As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Setúbal
Praia do Creiro Serra da Arrábida Setúbal
Tem um areal extenso ao longo da baía. Para poente, tem o Portinho da Arrábida, a pequena aldeia piscatória que, diz a lenda, foi criada por frades franciscanos para pescadores que aqui chegavam fugidos à pirataria. Atenção às interdições aplicáveis este ano.
Convento de Jesus (Setúbal)
O Convento de Jesus foi um convento feminino português das freiras da Ordem das Clarissas localizado em Setúbal. Do conjunto conventual subsistem a sua Igreja, o claustro e construções envolventes de recorte manuelino onde está atualmente instalado o Museu de Setúbal.
O Convento de Jesus de Setúbal foi fundado em 1489 por Justa Rodrigues Pereira, fidalga da casa dos duques de Beja e ama de D. Manuel I. A partir de 1492 a rainha Dona Leonor interveio no Convento tendo imprimido um sentido reformador que se tornou no primeiro convento da reforma de Santa Coleta em Portugal tendo as primeiras freiras vindo de Gandía (Valência), onde existia o primeiro convento da reforma de Santa Coleta na Península Ibérica.
Praia dos Coelhos Serra da Arrábida Setúbal
Pequena praia meio escondida e de acesso para os mais persistentes. Uma das praias menos procuradas da Arrábida e, por isso, mais sossegada e tranquila. A água fria e cristalina não assunta ninguém. Localizada na serra da Arrábida, em Setúbal, entre as praias de Galapinhos e do Creiro, a praia dos Coelhos é uma das praias selvagens de difícil acesso mais bonitas de Portugal. O estacionamento é reduzido e os visitantes desta praia têm que estacionar ao longo da estradas da serra.
A Praia dos coelhos é uma praia que ainda tem fugido um pouco ao número de pessoas que tem vindo a preferir as praias da Serra da Arribada para passar os seus Verões. A praia é escondida tendo um acesso pedonal um pouco difícil. Nos últimos tempos as pessoas tem deixado muito lixo no areal principalmente beatas o que é uma pena pois é uma praia linda.
Casa dos Patudos Alpiarça Santarém
A escolha do Arquiteto para casados Patudos não terá sido difícil. José Relvas percebeu que Raul Lino, dotado de uma cultura europeia marcada pelarobustez dos seus critérios e competências, representava o triunfo de um novo paradigmaarquitetónico e de que a Casa dos Patudos haveriade ser o seu primeiro exemplar.Os Patudos assinalam uma nova linguagem de Arquitetura Conceptual. Apropriada de referênciasnacionais, afirma-se com um certo despojamentodecorativo exterior, mas esplendorosa e funcionalnos seus espaços interiores, com um mobiliário, criado também pelo referido arquiteto.
Praia de Galapinhos Serra da Arrabida em Setúbal
A minha praia de eleição... parece que entramos dentro de um postal: mar azul, completamente transparente e sem ondulação... a envolvência da serra da Arrábida é a cereja no topo do bolo. Melhorou ainda mais desde a proibição de carros, o acesso é feito por autocarro vai-vem desde o creiro ou desde a figueirinha.. o único senão é a temperatura da água bem fresquinha!
Igreja de Santiago de Palmela
Localizada dentro da cerca primitiva do Castelo de Palmela, na freguesia de Palmela, a Igreja de Santiago de Palmela foi promovida em 1443 ficando terminada a 1482 com o pretexto da transferencia da ordem de Santiago para a vila de Palmela no século XV. Edifício de grande monumentalidade geometrizante, insere-se, pelo seu despojamento formal, na última fase do tardo-gótico. O seu interior apresenta três naves bem como vestígios de decoração azulejar dos sécs. XVII e XVIII. O seu interior é de tal forma simples que a igreja de 3 naves com todas as abobadas a mesma altura não tem marcação de qualquer género nem nos arcos torais nem nos arcos divisorios que são limpos desde o apice até à base. Mesmo o perfil dos arcos é de uma simplicidade não do seu tempo, ultrapassando mesmo a da arquitectura cha, sendo feito de um modelado de chanfraduras obliquas.
A simplicidade desta igreja não encontra qualquer paralelo no século XV fazendo portanto parte de um conjunto de edificeos unicos que se vão fazendo desde o século XIV, que se poderiam adjectivar como experiencias de um tardogótico que vai culminar num tardogótico regionalizado que é o Manuelino.
Construída para Igreja Conventual da Ordem de Santiago, na segunda metade do século XV, este templo tem 3 naves e sofreu ao longo dos séculos diversas campanhas de obras, das quais ainda há vestígios de revestimento azulejar e de pintura mural. Ostenta uma interessante cachorrada sob o côro-alto.
No interior, encontra-se sob arcossólio de decoração manuelina a arca-ossário, em brecha da Arrábida, na qual repousam as ossadas de D. Jorge, filho ilegítimo do Rei D. João II, último Mestre da Ordem de Santiago. É também de revelar a importante colecção de tumulária existente no interior da Igreja.
Praia da Figueirinha fica da Serra da Arrábida
A Praia da Figueirinha é uma praia oceânica localizada a oeste da cidade de Setúbal, inserida no Parque Natural da Arrábida, em Portugal. O acesso faz-se a partir de Setúbal através da Estrada da Rasca que serpenteia pela Serra da Arrábida, em parte junto ao mar.
Bem perto fica uma zona arborizada nas margens da ribeira que ali desagua e no Verão é utilizada para piqueniques. O mar apresenta-se normalmente calmo, pelo que a Figueirinha se torna uma praia bastante concorrida durante a época estival. Um longo banco de areia emerge durante a maré baixa tornando esta praia apetecível em particular para as crianças.
Integrada na Serra da Arrábida, dispõe ainda de uma bela vista para Tróia (em frente) e o Portinho da Arrábida que fica localizado à sua direita.
Tem como infraestruturas de apoio um estacionamento pago de 277 lugares, restaurante, vigilância, toldos e jogos.
A praia ostenta, pelo sétimo ano consecutivo, a Bandeira Azul, distinção que atesta a qualidade de excelência desta zona balnear da orla marítima de Setúbal.
Tendo como cenário a belíssima Serra da Arrábida, a Praia da Figueirinha é uma das mais conhecidas e procuradas da região, pela facilidade de acesso e tranquilidade das suas águas.
Esta praia possui um areal extenso, que na maré baixa se prolonga mar adentro por uma língua de areia, dando origem a uma espécie de enseada, onde se costuma praticar windsurf.
Praia de Albarquel Serra da Arrábida
A Praia de Albarquel é uma praia no concelho de Setúbal a 0,5km de distância da cidade, no sopé da Serra da Arrábida. Tem de extensão 300 metros e possui dois quiosques, um restaurante e uma esplanada de verão.
Tem um areal extenso, delimitado a poente por uma saliência rochosa da falésia de formato invulgar.
Do lado nascente, está delimitada por um pontão e pelo Forte de Albarquel. Deste local, é possível apreciar de posição vantajosa a vista sobre a Península de Tróia, do outro lado do rio Sado.
Museu do Trabalho Michel Giacometti
A origem do Museu do Trabalho Michel Giacometti está na coleção etnográfica reunida em 1975 por alunos/as do Serviço Cívico Estudantil, no âmbito do plano de Trabalho e Cultura, sob a supervisão de Michel Giacometti e apresentada no então denominado Museu do Trabalho de Setúbal. Em homenagem a Michel Giacometti e após a sua morte em 1991 o museu passou a denominar-se Museu do Trabalho Michel Giacometti, tendo aberto ao público a 18 de maio de 1995
O Museu do Trabalho Michel Giacometti está instalado no edifício da ex-fábrica Perienes, constituído por cinco andares e integrado num antigo bairro de pescadores, salineiros e operárias conserveiras.
O museu dedica-se dominantemente ao património industrial e ofícios urbanos ligados ao comércio, serviços e às antigas fábricas de conserva e litografias sediadas no concelho de Setúbal, possuindo ainda uma coleção de alfaias agrícolas (Michel Giacometti) e de ofícios tradicionais.
Apresenta as exposições permanentes “A IndústriaConserveira (Da lota à lata)”, “Mundo Rural – coleção etnográfica Michel Giacometti e Génese do
Igreja de São Julião de Setúbal
A Igreja de São Julião fica situada em Setúbal, na Praça de Bocage, na freguesia de Setúbal (São Julião, Nossa Senhora da Anunciada e Santa Maria da Graça).
A sua fundação remonta ao século XIII, mas foi fortemente modificada durante os séculos XVI e XVIII. Sobreviveram 2 portais do período de reconstrução Manuelino. Além da capela-mor, no interior sobressai o silhar de azulejo que narra a história de S. Julião.