Inaugurado em 1930, é um edifício em estilo Arte Deco. Ostenta, no topo sul, um conjunto de painéis de azulejos azuis e brancos da autoria de Pedro Pinto, que representam cenas do quotidianos dos setubalenses de então, como sejam as lides da pesca, do sal, da lavoura e do mercado. No interior o ambiente é vivo e colorido.
Os mercados de peixe espalhados pelo mundo podem mostrar a pesca local mas também um pouco da cultura da zona. São palavras de Mark Drabich, presidente da Metropolitan Seafood & Gourmet, ao “USA Today”.
Foi a partir desta conversa que o jornal norte-americano elaborou uma lista com os mais famosos mercados de peixe do mundo e da preciosa fonte de comida.
Portugal também tem um lugar nesta seleção e está representado pelo mercado de peixe do Livramento em Setúbal, que se junta a Tsukiji (no Japão), considerado o maior do mundo.
A publicação destaca que Setúbal é “uma área com uma grande tradição de pesca” e sublinha que, naquele mercado, a estrela é a sardinha. Chegam mesmo a recordar que Portugal consome 13 sardinhas por segundo no mês de junho, mês das festas populares de St. António, S. João e S. Pedro.
Morada e Horário
Avenida Luísa Todi, n.º 163
Telf.: 265 522 377
Funciona de terça-feira a domingo, das 07h30 às 14h00
(Encerra às segundas-feiras e nos feriados dias 1 de janeiro, 25 de abril, 1 de maio, 15 de setembro e 25 de dezembro)