Ericeira Mafra





A Praia do Sul (ou Baleia), próxima do centro da vila e com fácil acessibilidade a pé, é um espaço familiar, onde toda a gente se conhece. Os toldos e barracas às riscas coloridas identificam as várias concessões balneares, abrigando autênticos clãs e criando uma sensação de recuo no tempo. O hotel Vila Galé (antes Hotel de Turismo) é um acarinhado ícone da paisagem.

Abrigada dos ventos de norte pela Ponta de Santa Marta, estamos perante uma das mais seguras zonas de banhos desta costa atlântica, mas nem assim lhe faltam ondas para fazer as delícias de surfistas e bodyboarders. Praia vigiada com nadador-salvador e sistema SOS Praia, tem bares de apoio aos banhistas, balneários públicos e duche.

Galardão: Bandeira Azul; Praia Saudável; Praia de Ouro 



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal