As 9 principais atracções para visitar em Alfama


Lisboa é uma cidade bonita, cheia de edifícios antigos em ruínas, ruas estreitas e infinitas oportunidades para desfrutar de um copo de vinho e uma vista deslumbrante. Em nenhum lugar isso é mais verdadeiro do que Alfama, a parte mais antiga da capital portuguesa.

A maioria dos visitantes de primeira viagem a Lisboa acaba por chegar lá em algum momento, quer estejam na área ou simplesmente comendo, bebendo e explorando esta parte histórica da cidade. Se está indo para lá, estas são as nove principais coisas para fazer no bairro de Alfama.

 

vista do Miradouro das Portas do Sol






 

Lisboa é uma cidade de pontos de vista, e um dos melhores e mais fáceis de chegar é o Miradouro das Portas do Sol. Com vistas deslumbrantes sobre os telhados vermelhos até o rio Tejo, e um conveniente quiosque que serve cerveja, vinho e lanches, não há melhor lugar para ver o sol se pôr e relaxar depois de um longo dia de passeios.

Se está procurando a mesma vista em meio a um ambiente mais sofisticado (ou se todas as mesas do quiosque estão cheias), entre no bar e restaurante Portas do Sol ao lado. De qualquer maneira, não esqueça sua câmera!

 

 



Uma das atrações obrigatórias de Lisboa, pode ver o castelo de São Jorge de praticamente qualquer lugar da cidade velha. É uma subida sólida até as ruas sinuosas de Alfama para chegar lá, então pegue bons sapatos (ou pegue um táxi!).

Uma vez lá, terá vistas inigualáveis de 360 graus, além da chance de passear pelas antigas muralhas do castelo, conferir os antigos canhões em exibição, visitar a camera obscura e muito mais. Planeje passar de 1 a 3 horas dentro e chegue cedo ou tarde no dia para evitar as filas longas.

Alimentos e bebidas estão disponíveis no interior, e os bilhetes custam € 8,50 para adultos e crianças de 10 anos ou mais.

 









A catedral de Lisboa (  ) é a igreja mais antiga da cidade, com obras iniciadas em 1100, no local de uma mesquita mourisca ainda mais antiga. Grande e imponente, oferece um refúgio refrescante do calor do verão português, com destaque para os belos vitrais.

A entrada é gratuita, embora, como na maioria das igrejas, as doações sejam sempre bem-vindas

 

 



As chances são de que se viu um cartão postal de Lisboa, ele terá um bonde amarelo. Embora esses velhos métodos de transporte público sejam bastante utilizados pelos habitantes locais, o número 28, em particular, tornou-se uma atração turística por si só.

Sinuosa do Martim Moniz ao Campo do Orique, o eléctrico nº 28 serpenteia pelo bairro de Alfama durante grande parte do seu percurso. É uma boa maneira de chegar perto do castelo sem ter que subir as ruas íngremes, bem como obter uma ótima visão geral do centro da cidad

 






Passa algum tempo em Alfama à noite e, sem dúvida, encontrará o som comovente da famosa  música de fadoda cidade  Não importa se está passando por um sofisticado restaurante turístico ou por um minúsculo barzinho na parede, o estilo musical centenário pode ser ouvido em quase qualquer lugar do bairro.

Se quiser saber mais, visite o pequeno e conceituado Museu do Fado com antecedência. Cheio de informações sobre a história e o significado da música, a taxa de entrada de cinco euros inclui um guia de áudio que ajuda a colocar tudo em contexto. Espere gastar até uma hora dentro.












Situada no topo de uma colina em Alfama, a cúpula branca do Panteão Nacional é uma característica dramática do horizonte de Lisboa.

A história do processo de construção é quase tão interessante quanto o próprio edifício, com o trabalho começando em 1600, e notavelmente, não terminando até quase trezentos anos depois. Demorou tanto que a frase obras de Santa Engrácia  se tornou sinônimo de um projeto que nunca termina!

Depois de tirar algumas fotos do exterior de pontos de vista próximos, vá para dentro para subir até o topo da cúpula e veja as tumbas de algumas das pessoas mais famosas de Portugal. A entrada é gratuita aos domingos, com os ingressos custando 3 euros de terça a sábado. O Panteão está fechado às segundas-feiras.

 

Feira da Ladra 

Apesar do nome, os vendedores do mais famoso mercado de pulgas de Lisboa insistem em que nada foi exposto. Seja isso verdade ou não, encontrará uma incrível variedade de itens à venda na Feira da Ladra , com barracas espalhadas por uma ampla área perto do Panteão e da igreja de São Vicente.

O lixo de uma pessoa é o tesouro de outra pessoa, como se costuma dizer, e com a montanha de oferendas,  certamente encontrará algo para levar para casa como lembrança. Chegue cedo para as melhores escolhas, pois os itens mais incomuns e interessantes desaparecem na hora do café da manhã.

A feira acontece às terças e sábados, a partir das 6h da manhã, até que os vendedores tenham tido o suficiente e voltem para casa.

 

Tire uma foto no Miradouro da Senhora do Monte






 

Não se cansa das vistas da cidade (ou a subir a colina?) Dirija-se ao Miradouro da Senhora do Monte, o ponto mais alto do centro da cidade, e tenha a sua câmara sempre à mão. Como todos os bons pontos de vista em Lisboa, é particularmente popular ao pôr do sol, e isso não é surpresa: as vistas são as melhores da cidade. 

Árvores antigas e altas oferecem sombra de boas-vindas, e os cafés e bares nas proximidades estão bem abastecidos com bebidas geladas para ajudar a recuperar da íngreme caminhada até o topo. Se realmente não consegue lidar com a idéia de mais uma subida, os motoristas de tuk-tuk também rondam a parte inferior do morro, oferecendo passeios por alguns euros.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal