1.Aveiro

Aveiro é uma cidade na costa oeste portuguesa fundada junto a uma laguna conhecida como Ria de Aveiro. Distingue-se pelos seus canais navegados por barcos coloridos (barcos moliceiros), tradicionalmente utilizados para a colheita de algas. Não muito longe do centro, conhecida pelos edifícios de estilo art nouveau, encontra-se a Sé de Aveiro, com o seu proeminente campanário. O Museu de Aveiro, situado num antigo convento, possui um túmulo extravagante fabricado em mármore.

2.Óbidos

Uma das vilas mais bem preservadas e mais pitorescas do país, remonta ao longínquo século XIII. Óbidos foi o dote de inúmeras rainhas, tornando-se assim na vila mais romântica de Portugal. O local ideal para umas férias a dois, com vistas maravilhosas a partir do castelo da vila, aclamada uma das 7 maravilhas de Portugal.

 

3. Nazaré

Uma das cidades que produz o melhor artesanato em Portugal, a Nazaré é igualmente conhecida pelos seus pescadores, as suas praias e pelo seu tradicional folclore. A Nazaré ficou mundialmente conhecida pelas suas ondas em Janeiro de 2013 quando o famoso surfista Garrett McNamara surfou uma onda de 34 metros!

 

4. Fátima

O local de peregrinação mais visitado na Península Ibérica, Fátima ficou conhecido quando, no dia 13 de Maio de 1917, a Virgem Maria apareceu a três pastorinhos na forma de Nossa Senhora de Fátima.

 

5. Évora

Évora é uma das cidades portuguesas com o centro histórico mais bem-preservado e uma das mais ricas em termos de monumentos, o que lhe valeu a alcunha de “Cidade-Museu”. Em 1986, o centro histórico da cidade foi declarado Património Mundial pela UNESCO e, ainda hoje, esta bela cidade alentejana continua a contar a sua vasta história que recua mais de dois milénios.

 

6. Tomar

Tomar é uma cidade conhecida pelos seus monumentos fabulosos, dos quais se destaca o Convento de Cristo, mas também pelas suas potencialidades turísticas que proporcionam a visita a inúmeros monumentos de interesse histórico, relíquias arqueológicas, entre outros.

 

7. Coimbra

Conhecida sobretudo como cidade académica, com a fundação da Universidade de Coimbra a datar do ano 1290, foi Capital Nacional da Cultura em 2003 e é uma das cidades mais antigas do país. Apresenta como principal ex-libris a sua Universidade, a mais antiga de Portugal e dos países de língua portuguesa, assim como uma das mais antigas da Europa.

 

8. Porto

O Porto é a segunda maior cidade de Portugal e é mundialmente conhecida pelo seu vinho, pelas suas pontes, pela arquitetura contemporânea, a sua oferta de museus, juntamente com belos jardins e espaços verdes. O centro da cidade foi classificado Património da Humanidade pela UNESCO.

 

9. Guimarães

Guimarães é a Cidade Berço de Portugal, pois, foi aqui que foi estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e o seu filho e pela importância histórica que a Batalha de São Mamede teve na formação da nacionalidade: “Aqui nasceu Portugal”. O seu centro histórico é considerado Património Cultural da Humanidade.

 

10. Viana do Castelo

Viana do Castelo é uma bela cidade do norte do país que reúne o melhor do campo, da praia e da cidade, destacando-se pelas suas populares tradições folclóricas, vestimentas regionais e arte da cerâmica.

 

11. Praia do Guincho

Localizada no concelho de Cascais, a Praia do Guincho dispõe de excelentes condições para a prática de surf, kitesurf e windsurf. É ainda famosa por outros motivos: foi palco de uma cena de um dos filmes de James Bond "Ao Serviço de Sua Majestade", onde James Bond salva a Condessa Teresa de Vicenzo de uma tentativa de suicídio.

 

12. Serra da Arrábida

A Serra da Arrábida é uma elevação na Península de Setúbal que tem o seu ponto mais alto a 501 metros de altitude. O seu clima apresenta uma flora rica em espécies mediterrânicas, tais como a azinheira, sobreiro e carvalho. Aqui viveram os poetas Frei Agostinho da Cruz e Sebastião da Gama, que fizeram da serra e da sua magnífica beleza natural, um motivo recorrente nas suas obras.