Podem ser aldeias de xisto na serra da Lousã, de granito na Serra do Gerês ou brancas no Alentejo. A beleza de cada uma é inconfundível. Viajar pelas aldeias de Portugal é regressar ao nosso passado, às nossas origens, é descobrir as tradições seculares do nosso povo que os seus habitantes teimam em manter vivas. 

Agora a Momondo, motor de busca que pesquisa sites de agências de viagens e companhias aéreas, elegeu as 7 vilas imperdíveis para explorar este ano em Portugal, duas delas ficam na região Centro do país. 

Se já está a pensar no fim de semana, então inclua estas vilas no próximo plano de viagem. 

 

Óbidos, Leiria

 



Cercados por muralhas com cerca de 1,5 km de comprimento onde se vislumbra uma paisagem única, os passeios pela vila de Óbidos são como reviver a nossa história, num enredo de ruelas antigas demarcadas por casas de traços góticos e pintadas por coloridas flores, oferecendo uma experiência única em qualquer altura do ano. Este labirinto culmina no Castelo de Óbidos, uma das 7 maravilhas de Portugal.

 

Monsaraz, Évora

 



Monsaraz é outro excelente exemplo de uma vila medieval, agora no coração do Alentejo. Considerada um museu “ao ar livre”, muito provavelmente pelo seu castelo, classificado como Monumento Nacional. Há muitos motivos para a visitar, da muralha ao Largo D. Nuno Álvares Pereira, da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa, da Casa Monsaraz e à Travessa da Cadeia. Se a descrição o deixou cheio de apetite, aproveite para experimentar a gastronomia local, onde poderá encontrar os melhores pratos tradicionais alentejanos, como as migas ou o borrego e o delicioso porco preto. 

 

Dornes, Santarém

 



Uma vila que se apelida de aldeia, Dornes é um ponto escondido de Portugal. Usufrui de uma beleza natural única explicada pelo rio Zêzere que a banha, formando uma península de tons de verde e é o local ideal para fotografias de paisagem extraordinárias. Nesta vila tem uma pequena praia fluvial, onde é possível fazer passeios de canoa ou gaivota pelo rio, e a possibilidade de fazer passeios pedestres da Grande Rota do Zêzere.

 

Monsanto, Castelo Branco





Considerada a vila mais portuguesa de Portugal, Monsanto é conhecida pelas ruínas de um castelo e os seus gigantescos pedregulhos de granito, muitos dos quais formam as paredes das casas de campo, conferindo uma imagem muito típica a esta vila. Suba até a parte mais antiga – o ponto mais alto da vila, onde os Templários construíram uma cerca com uma torre de menagem e, a caminho, maravilhe-se com a Torre do Relógio, com a Capela de Santo António, com a casa de Fernando Namora e com o Cruzeiro de São Salvador. 

 

Alte, Faro

E porque Portugal é também mar, não fazia sentido deixar o Algarve à margem deste ranking. E como esta região tem muito mais do que praias, damos a conhecer a vila de Alte, para muitos a aldeia mais típica de todo o Algarve, perfeita para passeios românticos ou em família. Se quer fugir à rotina e ao stress do dia a dia, aqui vai encontrar paz e conforto que procura, sobretudo na zona da Fonte Grande – muito provavelmente a zona com a paisagem mais atrativa, também considerada a “praia” desta vila.

 

Vila do Porto, Santa Maria

A Vila do Porto é o destino mais antigo dos Açores. Fundada em 1450, tem muitos pontos turísticos que o vão deixar com um profundo desejo de lá voltar. Esta vila destaca-se por ser a única da ilha que possui, além de um extenso areal, uma piscina natural onde poderá nadar no meio dos peixes.