11 coisas para ver e fazer no Porto


Com os seus edifícios estreitos encravados nas encostas dos rios, um belo passeio marítimo e muitas atracções culturais, o Porto é um destino que não pode perder. Se você estiver em uma turnê por Portugal, vale a pena passar alguns dias lá, embora a cidade seja igualmente atraente por conta própria em um passeio de fim de semana na cidade (muitos voos de baixo custo chegam ao Porto vindos de toda a Europa).

Embora o Porto tenha tido uma grande remodelação nos últimos anos, ainda pode parecer um tanto crua e grave. Embora se você pode lidar com algumas fachadas desbotadas, então você vai amar seu caráter despretensioso e atmosfera acolhedora.

Aqui estão algumas das coisas que vale a pena conferir em sua visita ao Porto.

1. Torre dos Clérigos

O topo desta torre de igreja barroca estreita oferece o melhor ponto de vista do centro do Porto. Sugiro que você faça sua primeira parada, já que as vistas panorâmicas proporcionam uma excelente visualização de alguns dos bairros e atrações que você pode explorar mais tarde.

 
Enquanto estiver aqui, confira a adjacente Praça de Lisboa, uma praça maravilhosa com dois níveis: tem lojas e cafés no nível inferior, e um telhado verde público com oliveiras no topo.

2. Cais da Ribeira

O bairro da Ribeira fica mesmo ao longo do rio Douro e é uma das partes mais antigas da cidade. Famoso por suas casas estreitas e coloridas lado a lado doca, bem como suas vistas da icónica ponte de Dom Luís de dois andares, este Património Mundial da UNESCO é simplesmente imperdível.

 
Para um verdadeiro sabor do Porto, não deixe de explorar também o labirinto de ruas sinuosas por detrás das margens do rio. Como um local me disse, no passado “você não podia ir lá à noite sem perder a sua dignidade”, mas hoje em dia não há muito a temer de mergulhar neste pequeno labirinto de ruelas.

3. Igreja do Carmo (igreja de duas cabeças)

Esta igreja é interessante não apenas por seus belíssimos murais de azulejos, mas também por sua construção incomum. Olhe bem de perto e você notará que na verdade são duas igrejas adjacentes (a outra à esquerda é a Igreja dos Carmelitas) que foram mescladas.

 
Aparentemente, havia alguma rivalidade complicada entre essas igrejas. Devido a uma lei estipulando que não há duas igrejas que compartilhem a mesma parede, uma pequena casa foi construída entre elas. Você ainda pode ver a casa de 1m de largura encravada lá com sua própria pequena porta da frente. Alguém realmente viveu lá até cerca de 20 anos atrás.

4. Livraria Lello livraria

 

A Livraria Lello pode muito bem ser a livraria mais bonita que já fui. Inaugurado em 1906, é um dos mais antigos de Portugal. Aparentemente, JK Rowling costumava frequentar este lugar enquanto vivia no Porto como professora de ESL nos anos 90. Alguns dizem que este lugar lhe deu inspiração para Hogwarts, o que não parece um trecho total.

 
A situação na Livraria Lello agora é um pouco estranha: por um lado, é uma livraria maravilhosa que vende livros de literatura portuguesa e inglesa, livros de não-ficção e de mesa de café. Por outro lado, também se tornou uma atração turística com bilhetes. A entrada custa 4 euros e dá direito a 10% de desconto em compras de livros.

5. Monte os bondes antigos

O Porto tem muitos eléctricos antigos ainda em serviço, e você terá uma melhor chance de montar um aqui do que nas linhas superlotadas de Lisboa. A linha 1 corre para oeste a partir do centro ao longo do rio Douro; É bastante cénico e dá acesso fácil às praias da Foz do Douro. As linhas 18 e 22 serpenteiam pela cidade velha. Tudo, desde as placas até os comutadores de pista, ainda é operado manualmente.

 

6. Museu Fundação Serralves

O museu da Fundação Serralves acolhe várias exposições temporárias, focadas principalmente em artistas portugueses contemporâneos. A arte é intrigante, mas também a arquitetura minimalista do museu, sem mencionar os jardins de escultura e fazendas ao redor. Eu facilmente perdi um par de horas contemplando a arte moderna e vagando pela área de parque luxuriante.

 

7. Coma francesinha

A francesinha é o prato típico do Porto, composto por várias camadas de carne, presunto, bacon, salsicha, ovo e massa, encharcado em molho de tomate e cerveja, e servido com batatas fritas.

Sim, tem tanta sutileza quanto o café da manhã do construtor britânico, e não, não é uma refeição particularmente leve. Mas talvez, se visitou o Porto, esse seja o tipo de coisa que um bêbado Anthony Bourdain poderia chamar de prazer culpado. Se você vai fazer isso, faça isso com o estômago vazio.

O restaurante onde peguei o meu não se esqueceu dos vegetais, pois eles picotaram um único tomate cereja em meu bolo épico de carne. (Ele estava encharcado de queijo derretido, é claro).

8. Visite uma adega de vinhos do porto

 

O Porto é, obviamente, a origem do… vinho do Porto! Apenas no lado oposto do rio você encontrará todos os antigos armazéns e grandes adegas para o famoso vinho generoso. Você pode obter degustações de vinho e visitas guiadas em quase todas essas adegas, ensinando sobre o processo de fabricação do porto e como diferenciar entre os diferentes tipos (com a esperança, é claro, de comprar alguns no final).

 
Falando do lado oposto do rio, esta parte da cidade conhecida como Gaia vale a pena uma viagem. No nível superior, você tem algumas das melhores vistas da cidade, especialmente ao pôr do sol e do ponto de vista do Mosteiro da Serra do Pilar .

9. Jardins do Palácio de Cristal

Esse incomum edifício abobadado, aparentemente construído para um campeonato mundial de patinação, certamente fez minha cabeça virar quando passei. Em redor estão alguns jardins pacíficos, vistas maravilhosas sobre o Douro e alguns pavões em redor. Não há nenhum palácio real, mas os jardins são bastante agradáveis.

 

10. Casa da Música

Desenhada por Rem Koolhaas, a Casa da Música fica como um Jawa Sandcrawler ao longo da Rotunda da Boavista. A melhor maneira de experimentá-lo é certamente ir a um concerto aqui, embora valha a pena dar uma olhada apenas na arquitetura.

 
Devo confessar que não sou geralmente fã de Koolhaas - não posso deixar de pensar em projetos como De Rotterdam ou o prédio da CCTV em Pequim como horrivelmente grandiosos e opressivos. Mas a Casa da Música parece peculiar e acessível, contrastando maravilhosamente com as casas tradicionais que a cercam.

11. Tome um chá na Rota do Cha

Eu normalmente não faço recomendações de restaurante ou café como eles tão facilmente desaparecer com o tempo, mas eu amei este pequeno encontrar muito eu tive que incluí-lo como uma menção de bônus.

A Rota do Chá tem um cardápio deslumbrante de mais de 300 chás de todo o mundo, servido em um tranqüilo e arborizado jardim de chá em uma rua residencial. É um local maravilhoso onde você pode escapar da cidade ou, como eu, acampar por um tempo para fazer algum trabalho.

 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal