7 coisas incrÃveis que Portugal é conhecido em todo o mundo
1. 365 maneiras de comer bacalhau…
E basicamente tudo mais! Começando com bacalhau salgado seco: bacalhau com natas (Bacalhau com Natas), ovos mexidos com bacalhau (Bacalhau à Brás), bacalhau assado (Bacalhau à Gomes de Sá), bacalhau assado na grelha, e vários pratos de bacalhau como sua mente pode pensar. O mesmo vale para o que mais pode ser cozido: carne, peixe, marisco, salsichas, sopas, legumes, caracóis, coelhos, codornizes, enguias…
Não é de estranhar que quase todos os meses, um ou vários festivais de comida se realizem algures no país, que a Francesinha do Porto tenha sido classificada como um dos melhores sanduíches do mundo e, mais recentemente, o ACPP - o Chef Profissional Português. Associação - abriu uma biblioteca em Lisboa com mais de 1.500 livros dedicados exclusivamente à gastronomia.
2. Vinho Verde
O vinho verde significa literalmente “vinho verde”, mas se traduz em “vinho jovem”. Os visitantes podem ficar desapontados que o vinho verde não é realmente verde, ou podem ser surpreendidos pela variedade de vinho verde que eles podem escolher: vinho verde branco , vinho verde vermelho, vinho verde rosé e até mesmo vinagre de vinho verde para usos culinários - está tudo disponível.
3. Quase tudo pode ser feito de cortiça
Inicialmente, a cortiça era usada apenas para rolhas de cortiça, mas agora o “design de cortiça” foi levado a um nível totalmente novo. As senhoras podem comprar bolsas de cortiça ecologicamente corretas para si, ou lancheiras e bolas de futebol para seus filhos. Os homens podem comprar gravatas de cortiça e pode decorar a sua casa com um mobiliário de designer de cortiça premiado. E não se esqueça dos lavatórios de cortiça para a sua casa de banho!
4. 365 dias de surf
Entre as dramáticas falésias e as praias arenosas espalhadas por 963 km de costas portuguesas, há sempre uma onda à espera de ser surfada. Pode ser um local privilegiado escondido ou um destino internacionalmente reconhecido que faz parte do circuito da World Surf League. Apesar de grandes nomes como McNamara terem colocado Portugal no mapa do surf, estas ondas não são apenas para profissionais - pode aprender a surfar aqui mesmo que nunca tenha exercido um tabuleiro antes. E, sim, pode surfar em uma prancha feita de… espere… cortiça.
5. Transformando o Azulejos em páginas de história
6. estilo manuelino
D. Manuel I, o Primeiro, era um rei apaixonado pelo mar, não um estilista (o que é uma sorte para os portugueses, que poderiam facilmente estar usando coletes salva-vidas em volta da cintura, em vez de cintos de moda, se este fosse o caso). Manuel financiou a construção de edifícios usando cordas em forma de pedra, âncoras, correntes, esferas armilares, conchas, algas marinhas e muitos outros itens relacionados ao mar como elementos decorativos. Embora grande parte de suas criações tenha sido destruída durante o terremoto, o tsunami e os incêndios sofridos em Lisboa em 1755, ainda é possível andar debaixo de seus arcos que parecem remontar a um reino submerso esquecido.
7. Um estúdio de fotografia do século XIX bem preservado
Daguerre e Niépce haviam acabado de criar a primeira imagem permanente; Talbot inventou o calótipo; e um inspirado José Relvas decidiu que precisava de mais do que uma mera câmera - então o inventor, engenheiro e viajante português construíram seu próprio templo dedicado à fotografia. Escavado de pedra, ferro, vidro e tecnologia de ponta do século XIX, ainda pode desfrutar de seu
estúdio hoje.