As 9 melhores actividades para fazer e visitar em Cascais

As 9 melhores actividades para fazer e visitar em Cascais

Praia de Santo Amaro de Oeiras





A praia de Santo Amaro de Oeiras situa-se na freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, na Grande Lisboa. A praia, de tipologia urbana e afluência alta, é a maior do concelho de Oeiras, e localiza-se entre a foz da ribeira da Laje e o Forte de São Julião das Maias. O seu areal, de 700 m e declive suave, é atravessado pelo Passeio Marí­timo de Oeiras e possui iluminação noturna, para além de apoios de praia e espaços de restauração. Dispõe também de sanitários, chuveiros com passadiços, estruturas de deposição seletiva de resí­duos e eco-cinzeiros de praia.

A praia é indicada para a prática de atividades desportivas como o surf, bodyboard e kitesurf, e também se disputam durante o verão torneios de voleibol de praia e de futebol de praia.

 

Encaixada entre o paredão oeste do Porto de Recreio e o Forte de São Julião das Maias, esta praia sofreu um conjunto de intervenções permitindo apresentar-se hoje como uma ótima opção para o usufruto de momentos de lazer e veraneio.É envolvida pelo Passeio Marítimo de Oeiras, onde se pode caminhar, correr, andar de patins e de bicicleta (em horário definidos), e à noite, graças à sua potente iluminação artificial, revela-se também um espaço propício à diversão e animação.

Dispõe ainda de apoios de praia e espaços de restauração, num convite aos sabores locais e à contemplação da costa e orla ribeirinha.Nesta praia é efetuada vigilância dos banhistas, através dos nadadores-salvadores, existe uma estrutura de apoio ao banhista, é garantida a limpeza mecânica e manual diariamente, existem sanitários, chuveiros com passadiços, estruturas de deposição seletiva de resíduos e eco-cinzeiros de praia.Nos meses de julho e agosto dispõe ainda de um espaço e apoio especializado para pessoas com mobilidade reduzida através do projeto Praia Acessível.



Praia da Baforeira Cascais





A Baforeira é uma água balnear de uso suspenso situada a nascente da praia de São Pedro do Estoril, da qual está separada por um pontão e formações rochosas. Ladeada de arribas, a sua faixa de areia, estreita, limitava-se apenas a uma zona de risco no seu sopé, classificada como instável. O seu uso balnear foi suspenso a 4 de julho de 2017, devido à instabilidade destas e à inexistência de areal, que poderia comportar riscos de segurança para os seus utilizadores. Forma o limite poente da Zona de Interesse Biofí­sico das Avencas.

Possui um parque de estacionamento, no topo da arriba que lhe dá acesso, bem como um restaurante e bar.

O nome da praia deriva do latim tardio biferaria, com o significado de figueira brava, étimo hoje em desuso na lí­ngua portuguesa.

Localizada a nascente da praia de S. Pedro do Estoril e separada desta por um pontão e formações rochosas. Está envolvida por arribas, tendo como principal acesso uma enorme escadaria. Dispõe de um restaurante e bar, que funciona também como discoteca.

Possui, ainda, um parque de estacionamento, localizado na zona envolvente.

Localização: S. Pedro do EstorilExtensão da linha da praia: 0,16kmSegurança: Praia vigiada/sinalizadaEquipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros

Acesso à praia:De automóvel - Pela EN6 - Estrada Marginal - ou pelo interior de S. Pedro do Estoril. Estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia, pela praia de S. Pedro.De comboio - Sair na estação de S. Pedro do Estoril e fazer o percurso a pé



Praia da Ribeira (Cascais)





A Praia da Ribeira está localizada no centro da Vila de Cascais e deve o seu nome ao facto de ali desaguar a Ribeira das Vinhas.

Esta praia é tradicionalmente uma praia de pescadores que dispõe de um cais para embarcações onde é descarregado o pescado que depois é comercializado na Lota.

É por este motivo que esta praia é também conhecida por Praia dos Pescadores ou Praia do Peixe. A Praia da Ribeira encontra-se envolvida pela Baixa de Cascais – zona de grande interesse urbano.

Na sua envolvente podemos encontrar a Câmara Municipal de Cascais, o edifício da Capitania de Cascais – Palácio de Seixas, a Lota de Cascais, entre outros.

Embora apresente uma boa qualidade da água que é monitorizada durante a época balnear, esta praia não está classificada como de uso balnear.

Estacionamento limitado e pago. Acesso à Praia: De automóvel - Centro de Cascais, estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia ou deslocar-se no BUSCAS De comboio - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé ou deslocar-se no BUSCAS De autocarro - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé ou deslocar-se no BUSCAS Acesso ao areal por escadas e rampa.

 

Localizada no centro da Vila de Cascais, com uma utilização essencialmente piscatória. Possui bons acessos (escadas e rampas).

Estacionamento limitado e pago.

Praia com um cais para embarcações e com excelente enquadramento arquitetónico na Vila de Cascais.

Localização: Cascais

Acesso à Praia:De automóvel - Centro de Cascais, estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia ou deslocar-se no BUSCASDe comboio - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé ou deslocar-se no BUSCASDe autocarro - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé ou deslocar-se no BUSCAS

Acesso ao areal por escadas e rampa.



Praia de Carcavelos





A Praia de Carcavelos é primeira praia oceânica após a foz do rio Tejo, formando com outras a Costa do Estoril.

A Praia de Carcavelos está situada na União das Freguesias de Carcavelos e Parede, entre a Parede e Santo Amaro de Oeiras. No inverno tem ondas de classe nacional onde já vários surfistas despontaram para o desporto. Apenas

É a primeira praia do Concelho que encontramos quando nos deslocamos na direção de Lisboa-Cascais, estando encaixada entre o Forte de São Julião da Barra e a ponta de Rana.

Possui uma grande extensão de areal, sendo muito procurada pelos praticantes de Surf, Windsurf e Bodyboard, devido à forte ondulação das suas águas, razão pela qual disputam-se aqui várias competições. Existe uma zona pedonal que circunda o areal, onde se podem encontrar diversos restaurantes, bares e esplanadas. Dispõe de bons acessos e parques de estacionamento. De referir ainda a existência a Norte da marginal de uma extensa zona verde.



Praia do Tamariz Estoril Cascais





A praia do Tamariz é uma água balnear, de tipologia urbana e uso intensivo, localizada no Estoril, em Cascais. Considerada a praia por excelência da Costa do Estoril, possui um areal de declive suave e 190 metros de extensão, bem como uma piscina oceânica no seu extremo nascente. De afluência média a muito alta, conta com um posto médico e de primeiros socorros e está classificada como acessí­vel a pessoas de mobilidade reduzida, sendo vigiada e sinalizada durante a época balnear. Para além disto, possui também apoios de praia, bares e restaurantes.

O acesso à praia é feito exclusivamente a pé, através do paredão ou dos acessos à Estrada Marginal e à estação ferroviária do Estoril.

Situada ao fundo da Alameda do Casino do Estoril, a Praia do Tamariz foi em tempos conhecida como a Praia Elegante, frequentada pela alta sociedade que passava os verões na linha do Estoril. Atualmente, é uma das praias mais concorridas desta zona por ser muito central e estar situada junto à linha de comboio. 



Praia da Parede Cascais





A praia da Parede é uma zona balnear urbana situada na vila homónima, conhecida pelas suas caracterí­sticas terapêuticas relativamente í s doenças dos ossos. Esta água balnear, de substrato sobretudo rochoso e declive acentuado, não está dirigida a banhos, mas estes são fortemente procurados pelos banhistas durante a época balnear, graças à sua exposição solar.

Possui um pequeno parque de estacionamento, juntamente com bares, restaurantes, apoios de praia e postos de vigia e primeiros socorros. O acesso a pé é feito através da Avenida Marginal ou das passagens subterrâneas existentes.

Nas rochas de calcário margoso normalmente cobertas por areia, foi identificada uma jazida com pegadas de dinossauros quadrúpedes, possivelmente saurópodes. A superfí­cie onde foram encontradas é irregular, o que indica a passagem de outros dinossauros.

Zona balnear outrora conhecida pelas suas características terapêuticas relativamente às doenças dos ossos.

Não sendo uma praia de banhos, devido à grande quantidade de rochedos existentes, estes são, no entanto, fortemente procurados, durante a época balnear, pelos banhistas em virtude da sua orientação específica, em termos de exposição solar.

Dispõe de uma zona pedonal (paredão) ao longo da praia, embora não comunicante com outras praias, onde estão situados os restaurantes, bares e esplanadas.

Praia com bons acessos e inclusive passagens subterrâneas e parque de estacionamento.

Localização: ParedeExtensão da linha da praia: 0,131kmSegurança: Praia vigiada/sinalizadaEquipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros

Acesso à Praia:De automóvel - Pela EN6 - Estrada Marginal - ou pelo interior da Parede. Estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praiaDe comboio - Sair na estação da Parede e fazer o percurso a pé

Acesso ao areal por escadas e rampa.



Praia de São Pedro (Cascais)





A Praia de S. Pedro do Estoril apresenta um areal de dimensões consideráveis nos períodos de baixa-mar, assumindo como enquadramento mais marcante o “acidente” geológico da Pedra do Sal, a poente.

A Pedra do Sal é composta, essencialmente, por calcários e margas com 90 e 120 milhões de anos de idade. É uma praia muito frequentada por surfistas e uma zona privilegiada para quem gosta de pesca à linha.

Esta praia dispõe de excelentes acessos, quer pedonais quer rodoviários, sendo por isso muito procurada por escolas e colónias de férias. Durante a época balnear é uma praia vigiada e sinalizada e dispõe de um Posto Médico/Primeiros Socorros.

Toda a sua zona envolvente constitui um local, por excelência, de contemplação. Acessos de boa qualidade, entre os quais uma passagem Equipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros; Escola de Windsurf Segurança: Praia vigiada/sinalizada Acesso à Praia: De automóvel - Pela EN6 - Estrada Marginal - ou pelo interior de S. Pedro do Estoril. Estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia. De comboio - Sair na estação de S. Pedro do Estoril e fazer o percurso a pé Acesso ao areal por escadas e rampa.

Praia localizada em ravinas de beleza considerável, sendo limitada a nascente pelo pontão existente e a poente pela Ponta do Sal. Encontra-se prevista a construção, na zona envolvente, de um Centro de Interpretação Ambiental.

Toda a sua zona envolvente constitui um local, por excelência, de contemplação. Acessos de boa qualidade, entre os quais uma passagem

Localização: S. Pedro do EstorilExtensão da linha da praia: 0,28kmEquipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros; Escola de WindsurfSegurança: Praia vigiada/sinalizada

Acesso à Praia:De automóvel - Pela EN6 - Estrada Marginal - ou pelo interior de S. Pedro do Estoril. Estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia.De comboio - Sair na estação de S. Pedro do Estoril e fazer o percurso a pé

Acesso ao areal por escadas e rampa.





Praia do Avencas na linha de Cascais





Rodeada por arribas que se podem apreciar a partir da Estrada Marginal, a Praia das Avencas possui flora e fauna marinha de importância reconhecida, estando prevista a criação de uma zona de interesse biofísico neste local.Esta praia de extensão reduzida situa-se junto à Praia da Parede e o seu acesso faz-se pela passagem subterrânea que a liga ao Parque de estacionamento, situado a norte da estrada marginal.

pesar do seu pequeno tamanho, a Praia das Avencas agrada a qualquer um. A areia é fina e branca e a àgua cristalina. A vista para a baía de Cascais, quanto a atmosfera está limpida, é muito bonita. Esta praia dispõe de um bar



Praia da Conceição (Cascais)





Situada entre o "Chalet Faial" e a capela de Nossa Senhora da Conceição apresenta um areal não muito extenso, que em condições de baixa-mar fica comunicável com a praia da Duquesa.

Possui bons acessos (paredão, escadas e rampa). Existem ainda restaurantes, bares e esplanadas ao longo do paredão.

Extensão da linha da praia: 0,11kmSegurança: Praia vigiada/sinalizadaEquipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros

Acesso à praia:De automóvel - Centro de Cascais, estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia.De comboio - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé.De autocarro - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé.

Acesso ao areal por escadas e rampa.









O que visitar e conhecer em Portugal

Os 10 melhores locais para visitar na Lagos

Os 10 melhores locais para visitar na Lagos

Igreja de Santo António (Lagos) AlgarveA Igreja de Santo António é um edifí­cio religioso localizado em Lagos, no Distrito de Faro, em Portugal. Edificada em 1707, foi reconstruída em 1769. A decoração em talha dourada, barroca, é considerada das mais belas do país. As paredes são ...
20 coisas para fazer e visitar no verão no Algarve

20 coisas para fazer e visitar no verão no Algarve

Cacela Velha e as praias da Ria Formosa são os Tesouros do AlgarvePertencente ao Concelho de Vila real de Santo António, Cacela Velha faz parte do extraordinário património arquitectónico português. Chegados a Cacela, perdemo-nos num mundo de casinhas térreas, caiadas de um branco ofuscante, mas sobretudo o ...
Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Coimbra

Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Coimbra

Mosteiro de Santa Clara-a-Nova CoimbraO Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, também designado como Convento da Rainha Santa Isabel, localiza-se na freguesia de Santa Clara na cidade, concelho e distrito de Coimbra, em Portugal. Foi erguido no século XVII em substituição ao antigo mosteiro medieval de Santa Clara-a-Velha, v&i...
Os 18 melhores pontos turisticos e passeios em Lisboa

Os 18 melhores pontos turisticos e passeios em Lisboa

Igreja de Santa Catarina (Lisboa)A Igreja de Santa Catarina foi construí­da no século XVI, em Lisboa, por Catarina de áustria. No dia 1 de novembro de 1755, o grande terramoto e o subsequente incêndio que vitimou a cidade de Lisboa, destruí­ram boa parte do edificado. O edificado foi reconstruí­d...